7.6.08

A CINEMATECA BENARDIANA


Isabel Pires de Lima é seguramente melhor deputada do que foi ministra. E cumpre melhor como deputada do que Pinto Ribeiro como ministro. Primeiro, por causa do "acordo ortográfico". E, agora, num artigo no Público, sobre Bénard da Costa e as "dúvidas" do "only one" sobre a criação de um "pólo de programação da Cinemateca" no Porto. É bem feito para Isabel. Aquando da procissão a favor da continuação daquele director-geral em funções para além do legal limite de idade, Pires de Lima, então ministra, "cedeu" à pressão da vasta confraria "benardiana". Bénard, graças ao raro privilégio de que goza no regime, trata a Cinemateca não como nacional mas como coisa sua. A "confraria", aliás, não admitiria outro propósito. Desconheço a intenção de Pinto Ribeiro em colocar Pedro Mexia como "número dois" de Bénard. Espero que não tenha sido para o envelhecer precocemente e, pior do que isso, no mesmo sentido do seu vitalício director. Não convinha que Mexia estivesse já a pensar na Cinemateca como uma futura coutada pessoal, seguindo o mau exemplo do benemérito e venerando Bénard. A Cinemateca existe para prestar serviço nacional. Não é só de Lisboa. Nem, sobretudo, é só de Bénard.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante ver o J.Gonçalves em sintonia com a medíocre proto-comuna Isabel P.de Lima. Claro que ela queria aplicar ao Bénard a mesma receita que aplicou ao Pinamonti e à Dalila Rodrigues,e substitui-lo por um dos "amigos e camaradas",talvez do gosto do ilustre Secretário de Estado que tão bem a acolitava.O Bénard tem 74 anos,mas não está gágá,pelo contrário,vide os belos artigos que escreve para o "Público". E vide os programas mensais da Cinemateca,que na minha modesta opinião,de bafiento nada têem. O Bénard é o entusiasmo e a reflexão sobre o Cinema em Portugal,e deve ter ensinado e estimulado gerações a ver cinema,como ninguem neste país.Não merece mais algum tempo na instituição que modelou para gozo de todos os cinéfilos,e não em autismo,como V. ,seguindo a sinistra Lima,afirma ? Declaração de interesses: Não faço parte do cortejo dos apoiantes do Bénard,não assinei textos de apoio,apenas,por acaso,gosto de cinema. Chega para o efeito.

Unknown disse...

Apesar dos seus indiscutíveis méritos, não vejo bem o que terá ido fazer o Mexia para a Cinemateca. Quando foi convidado devia era ter exigido logo o lugar de DGeral da instituição.

Anónimo disse...

a republica socialista dos "salvadores" que suportamos acabou nos "salvados" e no "salve-se quem puder".
são todos "proprierários": da democracia, da verdade, dos organismos que dirigem.
com rarissimas excepções são suburbanos sem qualquer tipo de qualidades que eleitos por um povo ignorante e cada dia mais estupidificado.
PQP

Pedro Góis Nogueira disse...

Para mim o mais revoltante em relação à cinemateca nem é a total centralização, o pior é a forma como funciona com as suas sessões, que é algo que no mínimo afasta um bom punhado de amantes do cinema que tem de trabalhar para viver. Vejamos, encerra sempre ao Domingos, todos os feriados, algumas "pontes" e durante todo o mês de Agosto. É para descanso do pessoal, que se supõe cansado. Quem quer bom cinema que se aguente.
Pergunto-me se alguma vez procuraram arranjar alternativas, como por exemplo não terem todos férias ao mesmo tempo ou arranjar gente que possa substituir quem está fora. Não seria esse o procedimento normal e razoável para lidar com as duas salas de cinema importantes do país. É um bocado aquela filosofia: se não puderam ver aquele filme de Sam Fuller que passou ás 15h30 de terça-feira, azar, isso não é problema nosso.
E depois acham que promovem o cinema com sessões ao ar livre, uma nova livraria e museu do cinema. Pensam que com isso disfarçam as baldas que dão à arte que dizem que amam.

de.puta.madre disse...

O MC trocou-se todo ...
Mexia devia estar na CASA FERNANDO PESSOA. A qual já devia ter sido desinfestada dos "prosadores e afins".

Sem Doclisboa ou sem Indie ainda se perceberia que na falta de alguém: vai o Mexia. Mas Doclisboa e Indie são bons e recomendam-se, logo este MC anda a apanhar bonés ...
A Cinemateca ou a Casa Fernando pessoa não são propriamente o SCP ou o SLB ... pensem o resto q aborrece-me escrever estas coisas que as pessoas deviam saber como uma tabuada ... vale