20.1.09

A NAÇÃO REINVENTADA


«Let us now praise famous men and our fathers that begat us, as the New England hymn of my youth, based on Ecclesiacticus, most pointedly instructed us.»

Gore Vidal, Inventing a Nation

«I was brought around by his overall intelligence – specifically when he did his speech on race and religion. He’s our best demagogue since Huey Long or Martin Luther King.»

Vidal em Maio de 2008

8 comentários:

Anónimo disse...

Os Estados Unidos da América novamente deram uma lição de democracia, modernidade e esperança a todo o Mundo.

Ao contrário do sistema politico português (e até europeu )que é reaccionário, retrógado e corruptível, o sistema politico americano renasce após dois mandatos paupérimos do Sr. W.Bush, cercado e manipulado por um círculo fanático de ex-trostquistas e sionistas da revolução mundial, vulgo neo-cons.

Depois do pesadelo, o sonho renasce.

Obama - e independentemente da sua posição politica na resolução concreta dos problemas domésticos e mundiais - é uma lufada de ar fresco e uma confirmação das premissas dos Pais Fundadores desta grande Nação e que são a Liberdade, a Prosperidade e a Felicidade.

Comparando com a mediocridade dos politicos portugueses(governo e oposição), onde a baixaria e a mentira são as premissas da politica do dia-a-dia, hoje tenho orgulho em possuir também um passaporte da grande nação americana, e foi graças a ela, que conheci a liberdade e onde o meu trabalho foi valorizado e dignificado.

Os EUA podem ser a pátria da economia capitalista, mas também são a Pátria da Liberdade, a Pátria da Igualdade das Oportunidades e a Pátria dos Trabalhadores.

Falo por experiência própria!

Anónimo disse...

Lembro aos estimados leitores que os "Açores" também tiveram hoje presentes na cerimónia de posse do novo Presidente dos EUA, através da música do fenomenal John Phillip de Sousa e do novo fotógrafo oficial da Casa Branca, ambos descendentes de açorianos.

De facto para nós, açorianos, a América continua a ser a nossa terra prometida.

Lá somos respeitados.

Anónimo disse...

"Obama - e independentemente da sua posição politica na resolução concreta dos problemas domésticos e mundiais - é uma lufada de ar fresco e uma confirmação das premissas dos Pais Fundadores desta grande Nação e que são a Liberdade, a Prosperidade e a Felicidade."

Caro Açoriano,isto que diz fala por si.
Cá também temos muitos políticos desses,que façam o que fizerem são maravilhosos.

Parabéns por estar no país que gosta.
Parece que aí também têm muita gente a reclamar a independência do Novo-México e de cada um dos Estados.
São todos tratados com muita simpatia e agrado pelas autoridades.
Instalam-nos em hotéis especiais,com grades e muito sossego.

Vá-nos contando mais fábulas,até porque temos poucos ficcionistas na nossa literatura que sejam tão visionários.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Então o sistema político americano não é corruptível?
Valha-nos Deus.
Muito gostaria de saber o que fazem certos portugueses quando por lá andam. Pasmados, de boca aberta, a olhar para o alto dos edifícios? Só conseguem ver isso, mais nada?
Tenho muita simpatia pela América, mas procuro não cair no exagero.

Nuno Castelo-Branco disse...

Não assisti à posse de Obama. Já conheço o argumento da peça, desde a tomada do poder por outro risonho - este, profundamente imbecil -, o sr. "Jimmy" Carter.
Fico contudo espantado com a torrente de idiotias balbuciadas "pelos do costume" que fazem crer numa nova época de ouro, onde a paz, igualdade e prosperidade serão norma, ao ritmo do We Are the World. Infantil...
Como se os interesses dos EUA fossem compagináveis com o isolacionismo que em reserva mental é desejado sofregamente por Arrastões, 5 Dias, Jugulares, etc. A presença omnipotente da América no mundo, implica a tal intervenção constante, umas vezes com o recurso aos B-1, outras vezes à difusão da mensagem de "ordem moral", apelando aos "Pais Fundadores" e aos grandes princípios.Exactamente a mesma autoridade moral que permitiu o esbulho do México, a Guerra da Secessão, o ataque relâmpago a Espanha, as manobras para forçar a entrada na I e II Guerras Mundiais, as intervenções na América latina, a imposição da liquidação da presença ultramarina da França, Inglaterra e Portugal, a ocupação do Sudeste Asiático, a queda do Xá - e tudo o que isto significou para o Ocidente - e o actual e previsivelmente longo conflito no Médio Oriente.

