27.9.07

O CABEÇA DE TURCO


«Pedro Santana Lopes - o "trapalhão", o "bon vivant", o "Casanova" - deu ontem uma tremenda lição a um país habituado à micro-tirania do jornalismo de Cloaca Maxima a que se reduz a generalidade dos órgãos de comunicação desta terra entregue às fúrias do futebol, dos escandaletes sexuais e das vedetinhas tontas do "comentarismo" desmiolado. Cansado e enfadado pelo frenesi que rodeou a chegada de um treinador de gladiadores contemporâneos, levantou-se e deixou os estúdios. Uma lição para os politiqueiros medíocres e de cócoras perante a má educação e semi-analfabetismo de jornalistas impunes, arrogantes e nulos. Parabéns àquele que foi, há pouco mais de dois anos, o cabeça de Turco desta selvageria em que se precipitou a imprensa portuguesa. Quando o PSD comatoso se esgota numa luta entre dois anões, Santana Lopes, com tão desabrido gesto, faz calar a escória que não cansou enquanto o não defenestrou, traiu e enlameou.»

Miguel Castelo-Branco, in Combustões

11 comentários:

Anónimo disse...

Ao Dr. PSL ainda vai acontecer o que aconteceu com o Prof. Cavaco - o povo português irá perdoar-lhe o passado e pedir-lhe a sua colaboração.

Relembro aqui que PSL só foi corrido quando quis que os bancos pagassem a mesma taxa de impostos que os outros contribuintes.

Aproveito para recordar o Sr. Dr. Magalhães Mota: um grande democrata, convicto, empenhado, sério e simpático.

Com a sua morte, o país ficou mais pobre.

Digo eu...

Saloio

Anónimo disse...

É verdade que PSL, desde aquela coisa do "menino guerreiro" até a umas quantas trapalhadas na constituição do Governo, foi infeliz num tempo de escrutínio excepcionalmente delicado. Mas muito mais do que a comunicação social que o crucificou sem dó nem piedade nem compaixão, com o prazer dos sádicos, na praça pública, muito mais do que a comunicação social de que já então constava este energúmeno protegido do Ricardo Costa, dizia eu,
foi Sampaio, um Presidente eleito com 24 por cento do eleitorado, o Grande Cínico e o grande desrespeitador da dignidade e do respeito da cidadania de um compatriota.
Não conheço de lado nenhum Pedro Santana Lopes, mas ainda hoje dedico-lhe uma amizade genuína pelo que vi e assisti fazer-se-lhe.
Há gente que não presta e de que agente não se esquece.

Anónimo disse...

O jornalismo chegou a este nível.Não é de agora.Abocanha o que lhe põem em cima da mesa.Sem desconforto,sem deontologia,sem responsabilidade!

Depois em Tribunal dizem que não encontraram a vítima antes da notícia,não têm dinheiro para indemnizações e foram as fontes!

É triste porque perdemos todos com este jornalismo.E os jornalistas de referência têm o dever de criticar o mau jornalismo.O que não fazem!

Bem andou o PSL!

joshua disse...

Palavras ajustadas as do Miguel, como sempre.

Anónimo disse...

Vinte valores para a atitude do PSL e para o texto do MC-B.

Parabéns aos dois.

LEÃO DA ESTRELA disse...

O episódio, que evidencia o estado a que chegou a nossa televisão, mesmo aquela que se considera uma referência na informação, fica na história dos "media" portugueses como um grande momento de Pedro Santana Lopes. Talvez o seu melhor momento, desde que cometeu o erro histórico de assumir a chefia do Governo sem ouvir a opinião dos portugueses nas urnas.

Anónimo disse...

Interromper uma entrevista a um político para transmitir a chegada de um treinador de futebol (com o qual as televisões já tinham desperdiçado horas sem conta) é uma atitude que demonstra bem a indigência mental, a ausência de valores e a supina ignorância do responsável da cadeia em questão.

Um país que aguenta televisões como as portuguesas não tem o direito de ser independente. É que já se ultrapassou o limite mínimo da decência informativa. Até quando as televisões abusarão da nossa paciência???

Anónimo disse...

Acontecimentos noticiados por ignorantes paladinos da informação, conversas fúteis e balofas entre políticos de insignificante valor, vaidades dos "colunáveis" exibidas por banalidades e motivos ridículos, comentaristas de factos sem valor e de futuros casos sem interesse, atitudes sem dignidade para com o semelhante e um sem número de nefastas "virtudes" são os condimentos para que se viva um dos períodos mais NEGROS da história recente deste país.

Em completa bandalheira está a sociedade que perde tempo com notícias do José Castelo Branco, com os comentários efeminados do Cláudio Ramos, com informações, a toda a hora, do Mourinho ... vai para ali, vem dacolá, foi ao WC, tem tosse ... pior não há ... pior é impossível.

Será que Portugal ainda merece um VIVA ? quando a nossa imagem é demasiado cinzenta fora das fronteiras ? e quando às vozes dos políticos todos os ouvidos ensurdessem ?

Democracia ... também não é o que temos !

Zé Luís disse...

Clap, clap, clap.
Mas volto a repetir: para quem procurava exemplos de conhecimento editorial de um alinhamnto de notícias, já todos se esqueceram o momento Brzezinski na tv americana daquela pivot, de que a Ana Lourenço nunca será cópia, de recusar-se a ler uma notícia sobre a Paris Hilton.

Anónimo disse...

Os rafeiritos vão tentando morder as canelas do DR. Pedro Santana Lopes ele lá se vai defendendo, mas sempre com alto nível. Que baile !!!

Anónimo disse...

Concordo com o post e com praticamente tudo o que li nos comentários.
Permitam-me um desabafo à boa maneira dos anarcas - que não anarquistas - dos idos de 70:
"As putas ao poder, que os filhos já lá estão"!...
Cumprimentos.