17.9.06

UMA QUESTÃO DE HIGIENE


Tive a infeliz ideia de ir ao cinema. No regresso, fui abalroado pela canzoada que abandonava um estádio na 2ª circular, em Lisboa. Hora de ponta. O "pára-arranca" serviu para pensar por alguns instantes na bola. De acordo com o que li nos jornais de sábado, a "doutrina" divide-se entre criar "tribunais desportivos" e deixar ficar as coisas como estão. O dr. Rui Pereira, a sibila do governo para a justiça, tem uma opinião qualquer que não me ocorre. Já o senhor desembargador Pedro Mourão - que, para além de magistrado, é músico, já foi porta-voz do Conselho Superior da Magistratura e até director-geral - tem outra ou a mesma, não interessa, uma vez que preside ou presidiu - com o sucesso que se conhece - ao conselho disciplinar (parece que é assim que chama) da Liga do sr. Major (ou será da Federação do sr. Madaíl?). Finalmente o magistrado que manda nos magistrados - um crédulo, coitado - quer vê-los a todos fora de quaisquer ligações com a bola. Repare-se que todas as frases deste post são imprecisas e não evidenciam nenhuma certeza. O "mundo da bola", aliás, vive disso: de imprecisões e de incertezas que toda a gente aprecia que se mantenham. Até do lado do governo está o sr. Laurentino Dias que é a imprecisão em pessoa. Normalmente apresenta-se sempre receptivo a tudo, ao seu contrário e a nada. Tal como nas escolas, no futebol reina a indisciplina de alto a baixo. Talvez o "desporto" precisasse de uma Maria de Lurdes Rodrigues que pelo menos tentasse tirar o futebol do esgoto em que todos os seus protagonistas o meteram. Apenas por uma questão de higiene.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não esquercer dos Apostadores no Totobola, que estão a jogar um jogo viciado, se saberem.

Quem os vai indeminizar pelas perdas sofridas?

Anónimo disse...

Por favor!!!
A Maria João Rodrigues no futebol não!!!
Eu sou daqueles que acham que o futebol tem piada é jogado com os pés...

e-ko disse...

Eu sugiro que se proceda à criação de uma duzena de clones de Maria de Lurdes Rodrigues e já... para que se faça uma remodelação do governo... A Senhora lá faz algumas coisas menos consensuais... mas coragem não lhe falta.

Anónimo disse...

Para o articulista e seus comentadores:

Poderiam apontar-me uma escola em que a indisciplina ou a desordem tivessem existido em quantidades mensuráveis e deixassem de existir por obra e graça da Dona Lurdes?

Tem uma certa graça (e é um milagre da tecnologia) que um qualquer cidadão possa perorar do alto da sua cagadeira premindo as teclas do seu computador portátil.
E pode fazê-lo sobre todo e qualquer assunto. O papel, se for bom, tudo absorve.


um professor

Anónimo disse...

Havia outra solução, para o futebol e desporto em geral.
Como o regime é incapaz de recriar o desporto escolar do antigo regime (mocidade portuguesa),adaptando-o ao presente,
nomear para a pasta do desporto, o nosso major da liga.
Z

Anónimo disse...

Ilustre João Gonçalves
Concordo com a sua proposta. O "desporto" (coisa manhosa e ignóbil), deveria ser tutelado por Maria de Lurdes Rodrigues (criatura ignóbil e manhosa).
Matavam-se 2 coelhos com a mesma cajadada: acabava-se de vez com o "desporto" e vagava um lugar no ministério para alguém decente e honesto.

Platão

Anónimo disse...

O excesso de voluntarismo pode levar os articulistas a tomarem partido por pessoas pouco aconselháveis.
Compreende-se, nem sempre é possível colher informação junto da administração do condomínio.
Contudo, o tempo permite revelar as personalidades e corrigir a "mão".
o ouriço