2.2.06

O SILÊNCIO DAS SEREIAS


Naquela conversa aqui relatada com Medeiros Ferreira (não me parece que seja uma inconfidência), fiquei a saber que a estrofe do poema de Rilke que ilustra o Bicho Carpinteiro - "se eu gritar, quem poderá ouvir-me nas hierarquias dos anjos?" - foi ideia sua. Há uns anos, numa conferência em Lisboa, George Steiner, num francês irrepreensível, citou a "Parábola das Sereias", de Kafka. Lembrei-me dela agora, não sei bem porquê. Como Ulisses, talvez alguns tenham sobrevivido ao canto das sereias. Todavia, nenhum homem jamais sobreviveu ao seu silêncio. Lá onde as sereias deixarem de cantar, reina qualquer coisa pior do que a tentação de Ulisses. Talvez o fim de uma certa ideia de "humanidade".

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves:
Não é uma inconfidência.Logo no primeiro post contei que a JAD tinha tido a ideia do blogue,proposto a minha colaboração,dado o nome ao dito e aceite a minha sugestão do verso apelativo de Rilke, cuja Elegia ela conhecia.Aliás disse-lhe mais ou menos isso no nosso feliz encontro na Cister.Até breve