6.6.08

CRESÇA

«Goste-se ou não de Barack Obama e de Manuela Ferreira Leite, este é um momento para celebrar. Porque prova que é possível, porque derruba preconceitos e combate estereótipos e porque mostra que o tecto de vidro pode estilhaçar-se», escreve a Fernanda Câncio no "Diário de Notícias". Esta língua de pau já não se usa. Obama ou Ferreira Leite impor-se-ão ou não porque os respectivos eleitorados lhes reconhecem méritos políticos próprios e não exactamente por Obama ser "afro-americano" e Ferreira Leite uma mulher. Este argumentário, à força de querer ser modernaço, acaba por ser reaccionário e sexista. Nenhum deles é um coitadinho que "estilhaçou" um hipotético "tecto de vidro" que separa permanentemente a Fernanda do mundo. Cresça.

22 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que eles não são nenhuns coitadinhos mas tem de admitir que esse ponto de vista é legítimo nem que seja pelo facto de ser inédito

Anónimo disse...

Coitados deu-lhes para ali...
Agora elege-se por ser negro,por ser mulher. Amanhã por ser chinês,por ser coxo,cego,enfim,valha-nos Deus.
Dele...perdão,dela vem sempre a mesma conversa redonda dos preconceitos,etc.
Será que tal como o menino Jesus nasceu sem pecado original,esta gente "da corda" nasceu sem preconceitos? Ou será que apenas alguns preconceitos os incomodam?
A mentira e o cinismo são a chancela da casa.

Buriti disse...

Já não há pachorra para a estupidez dessa Câncio. A argumentação assenta em preconceitos... ora, como todos sabemos, o preconceito é próprio de gente burra, de gente que veste ideias "prêt-à-porter".

Anónimo disse...

Realmente é uma visão infantil - muito jornalística, por sinal, no sentido em que o cliché, a tirada burra e a palermice são apanágio do discurso mediático. O problema com Obama não é ele ser preto ou meio-preto: é ter um discurso absurdo e irrealista. Quanto à Manuela, o problema é ela ser economista - essa malta devia estar toda presa.

Anónimo disse...

socialismo rançoso do coitadinho cheio de "novos oportunistas" para
"novas oportunidades"
PQP

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo. E acresce, no caso de Ferreira Leite e congéneres, independentemente da côr partidária, que o único tecto que estilhaçaram foi o do futuro próximo e se calhar longíquo do paizeco.

Nota - Gostei que tivessem alterado a leizinha que não permitia ao ex-PR Ramalho Eanes acumular umas reformazitas. Foi uma boa bofetada de luva branca aos parolos da Europa que pensam que cá na choldra, não se faz nada para acabar com as desigualdades entre os mais ricos e os mais pobres.

Anónimo disse...

Portugal teve:
A filha de Afonso Henriques que governou Portugal na doença do Pai.
Isabel que fez frente a D. Diniz e a muitas políticas do governo.
Leonor Teles que arrastou Portugal para a crise de 85
Filipa de Lencastre que definiu as regras na corte de Joao I
D. Leonor que fez frente a Joao II e impos-lhe o sucessor.
Luísa de Gusmão e a filha Catarina, rainha de Inglaterra que governaram o país na ausencia de maridos e filhos.
A inenarrável Carlota Joaquina.
As duas Marias.
A Maria do Salazar.
Lurdes Pintasilgo.
A minha empregada doméstica negra Laura que impunha as regras lá em casa!
Parece que só a 1ª República não conheceu mulheres...
Que tectos de vidro é que se estilhaçaram?
E isto para não falarmos das tentativas em casar o rei de Portugal com uma princesa da Etiópia...(negra)!
Xico

Nuno Castelo-Branco disse...

Inédito... pois sim! E então o que dizer de Margareth Tatcher ou de Angela Merkel? Não convém, não é? E podemos até recuar muito atrás na História, porque exemplos há aos pontapés. O Pombal não era mulato?

Unknown disse...

Como diria o Eça, à criatura faltam as "basezinhas"...
Que diabo, a baronesa Thatcher ainda anda por aí.
E , apesar de desaparecidas,todos sabemos os nomes de Golda Meir,Ghandi e Bhutto.
Só não me recordo da graça da "salerosa" Presidente da Argentina...
Mas suspeito que a questão de "género" aparece um pouco como "entulho": aqui o busílis é cromático, digamos assim...Mas se a coisa se vier a confirmar, preparemo-nos para tempos interessantes...Os WASP perderem a "upper hand"?..Hard to believe!

Anónimo disse...

