24.9.07

ANTI-FASCISMOS

José Medeiros Ferreira, não leve a mal, mas como é que se passam esses "atestados" de anti-fascismo? E a quem? Há dias o regime passou um, com efeitos retroactivos e majestáticos, ao Aquilino Ribeiro que era, aliás, o que lhe estava a fazer mais falta depois de morto. E tem passado bastantes a vários deputados e a outras luminárias que o têm servido. Pensão completa, meia-pensão e pequeno-almoço. Basta consultar o Diário da República de vez em quando para perceber como brotam pensões "democráticas" como botões de rosa. Dado o decurso do tempo, talvez se possa aferir a coisa pelo desvelo por anti-fascistas vivos como o presidente venezuelano, a nova estrela no firmamento desse Matusalém do anti-fascismo nacional que é o dr. Mário Soares. Um Estado que não tem dinheiro para pagar aos que o serviram aqui e além-mar terá dinheiro para "agradecer" a não se sabe bem a quem e o quê?

17 comentários:

Anónimo disse...

..."haverá 88 pensões atribuidas a cidadãos por«méritos excepcionais na defesa da liberdade e da democracia»,..."

Porra,que esta pensão dava jeito ao meu pai!
E... quanto darão, nesta república, por um atestado anti-socialista, ou anti-comunista?? Porra, que num pais tão democrático tem de se dar para todos os lados!!
Acabou-se a miséria, pobinho.

Anónimo disse...

«O derrube da ditadura foi oferecido numa bandeja aos portugueses».
Pois sim.
Mas cadê o ouro que estava na bandeja ? Cadê o «Fundo do Ultramar» que também estava na bandeja ? Ahh boquinhas de oiro anti-fascistas !

Anónimo disse...

caro João Gonçalves

Desculpe a minha linguagem (implicita), peço desculpa mais uma vez e se entender que a mesma fere a conduta cívica deste blogue tem o direito de não publicar... mas como é que esses cabr... ainda acham que o 25 do Abril foi um prefácio feliz?? O que é que esses cabr.... mentores de Abril têm a dizer aos Portugueses destes últimos 30 anos?? Fod....-se que vamos chupar-vos mais 30?? E ainda por cima se escondem na desculpa do fascismo para toda a merda que têm feito? Enquanto a democracia (o nosso voto) legitimar a acção desta farsa todos somos cúmplices do fim histórico de Portugal

VANGUARDISTA disse...

Num país em que há praças, ruas e avenidas com nomes de Amilcar Cabral, Eduardo Mondlane,Agostinho Neto, etc., etc., e no qual se muda o nome da Ponte Salazar para "25 de Abril" , em que se contam pelos dedos de uma mão as tímidas e reconditas ruelas com o nome de Salazar e de tantos outros honestos servidores do país, tudo é possível , até ser-se "anti" algo que não existiu em Portugal, como seja o "fascismo".
Ainda se fosse "opositor ao Estado Novo" vá que não vá, que os houve, alguns por falta de "correspondência" do regime às suas sofregas "necessidades", que em "amplas liberdades" se revelaram , outros, regaladamente, em Paris, Geneve, Londres, etc., à conta dos papás (ou seja dos que trabalhavam para os papás) e, "por fim" os comunistas para servirem os interesses da URSS contra a sua própria pátria (se é que a têm?).
Choldra das Choldras , mais porca não há!

MagudeMagude disse...

O "sistema" promove a heróis,com todas as benesses apropriadas, todos aqueles que "ontem" foram sem dúvida alguma, os traidores de serviço, contra a Pátria!!!
E agora???!!!

Anónimo disse...

Maria Carrilho também já fala na «implosão partidária» no DN de hoje. Os ratos de navio são os primeiros a saltar ... e serão os "adesivos" de amanhã. O filme do costume em Portugal.

Anónimo disse...

Não gosto de ouvir palavras como "anti-fascismo", "democracia", "histórico" (disto e daquilo),"liberdade" ... gosto mais de ouvir palavras sérias ... sérias como:"futebol", "treinadores despedidos e por despedir", "liga de futebol", "federação", "Madail disse que era presidente (mas só para o que lhe convém) mas quem resolve é o conselho" ... isto sim ! isto é que são coisas MUITO sérias neste país de bananas apodrecidas !

