19.8.08

O "PONTALISMO"


Mário Crespo continua a saga "silly" em torno do PSD. Esta noite calhou - certamente por mera coincidência - a vez a outro "apoiante" do "jovem" Passos Coelho, o Pedro Marques Lopes. Puxou a ambos o pé para o "pontalismo". O "pontalismo" é uma "ideologia" de veraneio descoberta por meia dúzia de "comentadores" para zurzir em Ferreira Leite e passar os "tempos mortos" de Agosto. Quer o circunspecto Crespo, quer o sorridente Pedro - imaginamos imediatamente qualquer um deles, em Quarteira, agarrados a uma perna de frango assado e esmagados por uma prosa inimitável de Mendes Bota - defenderam que a presidente do PSD devia ter ido ao Pontal como se tal fosse uma obrigação "popular-democrática" irrecusável e o Pontal correspondesse a uma espécie de "convenção" partidária norte-americana onde os "confetti" são substituídos por palitos, bandeirinhas laranja e arrotos. Ora se há coisa que fica bem a Ferreira Leite é não alinhar no "pontalismo". O que é preciso (para sobreviver no saco de gatos desmamados que é o PSD) é que "alinhe" urgentemente qualquer coisa. Sobretudo para evitar que o PSD pareça entregue ao Deus dará e ao vazio apenas preenchido por tagarelas estivais.

9 comentários:

Anónimo disse...

o pateta-alegrismo promovido por crespo saíu na rifa ao psd.
já me chega zé chavez; silva, ministro dos golpes de estado; vitorino dona constança; menezes, ângelo. hoje saíu como jeque-pote guterrez, a picareta falante.foi avaliar quanto lhe devem os desalojados (dólares).
estas cigarras estivais deviam ter o fim das outras.
PQP

radical livre

Carlos Medina Ribeiro disse...

Baptista-Bastos publica hoje, no «DN», uma crónica sobre o Pontal intitulada «Pequenas e vãs excitações». Pode ser comentada no blogue onde ele também as publica - [aqui].

fado alexandrino. disse...

Coitado do Baptista-Bastos.
Ele desde que o Cunhal morreu que anda em luto perpétuo.
Começa logo a crónica a dizer que A ausência de Manuela Ferreira Leite na Festa do Pontal fez estremecer de ira os dois terços de militantes do PSD que nela não votaram.
Ele não sabe e ninguém o ensina que havia mais dois candidatos e assim as contas dele estão tão certas como a ideologia que perfilha.

Anónimo disse...

Para mim, em política o que interessa é o conteúdo e não a forma. Ir ou não ao Pontal é irrelevante. Depende do que a Dra. Manuela Ferreira Leite fosse lá dizer e fazer.
O que me interessa são propostas exequíveis, sérias, pensadas, bem fundamentadas, suportadas numa estratégia de rumo e de desenvolvimento para o país.
Em Portugal há de facto muitos políticos que devem a sua carreira a uma estratégia igual à de qualquer feirante de qualquer feira, de qualquer parte do mundo. Para eles os "Pontais" (sejam eles no Algarve, no Minho, na Assembleia da República ou nas TV's) são o palco ideal para "darem expressão aos seus talentos". Daí que, para esses, a defesa do "pontalismo" se tratar de uma autêntica luta pela sobrevivência.
O silêncio da dra. Manuela Ferreira Leite não é, por enquanto, grave. E quanto maior o ruído que os "gatos desmamados dentro do saco que é o PSD" fizerem entretanto, maior o silêncio e mais atenção lhe darão quando a Dra. Manuela Ferreira Leite resolver falar. O que ela vier dizer nessa altura é que fará a diferença (ou não).

Carlos Medina Ribeiro disse...

Não me revejo em nenhum dos actuais partidos; no entanto, a curiosidade leva-me a tentar saber as opiniões deles acerca do que vai pelo mundo e - já agora... - pelo país.
E é em vão que tento saber o que pensa o PSD (e, nomeadamente, a sua líder) acerca - por exemplo - dos problemas que têm preocupado o cidadão-comum ultimamente.

Marcelo R. Sousa, a propósito do silêncio de MFL aquando da paralisação do país pelos camionistas, sentenciou que estar calada fazia parte de uma estratégia inteligente - e disse-o sem se rir...
Pois bem; cada um sabe de si... Mas não será 'inteligência a mais'?!

josé ricardo disse...

tem razão no que afirma. no entanto, penso que manuela ferreira leite confunde, entre outras coisas, popular com populismo.

Buriti disse...

Uma coisa é certa, no PSD existem os que arrotam e os que nem pensar nisso. Mas esta estrutura bipartida parece ser a de todos os partidos e, enfim, a de todo o país. Só não sei qual dos dois lados é pior.

Anónimo disse...

Onde? Na SIC Notícias do Ricardo Costa, meio irmão do outro, número dois do Premier? Não, jura?

Dinis disse...

Mais uma vez não publicou um comentário meu. Está no seu direito. Absoluto e incontestável. Continuarei a ler o blogue. É meu direito inalienável de que não abdico.
Cumprimentos