10.6.08

O DIA DA RAÇA


Depois do "25", para não "ferir susceptibilidades", o "10 de Junho" passou a chamar-se prosaicamente "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". A componente "Camões" ainda teve alguma ressonância nas comemorações presididas por Eanes. Jorge de Sena, Vergílio Ferreira, Agustina, Magalhães Godinho ou Eduardo Lourenço produziram prédicas à altura. Depois, o "10 de Junho" passou a pretexto para enviar as cortes do regime lá fora, junto dos emigrantes, e para Soares e Sampaio só não terem condecorado as porteiras dos respectivos prédios. Camões aparecia furtivamente numa tirada inspirada pelo escriba de serviço e pouco mais. O Estado Novo celebrava o Dia de Portugal e a Raça. Os dois eram indissociáveis. Havia Portugal, aqui e no Ultramar, e havia raça. Cavaco Silva cometeu o perjúrio, aos olhos do PC e do Bloco, dois partidos manifestamente preocupados com a Nação - e as duas forças políticas que mais têm ganho com os disparates de Sócrates -, de ter falado no "dia da raça". Já pediram "explicações". O jornal Público, patrioticamente, indignou-se. De facto, deve ter sido um whishful thinking presidencial. Cavaco gostaria de poder presidir a um país com uma raça e, para sua infelicidade, não tem quase um e não tem, de certeza, a outra. Explicações para quê?

19 comentários:

Anónimo disse...

Contrariamente a nós próprios, com uma esquerda parola bafienta e de meia tigela, os irlandeses vão mostrar-nos no próximo referendo que são um verdadeiro povo com raça, na verdadeira acepção da palavra. Não tivessemos nós medo de a usar, na acepção mais nobre e sem preconceitos, e seríamos de certeza um povo bem melhor. O problema é que a esquerda deste país é completamente obscura, triste e muito mal intencionada.

Anónimo disse...

João G, isto é muito simples, o PCP e o Bloco acordaram e pensaram: Epá já há muito tempo que não embirramos com o Cavaco.."

E pronto, depois dá nisto! Temos de compreender, eles gostam é disto

JSA disse...

Raça? Qual raça? O João é rafeiro alentejano ou siamês? Que é isso de raça portuguesa? Ainda se fosse "povo português" (que seria quase tão ambíguo, mas ao menos tem a vantagem de ser algo de identificável).

Anónimo disse...

O burro mirandês:
http://olhares.aeiou.pt/burro_mirandes___em_vias_de_extincao/foto1268911.html
e o boi barrosão:
http://jorgeantoniofilipe.blogs.sapo.pt/11354.html
são raças genuinamente portuguesas.

joshua disse...

Já te disse, João, que o mais provável é que pela primeira vez vote no BE ou no PCP, em 2009, à falta de um bom um Partido Monárquico, estruturado, forte, ousado, e não esta colecção de besouros entretidos com onomástica e pedantarias, em que me pudesse rever. À falta disto e dado o colapso Moral em toda a linha do famigerado Centrão, esse rodízio de oportunismos e de incompetência exímia em se reproduzir e perpetuar.

Não quero, de modo nenhum, ser deselegante, reles ou impróprio para consumo, mas dizer 'puta que os pariu' é pouco, tendo em conta as nossas expectativas de progresso Económico e Social e o nosso desígnio de mínimos de Orgulho Histórico defraudados no contexto mundial extra-ópio-fraco sucedâneo futebol!

Mas estas mariquices do BE ou do PCP a propósito da expressão 'raça' no circunlóquio cavaquiano, conotada por eles estritsmente com um passado nesse particular talvez bem mais brioso, mete-me nojo. Raça de camelos! Raça de froxos!

Nem o Daniel Oliveira, que como ambos sabemos até é muito simpático, porreiro e gentil no trato pessoal, resistiu ao mote e preferiu embandeirar em Títere, polemizando em matéria de linguagem, quando nos dá água pela barba em matéria de substância concreta e de Ética Pública.

Raça de zombies, pá! Ser popularucho está-lhes no sangue.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

quando dos encontros de futebol em que jogava Jasé António Camacho com as meias caídas falavam da raça espanhola. fora disso só oiço falar de câes de raça.estou cansado do ladrar dos rafeiros do regime
PQP

Anónimo disse...

