26.9.08

HARRY POTTER DE MAGALHÃES



O "Magalhães" é posto à venda à meia-noite. A mesma "técnica" usada com os livros do Harry Potter. Chávez vem cá comprar alguns. Corresponde, no Portugal dos pequeninos de José Sócrates, ao mecanismo de infantilização denunciado ainda na década de 80 por Alain Finkielkraut. «Face ao resto do mundo, o povo jovem não defendia apenas gostos e valores especí­ficos. Mobilizava igualmente, diz-nos o seu grande turiferário [Paul Yonnet, em "L' esthétique rock"] "outras zonas cerebrais para além das da expressão linguística. Conflito de gerações, mas também conflito de hemisférios diferenciados do cérebro (o reconhecimento não verbal contra a verbalização), hemisférios durante muito tempo cegos, neste caso um para o outro". A batalha foi dura, mas o que chamamos hoje comunicação, atesta-o: o hemisfério não verbal acabou por vencê-la, o clip triunfou sobre a conversa, a sociedade "tornou-se por fim adolescente"(....) ela encontrou (...) o seu hino internacional: we are the world, we are the children. Nós somos o mundo, nós somos as crianças.»

9 comentários:

Anónimo disse...

"o hemisfério não verbal acabou por vencê-la"
Suponho que seja o mesmo hemisfério usado pela música. A de Bach, por exemplo.

Unknown disse...

... o problema é que o Socrates fez o que os outros já deviam ter feito... está engasgado custa a passar.

gorkiana disse...

Convém referir também que o Magalhães mais não é que um lavar de cara do Classmate PC que vem do OLPC desenvolvido no MIT no Medial Labs. Quando a AMD (rival da Intel) entrou no consórcio, a Intel saiu e fez o seu.

Vem agora para Portugal. O governo comprou estes 500.000 pc's para as criancinhas, sem qualquer concurso público.

Mais, acrescenta, numa jogada mediática, que o PC é desenvolvido em Portugal.

Podem confirmar em:

http://www.theregister.co.uk/2008/07/30/intel_classmate_pc_deal_portugal/

joserui disse...

Esta da meia-noite é de antologia... Às tantas ainda vão contratar figurantes para fazerem fila à porta (de onde?) para parecerem muitos.
500 "Magalhães" (ao que constou) inteirinhos dão para fazer esta festa toda. Que pobreza franciscana. Pão e circo. Um dia destes é só circo. -- JRF

bA disse...

Está muito bem apanhado!

Anónimo disse...

"toys are us"

paco disse...

Sócrates, o Aldrabão

http://paisnu.blogspot.com/2008/09/scrates-meu-grande-aldrabo.html

Anónimo disse...

Socorro!!! O Chavez acabou de desembarcar em Lisboa.Amanhã há palhaços!E "cagalhães" a voar para a Venezuela.Tudo prodigios do "Golden Boy".O sempre em festa continua...

Anónimo disse...

Desconfio que um dia através e por intermédio do maluco do Chavez com o pretesto dos "magalhães" ainda vamos ter aqui no nosso cantinho uns misseis enviados pelo seu amigo Putin, apontados para o outro lado do atlântico. Eles até são amigos!!!