28.12.08

QUE ELE PERCEBESSE

«Gostaria que alguém explicasse ao Primeiro-ministro, ou que ele percebesse por si mesmo, que o excesso de propaganda, de demagogia e de publicidade enganosa pode ter efeitos contraproducentes, parecidos com os verificados durante a revolução de 1975, que se traduzem no facto de os governantes acreditarem no que eles próprios mandam dizer. De caminho, poderia também compreender que a crispação autoritária não se pode confundir com determinação. Mudasse ele esses atributos, trouxesse ele à vida pública um novo estilo, mais adequado às dificuldades dos tempos, e até talvez voltasse a ganhar as eleições.»

António Barreto

5 comentários:

caozito disse...

Um dos piores erros de Salazar, senão o pior, foi ter "abalado" antes de completar o seu duocentécimo aniversário.

Se "ficasse", teríamos, então e assim, mais algumas décadas de "ditadura aberta".

Como não foi "assim", mergulhámos numa "ditadura encapotada", onde sobrevivemos, assistindo, dia a dia e cada vez com maior frequência, a escândalos de corrupção, de desvios, de fraudes, do "vale tudo", da impunidade perante o despudor e, sobretudo de embustes servidos a todas as refeições, mesmo para aqueles que, por vezes, comem uma vez por dia.

Anónimo disse...

O "determinado" Sócrates está no seu melhor narcisismo de que só ele é que existe, só ele é que conta. O resto são figuras menores de um processo que tem todas as condições para acabar, mas não faz mal. Por isso, o problema não está nele, está em nós que não somos reconhecidos das suas altas qualidades, do seu apego à verdade, da sua tolerãncia para com aqueles que dele discordam.
A propaganda de que fala António Barreto é a nossa alegria, a nossa festa, a nossa animação. Sem essa propaganda Sócrates não podia encontrar-se com os banqueiros que protege, com os empresários que vivem de subsídios do Governo, com os putos que anseiam pelo Magalhães, com os autarcas que querem obras públicas a qalquer preço, eu sei lá com quem mais... É vê-los todos felizes no fim de cada sessão de propaganda. Há outra maneira de dar notícias positivas aos portugueses?

Anónimo disse...

Que nós percebessemos... Estava à espera de ouvir o Marcelo na RTP 1, às 21 horas, e apareceu-me o Gordo do Preço Certo, com palhaçadas intragáveis, ao nível do que está hoje a RTP. João, você que está atento a tudo, pergunto-lhe: Marcelo já foi saneado da RTP? O que acabo de constatar é que o Marcelo foi substituído pelo Gordo, que deu em fazer humor político. Sabemos há muito que Sócrates quer ver-se livre de Marcelo e que o obediente José Alberto Carvalho faz tudo para corresponder a esse desejo socretino. Não podiamos era imaginar que o Marcelo fosse substituído desta maneira por palhaçadas alarves. Nem o Marcelo já escapa às fúrias de Sócrates.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Aos domingos, os "Retratos da Semana", de António Barreto, são afixados no "Jacarandá" por volta das 12h, e no "Sorumbático" ao fim da tarde.

Anónimo disse...

António Barreto não é nenhum ingénuo. Como poderá pensar numa mudança de Sócrates, que é mais teimoso que os seus semelhantes de Cacilhas?