7.6.08

UMA BOLA NO LUGAR DA CABEÇA


«Não é por acaso que a televisão que é paga com o dinheiro dos contribuintes para fazer uma coisa inefável que é o “serviço público”, ou seja ter outras prioridades que não sejam as audiências, é a que mais (ou uma das que mais) mergulharam na visão do país como um enorme campo de futebol e dos telespectadores como tendo uma bola na cabeça e o cachecol da “selecção”, com horas e horas de directos, semi-directos e pseudo-notícias sobre trivialidades, de tal maneira que Portugal, o mundo, os problemas, as notícias, ficam soterradas a um canto do delírio patriótico com o futebol. O governo, num dos piores momentos de sempre, agradece. Os romanos reconhecer-se-iam no Portugal de hoje, com o imperador a dar circo e gladiadores, para esconder que a guerra corre mal na Germânia e que não há dinheiro no tesouro para pagar o trigo do Egipto.»

José Pacheco Pereira, in Abrupto

3 comentários:

Anónimo disse...

Lá está o Pacheco a armar aos cucos. Como se o país não fosse o que é, metade dos tugas não fossem tontos e a outra metade ainda mais. Como se ele, que já foi deputado, não soubesse que os deputados fecham a loja mais cedo para vêr jogos "importantes" e etc. É óbvio que é uma vergonha nacional o folclore da selecção exibido até ao vómito pela TV/Rádio pública e privada mas é-o ainda mais o simples facto de aquilo ser o conteúdo e a substância da espessa alma Tuga. Por sinal até nem é fabricado ou encenado: existe e é assim, tonto e visceral. E é isso que devia doer ás meninas bem formadas do regime. Que a caca exista e não o simples facto de ele ser mostrada

Anónimo disse...

Pior que os romanos; muito pior! Enquanto eles davam "pão e circo", estes estão a esquecer-se do pão. Aqui as multidões estão a sair às ruas e não é para glorificar o "imperador".

Anónimo disse...

só veja a rtp1 para ouvir o prof. aos domingos.
em coimbra ia à bola de 15 em 15 dias pela convivência das claques.pertencia à "vai faltar a água". adora ouvir os "céguinhos" que alem desta expressão chamavam ao árbitro "filho duma senhora solteira". na rtp tudo é exagerado até à náusea. até a "patrioteira", mal de que nunca sofri.
na qualidade de contribuite tenho de suportar esta pepineira.
PQP