27.4.08

NÃO HÁ RAPAZES MAUS?


"Juventude" é um conceito ambíguo. Veja-se o PSD. Ferreira Leite é, num certo sentido, mais "nova" que Passos Coelho. Nunca foi tarimbeira. Sempre teve uma profissão. E nem sequer foi feliz nas encarnações partidárias ou governamentais, apesar da seriedade, da credibilidade e bla-bla-bla. Jardim, se for candidato, será de longe o mais "jovem" já que, pela primeira vez, um líder regional "cresceria" para o país, contra o regime representado pelos outros candidatos e pelo PS. No PS, amansado pelo absolutismo "socrático", só permanecem "jovens" dois ou três mais velhos e fora de jogo: Medeiros Ferreira, Carrilho ou o Soares pré-terceira candidatura presidencial. Soares, presentemente, é, aliás, o mais "infantil" destes três. No PC nunca ninguém é, por natureza, "jovem". No PP levam-se demasiado a sério, apesar das idades, para serem considerados "jovens". E o BE é o próprio "elixir" idiota da "juventude". Insistir no "afastamento da juventude", como tema político, é bater no ceguinho. O João Miranda enuncia com clareza o que é a "juventude" da nossa pobre democracia. A língua de pau das "juventudes", sobretudo as partidárias, produziu, em parte, este regime já com trinta e quatro anos. De um lado estão os "autistas sociais e culturais", do outro os caciques "empenhados" que nos pastoreiam. Não há mesmo rapazes maus?

3 comentários:

Anónimo disse...

Não consigo entender, talvez seja fruto da minha juventude ( refiro-me à idade), que lixo democrático é este em que se discutem as pessoas e não as ideias.
Como é possível haver alguem que se candidate a qualquer cargo que seja, e que se avance com o propósito de ir contra uma pessoa e não a favor de qualquer coisa como, por exemplo, as suas ideias...
São atestados de incompetencia e falta de validade política que passm aos próprios.
Expliquem-me lá o que é esta democracia, e como pode o país viver realmente numa democracia quando dentro dos proprios partidos se continua a discutir sobre as pessoas e contra as pessoas e não sobre ideias e politicas.

O caro João Gonçalves que tanto se distancia de certos aspectos da nossa vida politica, e bem, tem aqui participado nesta discussão tal e qual como os ditos políticos têm feito.
Gostava de o ver aqui discutir as ideias dos candidatos (nesta situação concreta, dos candidatos a lider do PSD), mas compreendo que seja dificil, pois candidato que concorra com ideias e politicas para o futuro ainda só apareceu um, o imaturo Pedro Passos Coelho.
Também temos o P. Santana Lopes, que mais uma vez concorre "por Portugal", seja lá isso o que for.

JBS

Nuno Castelo-Branco disse...

Como dizia o meu irmão no seu lacónico post, "a velhota fez 34 anos"...

Anónimo disse...

o bom selvagem imaginado por Jean-Jacques na floresta de Ermenonville
balde-de-cal