8.11.07

A ENGORDA

Apesar do tímido crescimento da tributação, esta engorda parasitária dos lucros bancários é pornográfica num país onde a produtividade e os salários reais são o que são. As remunerações das administrações do BPI e do BCP, juntas, são outro tanto. Este é um outro mundo, longe das "novas oportunidades" do senhor engenheiro e longe do país que se afunda mansamente na demagogia que nos empobrece moral e materialmente. Trazem a vida de milhares de portugueses presa pela trela prestamista.Vidas novas - gente de trinta anos, quarenta e cinquenta anos - que se esboroam aos bocados enquanto a engorda cresce com o aplauso reverencial do poder político "democrático". É desses bocados que são feitos estes lucros. Dá vontade de andar para aí aos tiros, não dá?

10 comentários:

Anónimo disse...

Isto sim é um cancro nacional. Futebóis, floribellas e mentecaptos há também noutros países - mas esta escravatura de empresas e casais jovens aos bancos é absolutamente vergonhosa.

Anónimo disse...

Os erros e as farsas deste Governo sucedem-se...mas nós também estamos mais atentos.Não digas JG que os Portugueses são merdas(q há muitos q o são,lá isso há...mas tb há sp alguém q nos/a-nós-próprios considera o mesmo,depende dos pontos de vista,ora bem!)pois há cada vez mais "OPEN MINDS" e um dia o AÇOITE vem ACERTADO,entendes?
Olha,até já há BONS-JORNALISTAS (p/ex:um tal de...Teixeira)que alvitram a hipótese do Sócrates já nem se recandidatar às próximas legislativas.Por que será que estes "media-men" falam nisto?Quem lida dia à dia c/o Zé-1ºMIN,já lhe presenciou cenas de birras-nervos-tikes-e-teimosias de tal forma ARREPIANTES,que já põem estas DÚVIDA...eu diria mais:já terão ouvido o engº-inho Pinto Sousa a berrar:«ESTOU FARTO DESTE PAÍS DE MERDAS E DESTES PORTUGUESES DE MERDA,TENHO MAIS É QUE FAZER COMO O TÓgUTERRES:PIRAR-ME PARA LONGE DESTA MERDA TODA...» e pumba,dá 3 ou 4 marradas na parede ou pontapés no carro e atira o casaco do fato para cima do "câmaraman" d1 qq TV de serviço...
Cá p/mim,o tal teixeira terá mesmo razão...e ando cá desconfiado que este Zé já namorou suficientemente o outro Zé+Manel ´da Comissão Europeia,p/lhe arranjar uma XUXA Porreira(oh,isso é "Porreiro,pá,Porreiro"!)e dar o cava daqui em finais do próximo ano.Não sou bruxo nem acredito em Bruxas,mas que as há,há...ahahahah!!!
M.Lino

jp disse...

pois dá João, mas a malta parece que gosta,

Anónimo disse...

Isto só prova como as ideologias são falsas, a democracia um embuste, e a canalha a de sempre.
Mas se e quando houver eleições, lá vão estes trágicos Sísifos votar. É o mais estranho condicionamento pavloviano que jamais conheci na minha vida.

Anónimo disse...

Tiros? E quem os dá num país que foi espezinhado por uma pide boçal ao serviço dum ditador manholas sem matar sequer um bufo, que viu caír um império em meia dúzia de meses sem fazer nada, que viu uma reforma agrária de puro roubo sem dar sequer um par de estaladas? A cobardia vem de longe, está entranhada. E vem você falar em tiros...

Anónimo disse...

Você confunde empresas privadas com o País, o (des)governo e o desemprego. O BPI e o BCP são bancos privados. Preocupe-se com as remunerações pagas aos administradores da CGD. Acresce que as remunerações pagas pelo BPI estão muito, mas muito longe, das pagas pelo BCP. Não é tudo igual. Informe-se antes de escrever e não faça demagogia.

Anónimo disse...

dá ... E viva o PREC ... volta camarada vasco que o pais exige a tua presenca ... os malvados banqueiros andam a espoliar novamente os pobres e inocentes cidadaos deste pais !!!
(sera que o jovem ex-estudante finlandes andava preso por alguma trela prestamista ?? ... quica ??)

Anónimo disse...

BASTANTE REAL , mas TRISTE é de facto o comentário do Anónimo “M.Lino” – 11:18 porque mostra a POBREZA especialmente MORAL de quem havia de dar o EXEMPLO ...!
... quase bate no SURREAL
... acontece, que FICA ainda TANTO por CONTAR, oh!oh! ... mas acreditem, que mesmo que aqui se contasse, HÁ PORTUGUESES que independentemente de não acreditarem, amanhã caso houvesse eleições lá estaríam TODOS como CARNEIRINHOS ...a votar no sr.eng..
... PORTANTO ... provavelmente TUDO ISTO irá acabar menos bem ... tanto para UM LADO como para o OUTRO ... como sempre dependerá do TEMPO porque tudo tem uma RAZÃO se SER, inserida num TODO
... DEUS existe ... nada é por acaso

impensado disse...

Não, não dá para andar ao tiros. Dá para chamar a atenção sobre os malefícios do intervencionismo estatal (do intervencionismo de Salazar,por exemplo, com o seu congelamento das rendas de Lisboa). Aí está o que permitiu que os bancos entrassem tão cedo na vida das pessoas: 90% ou perto do crédito concedido é para compra de casa.
Quanto ao resto trata-se de exigir igualdade de tratamento fiscal, bom senso e, entretanto, mostrar alguma determinação, comprando umas acções de bancos.

Anónimo disse...

Mas faz pensar este lento mas eficaz empobrecimento.Um cientista em palestra na Gulbenkian,dizia.

Há uma coisa que nunca compreendi.Porque não se revoltam os pobres?

Você diz que dá vontade de se andar aos tiros.

Essa ideia de revolta alastra.O AJ Teixeira diz o que já aqui deixei escrito.Sócrates já perdeu!O PIB,o desemprego e o empobrecimento da classe média não vão dar a volta.

E se o país no seu todo não enriquece de onde vêm tantos lucros?Do bolso da classe média!