28.7.09

"RIGOR" E "CREDIBILIDADE"


Há para aí uns três anos, ainda era ministro de várias pastas, António Costa afirmava que o governo tinha vencido "todos os testes de credibilidade" em matéria da alegada "reforma da administração pública". O mesmo Costa, porém, agora na pele de presidente da Câmara de Lisboa, falhou logo o primeiro como recandidato autárquico. Meteu-se numa trapalhada qualquer com vídeos de propaganda, rasurando uma parte dessa propaganda em que acabava por dar razão, de viva voz, a Santana Lopes. É neste estado deficitário de credibilidade que Costa enfrenta mais logo um debate na SIC com Lopes. Só que isso é o menos. O trânsito caótico, a paralisia da cidade, a destruição metódica do acesso ao Tejo, a começar na Praça do Comércio, o "acordo coligatório" com Roseta, o "Zé" irresponsável, etc., etc., em suma, o nada do seu precário mandato à frente da capital, merecem o escrutínio de Santana Lopes. Era "rigor", não era?

6 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Bertrand Russell, no seu livro «Porque não sou Cristão», analisa o velho Argumento da Reparação da Injustiça - segundo o qual este mundo é tão injusto que tem de haver uma vida futura capaz de estabelecer o equilíbrio da existência cá na Terra.

«Suponhamos que recebeis um cabaz de laranjas e, ao abri-lo, descobris que as de cima estão apodrecidas. Por certo que não direis: "debaixo devem estar sãs para que o equilíbrio seja restabelecido", mas sim: "é provável que tudo esteja estragado"».

É com uma situação semelhante que os lisboetas se deparam, levados a escolher entre Costa e Santana, candidatos a um cargo que ambos já exerceram durante tempo mais do que suficiente para se poder concluir que, nem de um nem de outro, virá nada de novo - nem de melhor - se voltarem a exercê-lo durante mais uns anos.

NOTA: Acredito que o facto de Bertrand Russell ter escolhido laranjas para a sua metáfora tenha sido apenas uma coincidência...

Mani Pulite disse...

O Costa foi em tempos a maior esperança para o futuro do PS. Hoje é a sua maior desilusão.Desde a Casa Pia passando pelo fracasso na Câmara para não falarmos da total cumplicidade com Sócrates,Costa é um político sem estatura,um simples pequeno funcionário que tenta sobreviver como pode.Merece perder em Lisboa.

Anónimo disse...

Credível é quem diz vinte mentiras em uma hora de horário nobre. Pior cego é o que não quer ver...

Lynce disse...

Eu acho que nem Sócrates nem o Costa conseguem enganar um otário, mas com esta gente todo o cuidado é pouco.

Anónimo disse...

Pois eu vou votar nulo pela primeira vez na minha vida nas municipais que se aproxima.
Apre!

JCL

Anónimo disse...

«nem de um nem de outro, virá nada de novo - nem de melhor - se voltarem a exercê-lo durante mais uns anos»
Excelente, como é habitual do autor, CMR.
Como me ocorreu quando se começaram a revelar os candidatos, temos pela frente algum esgotamento partidário.

Para quando a coragem de um PP em recrutar valores fora do sistema?
JB