«O maior desastre de 33 anos de regime encontra na Escola expressão carregada de funestas preocupações. Porém, a sociedade civil portuguesa, ao invés de apresentar uma alternativa, cavou ainda mais fundo o descalabro. Atentar nos escândalos da Moderna, da Independente e doutras Donas-Brancas produtoras de diplomas e mentecaptos, mais que um exercício estatístico e factual, deve ser, antes de tudo, uma reflexão sobre a tendência inata dos portugueses em enganar, falsificar, abusar e favorecer amigos, parentes e cúmplices. Falta-nos aquele sentido de pertença comunitária que impede a um britânico, a um alemão, a um canadiano ou a um australiano tirar vantagem pessoal de algo que está ao serviço da comunidade. Em Portugal, do porteiro ao Presidente, todos partilham de uma visão casualista, pelo que ninguém cumpre a lei conquanto esta não traga vantagem pessoal. O ensino privado mostrou quão impreparados estávamos para aceitar uma sociedade de direitos abstractos. Nisto, sou absolutamente anti-liberal. Afinal, para um vulgar gangster, que diferença haverá entre o negócio dos copos, da "movida nocturna", das pensões de má frequência e o ensino ? A meu ver, nenhuma.»
in Combustões
10 comentários:
Sócrates é pelo ensino público, disse ele.
Por isso mesmo é que se "licenciou" (com aspas e salvo seja, é claro) na defunta Independente e pôs os filhos na privada (salvo seja, também).
Viva a coerência! E não se pode exterminá-lo (outra vez, salvo seja)?
Cada um fala por si. Eu cumpro tudo o que devo cumprir e tenho a mesma decência de um canadiano (os outros não sei) que me impede de tirar vantagem pessoal de algo que está ao serviço da comunidade.
Numa democracia fantoche como a Portuguesa o povo elege e a naioria governa. Quem nao esta satisfeito saia / abandone como eu. Outros o fizeram no tempo da outra senhora... O retrato diario e sempre o mesmo... Muitos analfabetos e lots of chico-esperos...
-Factos curiosos, porque razão o ensino privado é tão procurado no secundário, e depois no superior já não goza igual prestígio? Serão razões económicas que levam as classes mais favorecidas a matricularem os filhos no privado? Se sim, porque razão mudam de estratégia no superior? E os menos favorecidos, que frequentando o privado no secundário, normalmente são quem frequenta o superior privado? Não existirão outras razões? Assim de repente ocorre-me que um pai com algum desafogo financeiro, não gostaria de ver o seu filho roubado á porta da escola, quando não lá dentro, fazer parte duma turma onde existem alunos vociferando palavrões e insultando professores, pensar que o filho poderá faltar a umas aulas, ou conviver de perto com a droga. Porque razão, em locais um pouco melhores, escolas públicas apresentam desempenhos próximos dos privados? É estranho, sabendo que os professores do ensino público têm em todas as escolas, os mesmos programas, e similares condições de ensino, horários! Ou será o ambiente escola segura, que terá falhado redondamente?
Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, explica as novas regras: o Manuel, o Tiago e o Francisco faltaram durante três semanas às aulas. Os três - quando regressarem à escola - terão que realizar uma prova de recuperação e sujeitaram-se às medidas correctivas que o conselho pedagógico do estabelecimento decidir. Independentemente de o Manuel ter faltado por ter "estado na borga", o Tiago por ter "partido um pé" e o Francisco "por ter ido de férias para a neve com os pais
PS - MY NAME IS Francisco...
caros comentadores
A escola privada é procurada, essencialmente, até o 11º ano escolaridade. Quem consegue por os filhos em escolas com bom ambiente, pôe! E porquê: bom ambiente? Porque na maioria das escolas públicas o nível dos alunos é constrangedor, violento e deprimente. Fala quem sabe! A minha mulher é professora, já foi agredida, esfaqueada (num braço), assaltada e não foi pior porque houve intervenção policial, tudo isto em escolas diferentes e em grandes cidades! Digam o que disserem, o "ambiente familiar" (dessa "elite popular" pós 74) é o grande responsável por esta degradação constante do nível dos alunos que temos a frequentar as escolas públicas. Como se não bastasse temos um ministério que persegue a "identidade" do professor e habilita-se a "obrigar" os professores a passar à força muito joio (para equilibrar as estatísticas face à UE) que não anda a fazer nada nas nossas escolas.
«O maior desastre de 33 anos de regime encontra na Escola expressão carregada de funestas preocupações»
Não para todos.
Resultados positivos da passagem pelas Modernas e Independentes:
Acessos a Ministro, a administrador da Caixa Geral de Depósitos, a PM até.
Portanto, as privadas como factor de sucesso.
Tudo bem.
De uma ministra que faz figuras destas, não se pode esperar muito.
http://www.youtube.com/watch?v=W9mU22TOLfs
No fundo Socrates sabe bem qual é o nivel em que se situam os seus ministros. E trata-os de acordo com esse baixo nivel. Um bom exemplo disso está neste video:
http://www.youtube.com/watch?v=e9K9RxX_ecQ
Eu estou em crer que o advento das Universidades Privadas foi um dos crimes mais nefastos e mais subtis!
De uma iniciativa de grande alcance para milhares de alunos,abrindo oportunidades a pessoas, empresas e todo o leque de actividades,por um passe de mágica,transformou-se num negócio sem regras e sem controlo,de milhões que encheram os bolsos de muita gente sem carácter.
Quem foram os ministros que deram os alvarás? E porquê aqueles cursos que têm receitas e não exigem investimentos?Que poderes se moveram e quais os contemplados?
Isto é que dava um grande livro!Mas como já hoje é evidente, há muita gente conhecida e "acima da lei e das investigações" para que alguma vez se faça a verdadeira história.
"Democracia fantoche"-brilhante!
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