26.8.08

(IN)SEGURANÇA INTERNA

Fora o PS, o resto do regime manifestou a sua perplexidade acerca das novas leis da segurança interna e da investigação penal. Os juízes até acham que foi violado o princípio da separação de poderes e que o futuro secretário-geral da coisa será um mero delegado político ao serviço da maioria de circunstância. Apesar de tonto, o PS não irá certamente indicar para o cargo um dos seus eternos "disponíveis". Deverá ficar por conta de um magistrado disposto ao "sacrifício", independentemente da magistratura (MP ou judicial) a que pertença. A esquerda - o PS, em particular, porque já leva, entre Guterres e Sócrates, uns bons anos disto, para não falar dos "idos de 80", com Soares, onde foi concebido o "sistema" em vigor na dependência do premier -, com os seus "observatórios", não se dá bem com a segurança interna. Os resquícios ideológicos e os preconceitos "culturais" tolhem-na. E existe uma retórica "apaziguadora" que passa a vida a esbarrar com a realidade. Legislar infinitamente não resolve um átomo dos problemas. Nunca se legislou tanto em matéria de justiça e segurança interna e vejam onde (não) chegámos. Este episódio é apenas mais um capítulo na triste biografia do legislador anónimo. A realidade segue, impiedosa, esta noite.

7 comentários:

Anónimo disse...

Haja esperança no eventual Partido Social Federalista !

Anónimo disse...

Segurança: Há dias em que ocorreram "igual, ou mesmo mais assaltos" - Gabinete Coordenador
O número de assaltos registados hoje não é especialmente preocupante, na opinião do responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança, general Leonel Carvalho, uma vez que ele tem "conhecimento de outros dias em que ocorreram igual, ou mesmo mais assaltos".

Palavras para quê?
É uma aberração portuguesa,concerteza.

ana disse...

Assisto aos medias/blogs muito preocupados com o secretário-geral de Segurança Interna, mas ninguém comenta os super poderes do Procurador Geral da República obtidos com a LOIC.

Anónimo disse...

parafraseando o pedreiro-livre Dr. Manuel Brito Camacho
«no socialismo a merda é sempre a mesma, só variam as moscas»
os portuguesesainda vão nascer com chip no cu
PQP

radical livre

Anónimo disse...

Estava eu a sentir uma enorme frustração, pensando que este que é um dos deveres fundamentais de um Estado, uma das razões que levaram o Homem a viver em comunidade - a segurança - e um dos motivos primeiros que levou à cobrança de impostos, frustação a pensar na forma como são gastos os impostos que eu pago, eis senão quando me ocorreu: com estes génios que temos tido como responsáveis (políticos) por tão fundamental questão, com toda a certeza o que se passa é que "a máquina" só revelará toda a sua eficácia e genialidade quando houver 1 assassinato e mais de 200 assaltos a bancos por minuto em Portugal. Daí os responsáveis não parecerem muito preocupados! Quando isto for sério, então é que iremos ver como "o Sistema" funciona bem!!!
Esta questão, uma das poucas em que estamos a convergir com a Europa, até pode ser entendida como um sinal de nos estamos a tornar uma sociedade cada vez mais cosmopolita, culta, liberal, multicultural ... Londres!?? Paris!?? Nova York!?? Em Lisboa há muito mais e mais grave criminalidade!!! Vai ser um orgulho!

Anónimo disse...

Gostei do seu depoimento (2:03). O nosso país tem muitos anos de História e de polícias e ladrões e se isto virar para o sério também acho que alguém agarra nisto. O nosso PM (e isto nem é perseguição) mas não me parece uma pessoa muito segura e isso não ajuda a segurança interna, não ajuda a nada e acho que até ele está desejando que o tempo passe. A política PS resume-se a nada, sempre os mesmos e está tudo bem e vai tudo bem e é preciso é agarrar os empregos e mandar, bem ou mal, mesmo assim acho que o Soares os metia a um canto. Sobre o processo Casa Pia ficaram muitas desconfianças e duvido que eles ganhem, eu não conheço ninguém que vá votar no PS, mas também são precisas alternativas.

Anónimo disse...

Em matéria de segurança interna vejo, pelos muitos comentários de desapontamento que vou lendo, que são muitos os descrentes na possibilidade de se conseguir algum dia uma segurança efectiva, eficaz. Permitam-me que veja, nesta matéria, o futuro com um pouco mais de optimismo, pois acredito que quando um maluco meter o focinho dentro do bacharel arvorado em licenciado e, bem assim, do ministro da justiça e do ministro da administração interna, leis eficazes serão imediatamente promulgadas para nos darem maior segurança.