22.4.08

ELA DISSE QUE SIM


Morais Sarmento, Arnaut, Rio, Aguiar-Branco e Pacheco Pereira, reunidos na casa de Ferreira Leite, "combinaram" que a senhora "avança" - talvez segunda-feira - para o lugar que ainda é de Menezes. Sarmento e Arnaut, apesar da idade, representam primorosamente o ranço "barrosista". Aguiar-Branco (desta vez não me esqueci do hífen) não representa nada. Rio representa-se a ele mesmo quando quiser e Pacheco faz de "animador cultural" da mulher que tem escasso métier "para além do défice". Ferreira Leite é, para já, apenas uma candidata a "passar" a prova das bases. Se a passar, segue-se o país. Aqui, ela é sobretudo recordada como a fundadora da "era dos sacrifícios"- a do "não baixar os impostos" - tão brilhantemente prosseguida por Sócrates e cujos efeitos são mais aplaudidos em Bruxelas do que cá. Para além disso, se é para "mais do mesmo", é natural que o "povo", indiferente e manso, prefira o que está a uma "reprise". Ou seja, Ferreira Leite tem de provar que vale mais do que um orçamento de Estado e que é diversa da tropa presentemente em exercício. Quanto a Santana Lopes, é pouco provável que lhe apeteça continuar a ser chefe da banda parlamentar com Manuela na Lapa. Desde hoje, a tentação para deixar mais um cargo a meio deve ser imensa. Menezes - convém nunca o esquecer - esperava por Manuela. E ela, como na canção, disse que sim.

17 comentários:

Anónimo disse...

Isto é o último registo do expedito abrupto(gosto desta sequência redundante em tons laranja) de Pacheco Pereira: "Não tive ocasião de ver os episódios da série sobre a guerra colonial que o Joaquim Furtado fez para a RTP quando passaram originalmente."
Mas terá o homem visto os episódios da guerra no PSD?? Sim, viu, ouviu e está calado, ou melhor, mudo no verbo escrito, no seu repentino abrupto. Finalmente tem a sua mulher, sua, que é como quem diz, no sítio certo. Mas eu acho que sei porque é que o Pacheco Pereira não escerve uma linha no seu fervente abrupto. Porque ele não quer que a sua Manuela ganhe, quer apenas que o Sócrates ganhe por poucos. Já alguém imaginou melhor cenário para o efeverscente Pacheco brilhar?? Não é que o homem não goste do país ou coisa que o valha, apenas sabe que tanto dá como daria estar o PSD ou o PS no governo e, assim, sendo, nada como ir criando um cenário simpático para estar. E o turbilhão que se vai seguir à vitória por poucos do PS é assim como que uma vitelinha de Lafões para o apetite do esperto Pacheco. E, claro que sim, claro que Manuela Leite vai galvanizar as hostes básicas do PSD e calar os "outros" até às eleições, mesmo que agora deixem soltar-se uns gritinhos de virgens a atravessar uma estrada no meio de um vendaval. Aflito deve estar Sócrates e arrependido o Jorge Coelho que tanto mal disse de Menezes quando o autarca de Gaia era o, do PS, melhor... repasto. Vai bonita a festa, vai...

Anónimo disse...

Se toda a gente penssasse como o João Gonçalves nunca havia mudança. Tudo é mau, tudo mete nojo. O problema é que o óptimo é inimigo do bom e comparado com Menezes Manuela Ferreira Leite é muito bom. É outra coisa, outra seriedade, outra credibilidade. Não é perfeita? Ninguém é perfeito, mas depois de Menezes sair com a "bomba" do Pacheco Pereira é a primeira boa notícia para o PSD.

Anónimo disse...

não conheço pessoalmente a srº Manuela Ferreira Leite. digo isto porque lendo, ou ouvindo, desde comentadores encartados a comentadores de balcão de taberna, esta srª é não só o melhor para o psd, mas também para o país.
e o que é que temos para avaliar a srª? que passado? que 'obra'? que acções tomou que lhe valeram o pedestal?
expliquem lá isso melhor, justifiquem lá as capacidades, mostrem lá esse 'animal' político, esse cúmulo de simpatia, de empatia. de rigor.
ou é mesmo á portuguesa: embandeirar em arco com a novidade, ver nela o salvador

Anónimo disse...

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és: Morais Sarmento e Arnaut relembram-nos o fracasso e total incapacidade do governo Durão...Para isto, mandem-nos o chefe que eu e outros temos contas a ajustar na mesa de voto.

Anónimo disse...

"o fraco dirigente
faz fraca a forte gente"
vai ser mais dificil governar a tropa fandanga do ex-cavacado partido do que o país destruido
balde-de-cal

Carlos Sério disse...

É o triunfo do SISTEMA que continua o seu inexorável caminho para o abismo, para o desastre nacional.
O SISTEMA, esta classe politica, este centrão politico, que se cobre de privilégios há longos anos, que despreza o País, mainipulador e mistificador,sem uma estratégia clara e motivadora para o desenvolvimento económico e social.