Contudo, também concordo que o povo é caloteiro ... nunca mais paga o que os "libertadores democratas" fizeram pelo país: e, para justificar a falta de pagamento, os ingratos dizem : !O QUE FIZERAM OS DEMOCRATAS AO E DO NOSSO PAÍS ?!!!!

Anónimo disse...

«Só na Espanha monárquica o número de pensionistas anti-franquistas ultrapassa os noventa mil».

A guerra cívil espanhola foi uma guerra entre os dois totalitarismos que imediatamente a seguir se afrontaram em toda a Europa.
Mas é claro que a Monarquia espanhola, como todas as Monarquias, é um exemplo de grande generosidade. Por cá, os constituintes de 76, cujos nomes já se nos varreram, no artigo 288 b) excluíram expressamente a Instituição Real. A República, madrasta, já não liga pêveda aos anti-fascistas. É muito bem-feito.

Anónimo disse...

De que se queixam?

Não tiveram bom mestre?

O que, conforme li num comentário, o mais importante era "manter as aparências em público"?

Que isso era mais importante do que ser, ou não ser?

Que por cada grama de ouro guardado (?), tinhamos um País cada vez mais atrasado, acéfalo e miserável?

É o que faz colocar feitores a governar por vez do Dono, o Povo!

Anónimo disse...

Realmente estes fdp puseram o país em tal estado que cada vez se vê mais gente a elogiar o eremita hortelão que evolucionou este país de casa de doidos para aldeiazinha beata... Ao que esta choldra chegou!...

Luis Eme disse...

Concordo com o que diz, J. Gonçalves (especialmente com o "remate final").

A luta pela Liberdade, foi uma luta de todos, que deveria estar afastada destas questões dos "tostões"...

Agora a guerra colonial, foi uma coisa para onde foram despejados milhares de jovens, sem conseguirem fugir a este destino, de serem obrigados a defender a pátria "com a própria vida".

O mais irónico disto tudo, é que alguns dos que fugiram deste cumprimento, a salto para outros países, também recebem a dita pensão...

É por isto que somos o país que somos...

Helena Matos disse...

Em Porugal passaram-se cerificados de anti-fascismo. Aconteceu em 1975: pelo menos um dos acusados de pertencer à PIDE resolveu procurar um dos PIDES que o tinha perseguido e que nessa data se encontrava preso. Solicitou ao PIDE que lhe passasse um documento em como o vigiara dado ser anti-fascista. E o PIDE passou o certificado de anti-fascismo.

Helena Matos

Anónimo disse...

A palavra fascista foi uma das que o chamado patriarca do socialismo de merda usou e abusou para levar o rebanho.
Quando se sentiu seguro é que disse a verdade ao povo: a democracia é muito cara.
Nisto não mentiu. Ele sabia muito bem quanto custariam os tachos que tinha de distribuir para se manter.

Anónimo disse...

Aguardo a publicação do meu comentário de hoje.....

Anónimo disse...

«Se não ficares hipócrita, talvez venhas a ser um homem.» Padre Blanés a Fabrício del Dongo.
muito bonita e acertada esta frase para todos os comentários acima.

gostaria muito de os ver a todos a ter estas opiniões num regime ditatorial, como por exemplo o do srº chavez, de quem tanto falam.

acompanho a sua indignação quanto á falta de apoio (seja reformas ou outros) a todos os que serviram portugal durante a guerra.

o resto, é mesmo isso.

Mar Arável disse...

POIS - REGRESSA SALAZAR ESTÁS PERDOADO.É O DESEJO DOS DESESPERADOS QUE JÁ NÃO SE SUPORTAM A SI MESMO E ENTENDEM
O REGRESSO À PERSEGUIÇÃO E PRISÃO
POR DELITO DE EXPRESSÃO DE IDEIAS
UMA FORMA DE ESTAR NO TOP.
PELO MENOS HOJE OS INIMIGOS DA DEMOCRACIA TEM VOZ - ANDAM À SOLTA
E AINDA BEM PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE PERCA.
PELO MENOS PODEMOS MANDAR-NOS À MERDA UM AO OUTRO - SEM PROBLEMAS COM A POLÍCIA.

Anónimo disse...

..continuo a aguardar a publicação de meu comentário de "ontem" que não lhe agradou, pelos vistos...Mas, repito: A HOMOSSEXUALIDADE NÃO É NORMAL!