2.11.07

A ESCOLA E O NEGÓCIO

«O maior desastre de 33 anos de regime encontra na Escola expressão carregada de funestas preocupações. Porém, a sociedade civil portuguesa, ao invés de apresentar uma alternativa, cavou ainda mais fundo o descalabro. Atentar nos escândalos da Moderna, da Independente e doutras Donas-Brancas produtoras de diplomas e mentecaptos, mais que um exercício estatístico e factual, deve ser, antes de tudo, uma reflexão sobre a tendência inata dos portugueses em enganar, falsificar, abusar e favorecer amigos, parentes e cúmplices. Falta-nos aquele sentido de pertença comunitária que impede a um britânico, a um alemão, a um canadiano ou a um australiano tirar vantagem pessoal de algo que está ao serviço da comunidade. Em Portugal, do porteiro ao Presidente, todos partilham de uma visão casualista, pelo que ninguém cumpre a lei conquanto esta não traga vantagem pessoal. O ensino privado mostrou quão impreparados estávamos para aceitar uma sociedade de direitos abstractos. Nisto, sou absolutamente anti-liberal. Afinal, para um vulgar gangster, que diferença haverá entre o negócio dos copos, da "movida nocturna", das pensões de má frequência e o ensino ? A meu ver, nenhuma.»

in Combustões

10 comentários:

Anónimo disse...

Sócrates é pelo ensino público, disse ele.
Por isso mesmo é que se "licenciou" (com aspas e salvo seja, é claro) na defunta Independente e pôs os filhos na privada (salvo seja, também).
Viva a coerência! E não se pode exterminá-lo (outra vez, salvo seja)?

Anónimo disse...

Cada um fala por si. Eu cumpro tudo o que devo cumprir e tenho a mesma decência de um canadiano (os outros não sei) que me impede de tirar vantagem pessoal de algo que está ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

Numa democracia fantoche como a Portuguesa o povo elege e a naioria governa. Quem nao esta satisfeito saia / abandone como eu. Outros o fizeram no tempo da outra senhora... O retrato diario e sempre o mesmo... Muitos analfabetos e lots of chico-esperos...

António de Almeida disse...

-Factos curiosos, porque razão o ensino privado é tão procurado no secundário, e depois no superior já não goza igual prestígio? Serão razões económicas que levam as classes mais favorecidas a matricularem os filhos no privado? Se sim, porque razão mudam de estratégia no superior? E os menos favorecidos, que frequentando o privado no secundário, normalmente são quem frequenta o superior privado? Não existirão outras razões? Assim de repente ocorre-me que um pai com algum desafogo financeiro, não gostaria de ver o seu filho roubado á porta da escola, quando não lá dentro, fazer parte duma turma onde existem alunos vociferando palavrões e insultando professores, pensar que o filho poderá faltar a umas aulas, ou conviver de perto com a droga. Porque razão, em locais um pouco melhores, escolas públicas apresentam desempenhos próximos dos privados? É estranho, sabendo que os professores do ensino público têm em todas as escolas, os mesmos programas, e similares condições de ensino, horários! Ou será o ambiente escola segura, que terá falhado redondamente?

Anónimo disse...

Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, explica as novas regras: o Manuel, o Tiago e o Francisco faltaram durante três semanas às aulas. Os três - quando regressarem à escola - terão que realizar uma prova de recuperação e sujeitaram-se às medidas correctivas que o conselho pedagógico do estabelecimento decidir. Independentemente de o Manuel ter faltado por ter "estado na borga", o Tiago por ter "partido um pé" e o Francisco "por ter ido de férias para a neve com os pais
PS - MY NAME IS Francisco...

Anónimo disse...

caros comentadores

A escola privada é procurada, essencialmente, até o 11º ano escolaridade. Quem consegue por os filhos em escolas com bom ambiente, pôe! E porquê: bom ambiente? Porque na maioria das escolas públicas o nível dos alunos é constrangedor, violento e deprimente. Fala quem sabe! A minha mulher é professora, já foi agredida, esfaqueada (num braço), assaltada e não foi pior porque houve intervenção policial, tudo isto em escolas diferentes e em grandes cidades! Digam o que disserem, o "ambiente familiar" (dessa "elite popular" pós 74) é o grande responsável por esta degradação constante do nível dos alunos que temos a frequentar as escolas públicas. Como se não bastasse temos um ministério que persegue a "identidade" do professor e habilita-se a "obrigar" os professores a passar à força muito joio (para equilibrar as estatísticas face à UE) que não anda a fazer nada nas nossas escolas.

Anónimo disse...

«O maior desastre de 33 anos de regime encontra na Escola expressão carregada de funestas preocupações»
Não para todos.
Resultados positivos da passagem pelas Modernas e Independentes:
Acessos a Ministro, a administrador da Caixa Geral de Depósitos, a PM até.
Portanto, as privadas como factor de sucesso.
Tudo bem.

Anónimo disse...

De uma ministra que faz figuras destas, não se pode esperar muito.
http://www.youtube.com/watch?v=W9mU22TOLfs

No fundo Socrates sabe bem qual é o nivel em que se situam os seus ministros. E trata-os de acordo com esse baixo nivel. Um bom exemplo disso está neste video:
http://www.youtube.com/watch?v=e9K9RxX_ecQ

Anónimo disse...

Eu estou em crer que o advento das Universidades Privadas foi um dos crimes mais nefastos e mais subtis!

De uma iniciativa de grande alcance para milhares de alunos,abrindo oportunidades a pessoas, empresas e todo o leque de actividades,por um passe de mágica,transformou-se num negócio sem regras e sem controlo,de milhões que encheram os bolsos de muita gente sem carácter.

Quem foram os ministros que deram os alvarás? E porquê aqueles cursos que têm receitas e não exigem investimentos?Que poderes se moveram e quais os contemplados?

Isto é que dava um grande livro!Mas como já hoje é evidente, há muita gente conhecida e "acima da lei e das investigações" para que alguma vez se faça a verdadeira história.

Anónimo disse...

"Democracia fantoche"-brilhante!