Anónimo disse...

Tanto se me dá. Mas e se Sócrates em vez de ganhar por poucos ganhar por muitos ?

TAF disse...

O que eu acho é que a "onda" é outra:
http://porto.taf.net/dp/node/3855

Anónimo disse...

A Dra. Ferreira Leite é competente, séria e tem "tomates". Não acredito que o povo prefira o que está, como diz o João Gonçalves. Quanto à inauguração da era dos sacrifícios, a Senhora fez o que devia fazer-se. A alternativa é mandar a UE à merda e não creio que haja gente sensata a defendê-la. Perante o estado a que chegou esta choldra, não vislumbro melhor hipótese que a Dra. Ferreira Leite. De resto, parece-me que o João Gonçalves, que é inteligente e culto, ainda não percebeu bem o estado em que o País se encontra. Recomendo-lhe a leitura urgente do "Dever da Verdade" de Medina Carreira. Aprenderá muito.

Anónimo disse...

Não é nada da minha conta, mas é preciso gente com QUALIDADE e vontade de trabalhar.

Para mim, e apenas em jeito de 1ª impressão, parece-me que Patinha Antão é o mais consistente.

Acabem, por favor e, de uma vez por todas com os candidatos mediáticos... plastificados e vazios!!!

Anónimo disse...

A Dra. Ferreira Leite não deve ser acusada de ter subido os impostos para superar uma crise que outros criaram. Salazar fê-lo e o paspalho do bacharel arvorado em licenciado também o faz. O que é preciso é que os impostos caiam em cima de todos na justa proporção dos seus rendimentos, sejam filhos ou enteados, e se reduzam drasticamente as despesas públicas.
Afirmar-se que o povo tem de fazer sacrifícios para se conseguir superar a crise impõe que quem o afirma também os faça. O MF e o MNE continuam naturalmente a receber o subsídio de residência; todos os ministros, com o bacharel arvorado em licenciado à cabeça, têm uma chusma de assessores para lhes fazerem o trabalho que não podem, por só andarem no passeio, ou por não sabem fazer. Querem estar no poder para se governarem e para ajudarem os amigos.
Diz-se para aí que o socialismo de merda pretende alterar uma lei para o Snr. Ramalho Eanos poder abichar uma pensão militar.
Não vejo inconveniente em substituir o bacharel pela Dra. Ferreira Leite apesar do risco desta manter os impostos. O que é preciso é que ela acabe com os sanguessugas dos assessores, com leis que permitem que o governador do BP ganhe mais que o seu homólogo dos USA, que um funcionário leve uma reforma de 1600 contos ao fim de 4 anos de trabalho, e muitas barbaridades deste género.

VANGUARDISTA disse...

Literalmente: UM CAVACO DE SAIAS!
Para um povo indiferente, inactivo e sem memória, chega e sobeja!

Fernando Vasconcelos disse...

Não gosto da Manuela Ferreira Leite. Nem tão pouco concordo com ela em muitos pontos, mas reconheço-lhe três grandes virtudes:
1) sentido de estado
2) competência
3) Liderança (?) - até ver ... A minha duvida centra-se neste ultimo ponto.

Anónimo disse...

Pior do que o actual ... é impossível !

Assim sendo, bastará à Drª. Ferreira Leite NÃO MENTIR : tudo pode ficar como está que, DECERTO, o povo vai viver melhor ... SEM MENTIRAS (pelo menos ...).

Santana Lopes, ao que parece, deve estar tentado a ter uma oportunidade de ajustar contas com o Sócrates ; contudo, não deve esquecer que, antes e primeiro, TEM DE AJUSTAR CONTAS COM O PAÍS

Anónimo disse...

Manuela Ferreira Leite é um equívoco e do pior que o PSD tem, precisamente porque é levada a sério ao contrário de Menezes e Santana. Resultados das políticas da senhora: ataque a quem sustenta o estado=contribuintes incluíndo obrigar-los provarem que não têm dívidas típico de um Estado Autoritário. Cortes nas despesas onde?

josé ricardo disse...

é mais do mesmo, claro (o próprio Patinha Antão esboçou já a interessantíssma curiosidade de serem, dos três candidatos conhecidos, todos economistas)!
só não concordo consigo quando diz que o povo vai preferir Sócrates. penso que as pessoas, a ter que escolher entre a cópia e o original, optam pelo último.
mas o que vamos verificar, com a eleiçao de Manuela F. Leite, é simplesmetne a desconstrução de um mito, que não é mais - note-se - que um mito contabilístico!...

um abraço,
j. ricardo
www.rescivitas.blogspot.com

Capitão Nemo disse...

Porque é que os portugueses são assim tão conhecedores das técnicas futebolísticas e das estratégias políticas?