25.9.06

A LEI QUE EXISTE


A horrorosa "associação portuguesa das famílias numerosas" - cujos membros têm direito a uma "reportagem" semanal no suplemento Tabu do Sol - quer a cabeça de Correia de Campos por ele defender a despenalização do aborto. Ligam isto à "taxa de natalidade" (já de si diminuta e a descer se a interrupção voluntária da gravidez for para a frente, dizem eles), insistindo que o ministro não quer que a referida taxa desça, antes prefere que a do aborto aumente. Com o devido respeito, que é nenhum, a "associação" não tem razão a não ser quando afirma que o ministro tem "falta de senso". Ele terá, de facto, mas não é por isto. Ao falar na realização da IVG nos hospitais públicos, o ministro limita-se a dizer que a lei a permite em três casos perfeitamente identificados mas que, quer médicos, quer enfermeiros, quer as condições objectivas de funcionamento do SNS, não a cumprem, depois de ter sido alterada há mais de vinte anos. Também pesa a "vergonha" cultural e social de recorrer ao hospital público. Por isso, quem pode dá um salto até aqui ao lado ou a uma choruda "privada", e quem não pode - outro tipo de "famílias numerosas" que não cabe no corpo de "betinhos" da APFN - recorre a um expediente mais fácil e inseguro. Se os "activistas" pró-aborto - tipo "não te prives" e agremiações folclóricas congéneres - acham que a despenalização total da IVG altera este estado de coisas, estão muito enganados. Dito de outra forma, a IVG é, há anos, facultada no SNS que, por inexplicáveis "razões de Estado", jamais viu cumprir-se a lei. Sou contra a utilização da IVG como meio anti-concepcional, porém sou favorável ao cumprimento da lei. Da que existe e não da que as "associações" - as "pró" e as "contra" - queriam que existisse.

24 comentários:

Anónimo disse...

Porque fala do que não sabe? Conhece 10%, 5%, 1% dos cinco mil sócios da APFN? 5 mil x 4. Haverá 20.000 betinhos em Portugal? Que se dêm ao trabalho de ter pelo menos 3 filhos? Pode alguém com, digamos, 6 filhos ser 'betinho'? Sabe quanto custa vestir a canalha? Quanto voa em Setembro em livros e material escolar? Faz ideia do custo de uma ida ao cinema ou ao restaurante? Quantas vezes imagina que pode ir um dessas família de 'betos' por ano jantar fora? Conseguirá sonhar quantos noites mal dormidas, anos a fio, passam os pais de uma dessas betadas? Olhe, a mim, que tenho de me virar do avesso para sustentar uma família numerosa , para fim de conversa, só me apetece dizer-lhe: não seja mais estúpido do que a natureza permite.

Anónimo disse...

Eu também sou favorável ao cumprimento da lei. E também sou favorável à alteraçãp da actual lei, pelos vistos, demasiado permissiva para aqueles que insistem em não a cumprir. Esta conversa do cumprimento da lei já fede, porque redundante, João, esperava de si um golpe de asa nesta questão. Afinal enganei-me.

João Gonçalves disse...

1ª ou 1º anónimo: tenho por princípio não ligar a anónimos.Muito menos a anónimos de uma "associação" lobbista que não me merece a mais vaga consideração. Talvez no dia em que for restaurada a Câmara Corporativa - já faltou mais - V.Exas possam lá ter assento. No céu, de certeza, já têm por cumprirem à risca a norma reprodutiva.Para fim de conversa: quem é que lhe mandou ter tantos filhos? Já que os fez, ature-os.

João Gonçalves disse...

2º anónimo: Um "golpe de asa" é montar umas barraquinhas em cada esquina para "abortar" à vontade? Se isto fosse um país minimamente organizado, os hospitais do SNS tinham a estrita obrigação de fazer o que é preciso fazer e quando é preciso fazer. Os impostos também servem para pagar IVG feitas em condições de segurança, como um qualquer acto médico necessário. De resto, insisto, o aborto jamais pode ser visto como um método anti-concepcional. Chame-me reaccionário que eu não me importo porque não sou. Não vôo, porém, atrás da vulgata só para parecer "moderno".

Anónimo disse...

Famílias numerosas? É aumentar-lhes fortemente os impostos! Assim como aos que emitem mais dióxido de carbono. Todos os que contribuem para o desequilibrio do sistema ecológico deviam ser fortemente penalizados.

Armando Leal

Anónimo disse...

