29.1.07

TÃO COISA NENHUMA

Há muitos anos, num livrinho da maior utilidade para percebermos com que raça lidamos, Jorge Dias definiu, tanto quanto pôde, "o carácter nacional português". Chamou à raça "contraditória e paradoxal", a querer sempre o mesmo e o seu contrário. Se ele cá voltasse, andaria por aí a rir-se, pelo menos, durante quinze dias. Vejam-se, por exemplo, as sondagens, as "honestas" e as outras, ou os "movimentos de opinião". O tuga quer o aborto liberalizado até às dez semanas de gestação, mas acha que as mulheres não devem ter a última palavra e que, a final, a coisa é mesmo crime. O tuga detesta o governo e as suas "medidas", mas acha sublimes o senhor engenheiro e o PS. O tuga abomina o antigo regime e o PC, mas está à beira de eleger Salazar e Cunhal como dois "grandes portugueses". O tuga derrama honestas lágrimas pelo destino da Esmeraldinha, mas aprecia o respeitinho togado. O tuga é muito dado aos direitos humanos, desde que não seja nada com ele. O tuga baba-se de gozo quando vê uma "corporação" a ser atacada (nem que sejam as mulheres da limpeza) e rosna quando é a sua. E por aí fora. Chama-se a isto esquizofrenia. Só um país de esquizofrénicos, a caminhar rapidamente para a oligofrenia, pode ser tão coisa nenhuma.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Goncalves,

A caminhar ? Oh homem olhe bem á sua volta: á muito que já lá estamos...

Abracos,

Anónimo disse...

De facto escrever português é mesmo difícil:o comentador anterior escreve "á muito que lá estamos..." !!! Não deve saber a diferença entre a «contracção da preposição a com o artigo definido a,que resulta em "à"». Quando queremos dizer que «existe», então deve usar o verbo HAVER, percebe? Por exemplo: Há muito tempo,...; Há caracóis...Há cada burrinho...».
Oh meu caro,o Português é mesmo muito mal ensinado na escola,né?Ontem ouvi 1 locutora da TV a dizer:"nevou aqui na Amadora mas ficou logo tudo LIMPADO porque a neve derreteia logo antes de chegar ao chão"! Nem queria acreditar no que ouvia.Lembrei-me do Jorge Coelho(então MAI/PS) a dizer em discurso directo na AR há uns anos atrás:"Srs Deputados,V.Exªs ainda HADEM ver que eu tenho razão...". E ainda há muitos mais anos atrás o Angelo Correia(então MAI/PSD) saía-se com esta:"...e eu DIZERIA mais...".
Ele há cada matreco na retórica, que dá DÓ !
Midarte

Anónimo disse...

... não çabem nada, uma desgrassa.

Anónimo disse...

O comentario anterior lembra a Historia de Borges a respeito de um antigo Imperio onde a paixao pela cartografia foi levada a tal extremo que se deu a construcao de um mapa em que cada ponto coincidia exactamente com o terreno, e do qual sobram apenas ruinas num deserto.

O que e que um acento a mais ou uma letra a menos acrescenta ou diminui ao argumento?

Espero que o distinto Midarte me desculpe a falta de acentuacao, que o teclado estranja nao permite. E que aceite, em forma de compensacao, um "æ","ø",e um "å", em favor do anfitriao que se da ao trabalho de escrever para os outros.

O comentario anterior nao passa da melhor ilustracao possivel daquilo que e a substancia do post.

Anónimo disse...

Eu quis "brincar".
Acho que uma ortografia correcta e uma escrita escorreita, sem prejuízo de uma simpática tolerância que não se enjeita, são o sal e a pimenta de uma estética que se aprecia.
Eis, portanto, certamente porque à (do verbo haver) tantos tugas que se babam de gozo ... etc.

Anónimo disse...

O anónimo das 2:34 será o cfreitas que, agora, se intitula de anónimo para não lhe corrigirem os erros??
É que volta a haver o mesmo erro: "HÁ muito" pertence ao verbo existir, portanto, haver com H; não é preposição (se é que você sabe o que é uma preposição!!!)
Se não for o cfreitas e for outro semelhante, APRENDA.....e depois COMENTE!!!