Nem Raça nem reacção, ambas palavras, como se sabe, com uma ligação telúrica ao Portugal de Salazar, a primeira por acomodação, a segunda por... curioso... reacção. Encerra-se o ciclo, abrem-se as pernas de um país cada vez mais ranheta e facada. Mas não é só Cavaco que deixa o pé fugir para o "24", basta estar atento aos discursos, quase sempre os essenciais da estratégia socialista, e pensar de onde lhe chega a... inspiração. Mas esta é uma conversa que poderia ser perigosa se não ficasse por aqui.

Anónimo disse...

Teve muita piada a indignação do Rosas acerca de raça e simbolismo. Deduzo que pipi pode afinal não ser urina, vá-se lá saber porquê.

Anónimo disse...

Eu não gosto particularmente de Cavaco porque, entre outras coisas, ele pertence à raça dos que mastigam com a boca aberta. Isto fará de mim um racista?
Ó diabo.

Nuno Castelo-Branco disse...

Tinha 14 anos, vivia em Lourenço Marques e já me parecia absurdo esse "Dia da Raça". Qual raça, quando ainda por cima se falava de Portugal do Minho a Timor?
Quanto ao enCavacanço, não há problema: quem quer repúblicas, paga-as. Aqui custa 16 milhões€/ano, mais dúzias de amigos assessores, mais os 3 ex- na "retraite", além da imposição de Ordens mutiladas" em todos os 10 de Junho (cerca de 1300€ por cabeça. Até o Almeida santos já é Nobre da República. Qual é a "raça" dele?

Anónimo disse...

JOSHUA
faço minhas as suas palavras.
Eu, que até tenho votado no BE.
Como tambem poderia votar Manuela F. Leite.Se ela me souber cativar.
JB

Anónimo disse...

A RAÇA PURA PORTUGA É RAFEIRA, devidamente entrosada com várias outras, tendo recentemente acresentado ao seu vasto leque algun componentes de leste, américa do sul e amarelo, que estavam em falta.

O que não se percebe é a confusão mental e temporal dum PR, que deve ser o garante máximo duma data de coisas democráticas, com as comemorações duma ditadura.

a guardemos as explicações e evoluções ....

Unknown disse...

Reduzir a palavra "raça" ao seu significado genético (como, aliás, o fez Darwin nos seus trabalhos) é sintoma de ignorância. Claro que do ponto de vista estrictamente genético nós portugueses somos todos rafeiros. Mas se relerem o Camões, poderão verificar que o termo tem significados mais elevados. E o Camões não teve culpa do aproveitamento político que o Estado Novo tentou fazer da palavra no seu sentido mais amplo.

Anónimo disse...

Realmente o principal problema do País (ou já será país!?)passa por este gravíssimo facto!
Será que Pátria também é pertença de Salazar?Hein,hein!!

Anónimo disse...

Frncisco,

claro que só estava a falar do ponto de vista genético.

aliás isso é bom, dado aumentar a probabilidade de defesa biológica, ao contrário das raças ditas "puras".

quanto ao resto, a Pátria é a minha língua (mesmo maltrata ....), e tem um pedigree único e puro!

Anónimo disse...

O prof. cavaco Silva qui-se referir a raça como energia e força para ir para a frente. Não percebo bem qual é o problema desta gente. Só não percebo porque é que o Joshua e o Nuno ficaram chateados com o presidente, até porque o meu ex-colega Nuno era um miúdo cheio de raça!
Isabel Moreira

Anónimo disse...

Pois Isabel,

Mas não acredite que os bébés vêm de França, mesmo que seja o PR prof. cavaco a dize-lo.

Contudo, pode ser o resultado duma explosão de energia entre dois seres humanos, independentemente da "raça" de cada um.

Olhe, que a cegonha venha por bem ....

De qualquer modo, parece-me que qualquer explicação do prof. ficará no pântano das indefinições, onde se afunda a "raça tunga"

fado alexandrino. disse...

Mas será que ninguém percebe que raça tem muitos significados.
O que Cavaco queria dizer era "olhem a raça daquele fulano" mas errou porque salvo nos forcados é preciso procurá-los com uma lupa.

Marco Oliveira disse...

Mas há algumas raças portuguesas: o Rafeiro da Alentejo, o Serra a Estrela, o Podengo Portugês, o Perdigueiro português, o Cao de Fila de S. Miguel,...
:-)