28.9.06

BORGES EM INTELECTUAL? - 2

Um amável leitor, na sequência desta minha questão, esclareceu que "António Borges é Doutorado (EUA) e foi Reitor do INSEAD (uma das melhores escolas do Mundo para MBA) antes de ser Chairman da Goldman Sachs" e que "hoje não se sabe ao certo o que aqui faz em Londres...". Obrigadinho. Sucede que estes paramentos não fazem necessariamente dele um "intelectual". Há mais "filosofia" em meia hora de tretas de um taxista ou de um canalizador do que nas boutades desse farto proprietário alentejano. Agrada ao homem do laço do Expresso e aos seus jovenzinhos clones da "especialidade", e depois? É que "não se sabe ao certo o que aqui faz". O dr. Mendes dispensa-o. E o país também.

16 comentários:

Anónimo disse...

Bush é licenciado (EUA)...

Anónimo disse...

Bush é presidente dos EUA e foi governador!
Licenciado, governado e presidente, fará dele um homem inteligente? Um intelectual? Ou alguém com uma grande cunha?

Anónimo disse...

Por causa dos PMI (pequenos e médios intelectuais) como o João Gonçalves cuja maior ambição na vida é serem funcionários públicos (versão produtores culturais) é que este país não sai do cinzentismo. É a tipos como este, que compõem a massa amorfa do país mais conhecida como Bloco Central, liderada pelo pseudo-engenheiro e a grande nóia, que os impostos que a classe média paga vão parar.
Claramente que a estes mediocres, que sobem na vida por antiguidade, não lhes interessa alguém que seja melhor e que principalmente já tenha dado provas não em Portugal, onde esta escumalha se auto-protege e promove, mas no estrangeiro.

Anónimo disse...

Talvez em parte isso seja verdade mas Borges não será o salvador da pátria, tal como Cavaco não foi nem é.
Borges (ou Cavaco) são justamente arquetipicamente cinzentistas. Só que mais tecno. O problema do cinzentismo não se articula em torno da inveja ou o do sucesso: trata-se antes de conseguir pensar pela própria cabeça e ser capaz de criar novos paradigmas de resolução dos problemas.

PS: Era só o que faltava que o currículo numa consultora fosse garante de sequer honestidade! Abundam os exemplos do contrário! E quanto à classe média portuguesa só me ocorre uma solução: empalamento!

Anónimo disse...

Só uma chega:

O Homem trabalha para a Goldman & Sachs...

(Ao menos que se saiba o que ele faz em Londres...)

Anónimo disse...

Este post e alguns dos comentários aqui feitos revelam em todo o esplendor o maior mal de Portugal (dos Pequeninos): a INVEJA.
A inveja é aquilo que levou um país, que descobriu novos mundos, ao beco em que se encontra( e sem perspectivas de sair).

Anónimo disse...

FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO ANÓNIMO ANTERIOR: nem sei como tanta INVEJA cabe num país tão pequenino...................

Anónimo disse...

Gosto dos intelectuais que enxameiam este blogue, qual oásis num deserto de ideias. Quanto me sabe bem navegar na concupiscência deste pequenino Portugal que, não fora o “sistema”, está sempre à beira da apoteose grandiloquente. Vós, ó intelectuais da vacuidade infinita, sois uma esperança adormecida com um olho aberto e outro fechado. Porém, tudo seria diferente se aquele que está aberto não estivesse cego pelo egocentrismo derrotista e derrotado. Fabulam sobre os outros na ausência de uma biografia própria. Não falo de uma vida interessante, mas já não seria mau se as vossas sinapses neuronais produzissem alguma energia renovável… que é como quem diz: não se esgotem na substância da vida alheia, criem qualquer coisa de útil. Se não for para consolo dos outros, ao menos que seja para consolo de vós próprios. Seriam com certeza mais felizes e, quem sabe, um pouco mais notáveis!

Anónimo disse...

O Dr. António Borges seria um grande primeiro-ministro com o Dr. Pedro Arroja como seu conselheiro.

Anónimo disse...

MAGNIFICO COMENTÁRIO DO ANÓNIMO DAS 4:03PM

Anónimo disse...

Aos intectos comentadores:
Dizia-me um dia Natália Correia, uma intelectual sem papas na língua, lembram-se do deputado Morgado?:
Pois é, o papel dos intelectuais é precisamente o de serem incómodos para os poderes.
Mal da sociedade quando o não são.
Hoje, esse tipo de intelectuais parece em vias de extinção.
Sobramos nós.
Z

Anónimo disse...

PLENO DE ACORDO, DESDE QUE SEJAM INTELECTUAIS INTELIGENTES ...

Anónimo disse...

PLENO DE ACORDO, DESDE QUE SEJAM INTELECTUAIS INTELIGENTES ...

... OU SERÁ QUE NA REALIDADE, ESTÁ «TUDO» MAL?

... E, OS «INTECTOS» COMENTADORES SÃO UMA «CAMBADA DE PATETAS» QUE NÃO «ENXERGAM» NADA?

... E, PORQUE NÃO HAVER MUITOS «INTELECTUAIS INTELIGENTES» COM POUCO OU NADA QUE FAZER E, «MUITO POUCO SABEDORES» DO QUE É A VIDA «NA PRÁTICA»?

É muito simples ler «paletes» de livros.
Porem, o «segredo» está em pôr toda essa «teoria» em «prática»

Anónimo disse...

Vale mais uma página do autêntico Borges do que um milhão de entrevistas e artigos do candidato sombra do PSD. É preciso ser realmente "grande" para ficar à sombra do "gigante" Marques Mendes.

Anónimo disse...

Caro Anonymous das 01:59 PM

Repito que "hoje não se sabe ao certo o que aqui faz em Londres..."

Anónimo disse...

Provavelmente estagia, impregnando-se do pensamento neo-con de um qualquer think tank globalista, a fim de provar a sua fidelidade aos senhores. Está na calha para ocupar cargos.