1.11.07

E AINDA ANDAM COM ELES AO COLO

«... órgão que tinha Pepetela — sim, o escritor que em 1997 recebeu o Prémio Camões — como «inquiridor principal», muito temido pelo seu «registo particularmente agressivo». A Comissão das Lágrimas era a antecâmara da purga. Além de Pepetela, outros dois escritores angolanos foram seus inquiridores: Luandino Vieira, Prémio Camões em 2006, “distinção” que recusou; e Manuel Rui, que ainda não recebeu o Prémio Camões, mas foi, entre outras coisas, ministro da Informação (dispenso-me de explicar o conteúdo do cargo).»

in Da Literatura

7 comentários:

Anónimo disse...

Uma corja!

Pitucha disse...

Fiquei chocada quando soube disto. Nunca imaginei que pessoas que escrevessem com tal sensibilidade, pudessem ser ... tão insensíveis!
Mais um pouco de inocência que se vai...
Beijos

lusitânea disse...

Um povo sem memória, portanto anestesiado acerca do que é bom e mau para si e para o seu futuro não tem ambição de resistir como país independente.
Hoje em dia temos o país confuso porque não existem rapazes maus.Façam o que fizerem ou que tenham feito.Mas em tudo deveria haver um pingo de vergonha.Aqueles ex-traidores que alinharam contra os seus concidadãos pelos vistos arrependeram-se e estão novamente aninhados entre nós e á nossa custa.E com os tais prémios.
Isso e aqueles que não quiseram ser Portugueses, nos deram luta e que agora clamam por "ó tempo volta para trás..."com o aplauso da rapaziada das nacionalizações e desnacionalizaç~ºoes e dos humanistas do Homem novo esculpido a partir do "bom selvagem" que a régua, esquadro é delineado em nocturnos templos e executado por uma carneirada subsidio dependente pois que mais nada sabe, nem pode fazer.

Anónimo disse...

Nós baixamos a cerviz frente a estes tipos que jamais deixaríamos entrar em nossas casas.Há, entre nós, uma espécie de cloroformio que esquece, esconde o lado negro de certa gente.

Esta gente que está sempre no sítio certo, nas comissões, nos júris, que ninguem sabe quem representam e que legitimidade tem.

No outro dia fui a uma sessão pública e havia lá uns tipos que se apresentaram como "Tribunal para o Iraque".Um juiz do
supremo?,uns tipos do PC, uns militares.

Mas quem é esta gente,que entrega prémios a torcionários?

Anónimo disse...

«Mas quem é esta gente,que entrega prémios a torcionários?»

Mas esta é que é a pergunta absolutamente pertinente.
Eu queria era saber quem fez parte do Júri da atribuição do Prémio, os nomes, os nomes publicados, todos os nomes !

António Viriato disse...

Há muito que ler e meditar nesse livro, estranhamente, pouco citado na Comunicação Social, demasiado ocupada com os sucessos literários de figuras mediáticas...

fado alexandrino. disse...

António Viriato disse...

O livro não pode ser citado na Comunicação Social porque contradiz as verdades oficiais, conforme vai poder acompanhar no docudrama de Joaquim Furtado.