24.12.08

IR AO FUNDO DAS COISAS


«A fé é, antes de tudo o mais, Jesus Cristo nascido na palha de uma pobre gruta. Não pode, por isso, deixar de ser a inspiradora de um radicalismo evangélico que obriga o homem a ir ao fundo das coisas e a não se resignar perante as injustiças, por mais que a mansidão lhe tenha sido ensinada.»

Victor Cunha Rego

«Estamos divididos entre dois mundos, um, aquele de que emergimos, e o outro, aquele em direcção ao qual caminhamos. Este é o sentido mais profundo da palavra "humano": somos um elo, uma ponte, uma promessa. É em nós que o processo da vida está a ser levado a efeito. Temos uma tremenda responsabilidade, e é a gravidade disso que desperta o nosso medo. Sabemos que se não formos em frente, se não realizarmos o nosso ser potencial, recairemos, nos apagaremos, e arrastaremos o mundo connosco na queda. Levamos o Céu e o Inferno dentro de nós e toda a Criação está ao nosso alcance. Para alguns são perspectivas aterrorizantes. Mas desejariamos que fosse diferente? Seriamos capazes de inventar um drama melhor? (...) Se fores capaz de ser um verme, serás também capaz de ser um deus.»

Henry Miller


É preciso dizer rosa em vez de dizer ideia
é preciso dizer azul em vez de dizer pantera
é preciso dizer febre em vez de dizer inocência
é preciso dizer o mundo em vez de dizer um homem

É preciso dizer candelabro em vez de dizer arcano
é preciso dizer Para Sempre em vez de dizer Agora
é preciso dizer O Dia em vez de dizer Um Ano
é preciso dizer Maria em vez de dizer aurora


Mário Cesariny

4 comentários:

Anónimo disse...

Endereço ao Doutor João Gonçalves e bem assim a todos os comentadores e leitores deste indomável blogue votos dum Santo Natal e Feliz Ano Novo.

Anónimo disse...

Eu sei que isto deve ser repetido, mas desejo-lhe sinceramente um Feliz Natal.

Karocha disse...

Boas festas para todos.

Anónimo disse...

A "mansidão" das Escrituras não tem o mesmo sentido que tem hoje, e muito menos o sentido que lhe dá VCR. Penso que nas Escrituras significa Humildade e não submissão...