O João Gonçalves disse, e disse muito bem.
A Lei actual é mais permissiva do que a de Espanha! Lá fazem-se. Cá não! Então para que funcione nada melhor que mudar a Lei!!!! não seria melhor pôr a que existe a funcionar, como funciona em Espanha?
Lembra-me um episódio de Sócrates (o PM). Para que deixasse de haver publicidade junto às estradas fez uma lei a proibi-la. Esqueceu-se que já existia uma que a proibia. No entanto é ver as faixas a anunciar festas e arraiais nas guardas das pontes por cima autoestradas!
Parabéns pela escolha do quadro. Quando o olho até parece que tem cheiro...!

joshua disse...

João, isto de ter muitos filhos ou nenhum ou poucos não merece a seca de apodar as associações assim como a IVG é uma espécie de bênção maldita cuja complexidade ultrapassa todas as nossas convicções racionais. Eu tenho uma filha de quatro meses e mete-me nojo ter de conversar destas questões só com o músculo raciocinante. Às vezes é preciso raciocinar com as tripas, compreendes?

Joaquim

Rui Castro disse...

Quando o verniz estala lá vêm os tiques de arrogância e de superioridade intelectual do João Gonçalves. É uma pena que não esteja disposto a discutir determinados assuntos com o argumento de que quem com ele não concorda é estúpido. Ou isso ou invoca a qualidade de anónimos de quem por vezes o interpela para evitar a resposta. Quanto a mim devo ser estúpido, pois o JG sempre se esquivou a responder-me.

João Gonçalves disse...

Rui: faça o favor de perguntar, já que no seu comentário não pergunta nada.

Anónimo disse...

Chocante!
__________________________________

Anónimo disse...

Há coisas que para Mal ou para Bem não mudam com o tempo
O JG insere-se nesse quadro.

Anónimo disse...

O anónimo João Gonçalves devia ocultar o nome... para não envergonhar a família... se é que a tem. Um beto da Católica a armar-se ao pingarelho pensa com aquilo que mostra, os pintelhos.

Anónimo disse...

"...horrorosa "associação portuguesa das famílias numerosas" - cujos membros têm direito a uma "reportagem" semanal no suplemento Tabu do Sol..."

As famílias numerosas são um "fetiche" da "direita" portuguesa. Um sinónimo da pobreza intelectual da mesma, bem reflectida, aliás, no pasquim "Sol". Uma idiotice pegada, bem como as boboseiras dessa associação de famílias numerosas. Ter filhos é uma opção de vida, não uma obrigatoriedade. É isso que distingue a nossa civilização da rebanhada do mundo islâmico. Para bem de todas as mulheres.

Anónimo disse...

mas vocês ainda não perceberam que o imcumprimento das leis neste país , faz falta !
Se não como é que estes sem vergonha viviam?
Eles têem de ter um motivo para ir ao "para lamento".

Anónimo disse...

"Ter muitos filhos não é uma questão de escolha: é de inconsciência."

Rahid Megar Khan

O terceiro mundo é que está cheio de famílias numerosíssimas.

Gregório Mantas

maria disse...

O meu acordo total com o teor do post.

Anónimo disse...

Penso que o Anónimo das 12:56AM que diz:

Anonymous said...
Há coisas que para Mal ou para Bem não mudam com o tempo
O JG insere-se nesse quadro.
12:56 AM

está a ser “MUITO GENEROSO” porque no JG “houve uma alteração de 360º”.
É só estar «atento» aos POSTS!

Assim até entendo o Anónimo das 10:27AM que diz:

Anonymous said...
O anónimo João Gonçalves devia ocultar o nome... para não envergonhar a família... se é que a tem. Um beto da Católica a armar-se ao pingarelho pensa com aquilo que mostra, os pintelhos.
10:27 AM

E, só cá venho de quando em vez ... e, vou DEIXAR de LER este BLOGUE. Sei que não lhe faço nenhum favor ...
O JG habituou-nos, a um outro ESTILO.
E é desse “OUTRO ESTILO” que tenho «saudades»
... «este» DEIXOU DE ME AGRADAR ...
Se o JG se SENTE MELHOR assim, FELICIDADES ...
(Fico com as minhas dúvidas, claro ... é no mínimo um direito que me assiste)
O TEMPO É UM GRANDE E MAGNÍFICO MESTRE ... MOSTRA-NOS “MAIS TARDE” O QUE “HOJE” NÃO TEMOS ALCANCE PARA VÊR (VÊR no sentido BASTANTE LATO da palavra...)

Anónimo disse...

Bons tempos em que as origens do mundo não eram "aparadas" e "rapadas".Gosto disso assim farfalhudo!
Julgo ainda que é por as pernas estarem assim tão abertas que temos tantos problemas na europa... como os indígenas andam a comer muito frango com hormonas depois precisa-se de trabalhadores africanos...

João Gonçalves disse...

