28.8.08

O ERRO NO PLANO DE DEUS


Escreve o Baptista-Bastos, um dos poucos "autênticos" que sobrevive mesmo quando não concordamos com ele: «Henri Michaux, poeta de que gosto muito, autor, aliás, de um pequeno livro, Equador, este, sim, maior, escreveu: "Só lutamos bem por causas que nós próprios modelamos e com as quais nos queimamos ao identificar-mo-nos com elas.» Pois é. O mesmo Michaux também nos ensina que «sempre que a gente esquece o que são os homens, caímos na facilidade de lhes querer bem.» Ou, na versão "dura" de Marguerite Duras, o erro no plano de Deus. O homem, naturalmente.

7 comentários:

Anónimo disse...

Com o Baptista Bastos nem é tanto se se concorda ou não. É que o homem simplesmente não consegue acertar numa parede. Veja lá: entre tanta coisa do Michaux você pesca logo uma com uma pintarola e tantos. O Bastos caça uma banalidade e pêras. Viva o Batista. Pim

Anónimo disse...

o belga Michaux era melhor a meter-se na passa
a margarida gostava delas duras. hoje só há "pendurezas" moles e socialisticamente correctas
sempre "la solita cagata"
dizia Franco «não se podem deixar sós» cagam logo fora do penico
PQP

radical livre

Carlos disse...

O Baptista-Bastos é coerente e é um dos últimos jornalistas (senão o último) da velha escola, formada nas redacções (e que sabia escrever; lamento, mas a maioria dos jornalistas escreve pessimamente).
Quanto à Duras, um dos maiores génios da literatura (pelo menos, para mim), tudo na sua escrita é muito duro, mesmo quando assim não parece.

Ritinha disse...

De acordo, caro Radical Livre.
Outro problema é que, quem lhes pega ao colo, como o faz o João, acaba por ficar mijado.

Anónimo disse...

Nas discussões do tempo da minha juventude, com colegas de estudo, sempre afirmei, quando me vinham com a treta da necessidade de mudar o regime vigente,que não era com mudanças de regime que o país se endireitava, mas sim com a mudança do homem. Retorquiam que não era possível mudar o homem. Nessas ocasiões sempre lhes disse
que se não era possível mudar o homem não tivessem esperança em qualquer mudança no país. Mas a ditadura caiu e veio um atropelo de democracia.
E porque é que o país não mudou? Simplesmente porque a canalha humana é a mesma.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Um pequeno reparo ao 1.º comentário - que termina com «Viva o Batista. Pim»:

O referido, a propósito do Novo Acordo Ortográfico, só pede que não lhe tirem o 'P'...

Anónimo disse...

P/carlos medina ribeiro

De acordo e aqui vai c/o "P": Baptista