13.1.12

CANALHICE

«A América não tem, decididamente, compleição para reinar sobre a orbe.»

5 comentários:

VF disse...

Orbe é substantivo masculino.

Anónimo disse...

O Nuno Castelo branco tem toda a razão.

A América, a pouco e pouco, vai revelando, não só a sua decadência económica e militar, mas principalmente a sua DECADÊNCIA MORAL.

Como aconteceu ao grande Império Romano que caíu por dentro, cheio de imoralidade, corrupção e ganância!

Carlos disse...

De arrepiar...

Anónimo disse...

O autor da frase que é citada por João Gonçalves sai-se com esta afirmação, a propósito da imagem de quatro soldados norte-americanos urinando sobre cadáveres: «Estas imagens aterradoras - que eu saiba, nem os SS ou os NKVD se deixaram precipitar em tão profundo abismo de rebaixamento....»
Confesso que fiquei chocado com a comparação, a meu ver absurda, com os SS e os NKVD, só explicável ou por ignorância da história ou (e não quero acreditar que assim seja) por má fé!
Que a a fotografia - chocante, sem dúvida - de quatro homens sem o mínimo sentido de decência, permita caracterizar toda uma nação, é algo que não me parece minimamente razoável. Infelizmente, em todos os cenários de guerra são cometidas atrocidades e é difícil encontrar inocentes entre os contendores.
A diferença reside no facto de os SS terem levado a cabo uma política de Estado e, se por acaso não urinavam sobre cadáveres, exerciam as mais diversas e repugnantes perversidades sobre pessoas vivas.
A favor dos EUA depõe a circunstância de ter, apesar das suas fraquezas, uma imprensa livre, que não escondeu, antes exibiu as fotos em causa, e bem assim uma opinião pública que exigirá que a mão da justiça se faça sentir pesadamente sobre os prevaricadores.
Em todo o caso, tendo em vista as perspectivas que se anunciam sobre os futuros senhores do orbe, em que se contam China e Rússia, confesso que, tendo de escolher, fico-me pelos americanos.
Aguardo com curiosidade a publicação deste comentário, já que, aparentemente, comentário essencialmente idêntico que enviei em momento anterior, não passou no crivo do moderador.

Ousado Anónimo disse...

Compreendo,compreendo. A herança do velho Bowdler,que se entretinha a publicar versões so Shakespeare expurgadas de cenas ou linguagem chocante,tal como a do Papa Pio IV que mangou tapar pudicamente os atributos das figuras do "Juízo Final" da Sistina,ainda está viva e viçosa. Moderemos,moderemos...