Explique lá, segundo anónimo a contar do fim, por que é que vai deixar de "cá" vir. Não aprecia Courbet? Sabe porventura o nome do quadro? Se não sabe, eu digo-lhe. "A origem do mundo". Tem alguma dúvida?

João Gonçalves disse...

E, já agora, qual é o meu "estilo"? É que nem eu próprio sei qual é.

Anónimo disse...

Numa coisa eu concordo com o JG, a imagem é bonita!

VIVAM as MULHERES!
Viva a gajada! porra.

Anónimo disse...

Esses médicos "puritanos" que se recusam a praticar IVG nos hospitais públicos por razões de "consciência" preparam-se para a praticar à fartazana nas clínicas privadas... De resto não é só a IVG, toda a gente sabe que os senhores se cansam muito no hospital público (onde só operam poucas horas) e a seguir vão operar na privada onde já não se cansam nada. No caso da IVG a "consciência" é o perfeito alibi... Neste caso, como noutros, a lei interessa pouco: quem tiver dinheiro safa-se, de uma maneira ou de outra, aqui ou em Espanha. E a "moral" não é de todo para aqui chamada...
As mulheres sabem isto. Discussões bizantinas, neste caso apropriadamente, sobre o sexo dos anjos... não há pachorra. Já passaram tantos anos e este problema de SAÚDE PÚBLICA continua por resolver. Que venha a lei, de uma vez por todas! Já chega de conversa fiada. E já agora, haja alguém que ponha os médicos a cumpri-la, como lhes compete, enquanto funcionários públicos.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves

Sendo mesmo, a ÚLTIMA vez que lhe respondo e/ou aqui escrevo VOLTEI AQUI para ter a certeza que a sua reacção ERA a que FOI.

NÃO nego nem altero nada , do que aqui escrevi, ainda que, a minha estima e consideração CONTINUE. Por isso não me vou alongar
É que SÓ pela maneira como me tem TRATADO e, inclusivamente CONOTADO teimo em NÃO lhe enviar nenhum EMAIL.
DESCULPO-O porque, actualmente, me PARECE uma PESSOA que está MENOS BEM ...

O NÃO VOLTAR já anteriormente ESCREVI PORQUÊ

E um dos PORQUÊS está no seu Comentário das 8:31- ou seja – escreve e/ou comenta MAIS UMA VEZ para um IGNORANTE ...

Conhece-me PORVENTURA?

Conheço e até gosto de COURBET. É um MÍNIMO para quem PINTA! Ou não acha?

Aproveitei o POST para dizer o que disse.
SOMENTE...

E, VIVAM as MULHERES como refere, a Anónima das 3:42
.................................

Desculpe dizer-lhe, mas quem sabe se um dos seus PONTOS MENOS BONS seja pensar que é o ÚNICO muito INTELIGENTE, neste PAÍS, já para não dizer, à face do PLANETA...

E, eu CONSIDERO-O uma pessoa de INTELIGÊNCIA ACIMA do COMUM como aqui já referi várias veszes.

MAS NÃO SE ESQUEÇA - «NÃO É O ÚNICO» ...

E, assim lhe respondo ao 1º Comentário de que DÚVIDAS relativamente ao Quadro de Courbet – NÃO EXISTEM!

Quanto ao ESTILO ... pois eu acho e/ou tenho a certeza que SABE MUTO BEM qual é, senão não tinha vindo a ALTERÁ-LO paulatinamente ... NÃO É VERDADE?
Ou já se não LEMBRA do seu Post de 7/2/06?

NÃO é de todo uma CENSURA.


«E, já agora, qual é o meu "estilo"? É que nem eu próprio sei qual é.»
8:32 PM

SABE ... SABE ...
É o seu NOVO ESTILO.
É o seu DIREITO.
É o que SENTE.
O Blogue é SEU.
Eu estou no meu DIREITO de dizer que este ÚLTIMO ESTILO não é o MEU.
PONTO FINAL.......................................


P.S.:

1 - E, se várias vezes me chamou à atencão sobre os comentários, que teci sob várias formas, porque é que agora quer saber os “porquês” de aqui deixar de vir? Será que se não recorda do que me chamou através de um Post? Posso dizer-lhe que foi MUITO DESELEGANRE para não dizer BAIXO
2 – Quando saí o LIVRO? Esse ESTOU INTERESSADO. É relativo ao PASSADO!

3:42 PM

Anónimo disse...

Temos de concordar, JG, que este foi, pelo menos, um dos posts mais badalados no que respeita ao Portugal dos Pequeninos!
A minha insignificante opinião: embora não sei se deveria qualificar de "horrorosa" essa tal de associação dos numerosos (ah, ah), estou de acordo com o que escreveu.
Um abraço.