Anónimo disse...

Alguns respeitáveis comentadores distorceram o alcance das minhas palavras.

O que quiz dizer, e novamente reafirmo, é que os Estados Unidos são uma nação decente, onde qualquer cidadão pode ascender na escala politica, académica, social ou económica independentemente da sua origem.

É o país que trata melhor e integra os emigrantes, desde que estes respeitem as leis em vigor.

É evidente que para quem quer entrar ilegalmente ou iludir as leis americanas não vai ter a vida fácil, pois se não houvesse regras o caos instalar-se-ia.

Outra situação é que os cidadãos dos EUA sentem-se protegidos pelas suas instituições e dirigentes.

Coisa muito diferente do que acontece em Portugal onde bastas vezes vemos os governantes, presidentes, deputados e outros "responsáveis" a vociferar contra os cidadãos e governar inclusivamente contra eles.

Ainda hoje o presidente Obama iniciou a sua presidência sob os signos do Estado de Direito e Transparência.

Comparando com o dia a dia da republiqueta portuguesa constatamos que há uma diferença abissal.

O jogo baixo, a mentira, a trafulhice, o saque, a extorsão, o compadrio, o partidarismo corrupto, a pesporrência e a incompetência são os traços "civilizacionais" que alguns insistem em não enxergar.

É verdade que a América não é nenhuma santa.Não senhor.
É verdade que na América há muitas injustiças e desigualdades.

Mas se não houvesse a América certamente que viveríamos na Idade das Trevas.

Em que país do Mundo, um filho dum emigrante, ainda por cima duma raça minoritária na América, traumatizada por anos de escravidão e segregação, ascenderia por mérito próprio e por meios democráticos à presidência?

Na Europa "multi-cultural" e "politicamente correcta"?

No Brasil "multi-racial"?

Anónimo disse...

Esses cidadãos não ascendem mais vezes porque das vezes que ascendem,como em todos os países africanos,vê-se o resultado.

O país que melhor trata os imigrantes é Portugal,legais e ilegais podem circular,roubar ,matar e recebem casinhas da Câmara cujas rendas,ao preço de um maço de cigarros,nunca pagam,bem como água e luz.
Recebem ainda um rendimento mínimo para comprar plasmas e playstations.

Melhor que isto...só na cabeça do estimado Açoriano.

O "jogo baixo,mentira e trafulhice" não há na América.
Esta nem merece comentário

"Outra situação é que os cidadãos dos EUA sentem-se protegidos pelas suas instituições e dirigentes."
Quais? Os que serviram de cobaias em experiências levadas a cabo pelos militares? Os que foram enganados para o Vietname e o Iraque? Ou sentem-se protegidos de uma criminalidades das mais elevadas do mundo? Não foi por aí nesse paraíso terreal que um governador andava a vender o lugar de Obama no Congresso?

Enfim são tantas as chatices que o mundo real causa ao seu mundo onírico que seria fastidioso...

Cumprimentos de um cidadão desta republiqueta.

Vá-se entretendo no seu wonderworld,
http://www.thelawparty.com/FranklinCoverup/franklin.htm

http://www.guardian.co.uk/world/2008/apr/15/religion.usa?gusrc=rss&feed=networkfront

http://www.danielpipes.org/article/995

http://www.time.com/time/nation/article/0,8599,1619091,00.html

Quantos milhares quer?

Anónimo disse...

"O jogo baixo, a mentira, a trafulhice, o saque, a extorsão, o compadrio, o partidarismo corrupto, a pesporrência e a incompetência"

Só em Portugal...?