12.1.09

AS "RECONSTRUÇÕES POSITIVAS"


«Vários intelectuais chineses assinaram uma carta pedindo o boicote aos noticiários e programas emitidos pela televisão estatal. (...) A missiva – assinada por mais de 20 académicos e advogados – lista pelo menos seis categorias diferentes de manipulação de informação e de “lavagens cerebrais”, incluindo a omissão de episódios de agitação social e o recente escândalo de contaminação de leite. O autor da carta, Ling Cangzhou, disse à BBC que os signatários estão fartos das reconstruções positivas que a CCTV dá às notícias domésticas e do tom negativo que acompanha os eventos internacionais.»

É confrangedor assistir quer à cumplicidade descarada, quer à complacência envergonhada dos nossos "intelectuais" com o regime, impróprias, uma e a outra, de verdadeiros intelectuais. De facto, quantos "intelectuais" portugueses teriam a coragem dos chineses em denunciar a autêntica "lavagem cerebral" que constitui a maior parte das prosas impingidas através das televisões e dos seus "isentos" comentadores, no fundo, as "reconstruções positivas" de que falam os chineses? Quantos?

10 comentários:

Anónimo disse...

a subserviência atinge sobretudo esta corja que vive da subsidiodependência.
estes vermes não têm qualquer valor para mim. as suas obras nem para fins pouco higiénicos.
dá uma ajuda a bufaria (Schutzstaffen) do
Nationalsozialistische Portuguisische Arbeiterpartei.

radical livre

joshua disse...

Constato que se há intelectuais em Portugal são uma bagatela, fáceis de leiloar e arrematar por bom preço da parte dos ferozes detentores de argumentos conjunturais ou não fosse a sua memória e capacidade de olhar para o lado, enquanto a devastação segue desencadeada, o equivalente a uma fina película de celofane.

Anónimo disse...

"É confrangedor assistir quer à cumplicidade descarada, quer à complacência envergonhada dos nossos "intelectuais" com o regime, impróprias, uma e a outra, de verdadeiros intelectuais."

E de que é que quer eles vivam ?

E saberão eles viver de outro modo ?

Anónimo disse...

Perpassa-lhes tanto nervosismo,
nestes políticos "socialistas",
na gaveta meteram o socialismo,
ficando um partido de oportunistas.

Bmonteiro disse...

Pois é.
Exactamente como me respondia Natália Correia, quando lhe fazia uma observação sobre o incómodo dos intelectuais:
Pois é Sr..., ai dos países em que os intelectuais deixem de ser incómodos.
JB

caozito disse...

Entretanto ... o "bem escolhido para o lugar", um tal de Martins, Gil Martins, "dispara" e diz que a neve é a culpada dos problemas que "apareceram" aos automobilistas que, desobedecendo (?!) aos avisos, meteram "pés" (e rodas) ao caminho.

E remata como sendo uma "operação normal".

Que a culpa foi da neve, ninguém duvida e, também, ninguém tem dúvidas de que o "salvamento" das encrencas é uma situação normal.

E, por último, também é normal que o país seja "orientado e governado" por um punhado de calhordas, convencidos de que "falam e discursam" para uma multidão de imbecis (possivelmente têm razão).

Anónimo disse...

A principal razão para que os "intelectuais" tugas nunca façam este tipo de denúncia passa, como é óbvio, pela perda do acesso "previlegiado" à manjedoura...

Unknown disse...

Intelectuais? Em Portugal?

Aladdin Sane disse...

Citando o terceiro comentador,

"E de que é que quer eles vivam? E saberão eles viver de outro modo?"

Muitos dos intelectuais e protointelectuais, mesmo com a criatividade há muito em estado de cristalização, muitos deles, dizia, aguardam por ora os subsídios atribuídos pelo Produtor Executivo (ou será Produtor Delegado?) de Teixeira dos Santos para a área da cultura, que carinhosamente designo de "culture club".

Poder-se-ia aplicar, salvo as devidas distâncias, o ditado: "Ovelha que borrega, bocado que perde". (Sendo que "borrega" é uma adaptação de "bale" aqui pelas minhas bandas.

Lura do Grilo disse...

Inclui aquilo a que eu chamo de jornalismo, manhoso, maldoso, ... etc no meu blog