Não tenho procuração da F. Câncio,mas suponho que ela tambem sabe que existiram, e em que funções, a Indira Gandhi,a M.L. Pintasilgo,a Thatcher,a D.Urraca,etc. A questão é que se trata dos E.U.A.,país fundamental para todos quer queiramos quer não,mas país onde ainda subsistem enormes manchas de racismo mais ou menos explicito,e de conservantismo social que dificilmente veria com bons olhos a colocação de uma mulher na Casa Branca. A América não é (infelizmente)só Nova Iorque,S.Francisco e as grandes Universidades,mas uma terra com "profundezas" de preconceitos já em desuso na maioria da Europa. Nesse sentido a Câncio tem razão. Sei que esta opinião não é evidentemente a do autor do Blog,nem de grande parte dos seus comentadores fieis,mas como já tenho tido sucesso em ver publicados os meus reparos,aqui fica mais um,sem estrangeirismos nem nada...

LdM disse...

Vinha eu aqui dizer-lhe que lhe retribui a cortesia de me ter inserido na sua lista de links, quando li isto.
Ao que me surgiu a questão: mas ainda consegue ler o que esta senhora escreve?

Um Abraço

Anónimo disse...

"A questão é que se trata dos E.U.A.,país fundamental para todos quer queiramos quer não,mas país onde ainda subsistem enormes manchas de racismo"

Que engraçado!
Diga-me o nome de um país onde não haja racismo.
Será na África negra?
Haverá um bom e um mau racismo?
Só os brancos são racistas?
Um bando de atrasados pretende enterrar a nossa civilização em panasquices e subserviências a subculturas e minorias. Um bando de jornaleiros e vesgos afoga-nos em disparates preparando o advento da nova barbárie e temos todos que tomar a pílula,porque é políticamente correcto!
Isto vai acabar mal.

Unknown disse...

A questão é mais profunda: existem sempre as pessoas que Lenine qualifcava de "inteligentes úteis".
Ontem Ana Gomes, hoje Fernada Cância, amanhã... O Poder sabe mexer bem os seus cordelinhos.
Quanto ao retrato dos Estados Unidos esboçado pelo Anónimo acima, será aceitável, mas pode adaptar-se a quase todos os países do Mundo.

fado alexandrino. disse...

Como escrevi no meu blog, este artigo da Doutora Câncio tem importância na medida em que aceita que Obama foi escolhido por ser negro, perdão afro-americano.
Isso, os media portugueses procuravam sempre esconder.

MagudeMagude disse...

*****
Resposta, simples, prática, coerente, incisiva!

Jorge Oliveira disse...

O leitor Mefistófeles tirou-me as palavras do teclado.

Se, como diz um leitor anónimo, ainda (?) subsistem enormes manchas de racismo nos EUA, a verdade é que o mesmo acontece, curiosamente, em qualquer país onde existam negros. Nos EUA ou na própria África.

Em África, porque os negros ainda vivem mentalmente na idade média e são verdadeiramente racistas uns com os outros. Nem vale a pena dar exemplos. Vêm nos jornais e nos noticiários com suficiente frequência.

Nos países de maioria branca, os negros incomodam que se fartam toda a vizinhança, pelo seu comportamento, pelos seus hábitos culturais e, mais do que isso, pela permissividade das autoridades, dominadas pelo espírito da pseudo intelectualidade de esquerda, tipo a dessa Câncio.

Perto de minha casa existiu um bairro de barracas (felizmente já foi desmantelado) habitado por uma maioria de negros, em que a música tocava aos berros pela noite dentro, aos fins de semana. Só vidros duplos reforçados conseguiam atenuar a barulheira para podermos dormir qualquer coisinha. A polícia fica perto e também ouvia o barulho, mas para nossa desgraça, não ia lá partir-lhes aquela porcaria toda.

Gostava de saber se num país africano, algum grupo de brancos se atreve a fazer algo de comparável, sem ficar cortado ás postas...

E durante a semana eram os foguetes a estoirar a qualquer hora do dia ou da noite a avisar os drogados de que tinha chegado um novo carregamento. Era só ir à janela e, passado um bocado, vê-los a chegar.

Há quem chame racismo à atitude das pessoas que se incomodam à brava com estas bagatelas.

Anónimo disse...

Estas coisas sexistas cabem muito bem na cabeça destas Cancias...

Modernaços... eheheheheheheh

Anónimo disse...

No alvo!

Anónimo disse...

Com que então não há sexismo ou racismo,hem?

Falam,falam, mas não dizem nada...quantos dos que aqui postaram são Mulheres ou Negros?...

Um dedito no ar??...

"Um grupo de brancos a fazer algo comparável"... a incomodá-los com música? Mas se nós brancos andámos,andamos e andaremos POR MUITO TEMPO a dar-lhes "música" e olhe que não é da boa...

Pergunto de novo, haverá "aqui"
alguma Mulher ou Negro???


Fiquei gelada com a "INFINIDADE" de Mulheres que tiveram real PODER neste País (neste ou em qualquer outro qualquer País...),nem se vê o fim da fila... ah e muito obrigada a quem me lembrou Meir,Tatcher, Gandhi,Butho a salerosa Evita,Pintasilgo.Goste-se ou não,devem ter sido mesmo muito boas para vencerem num Mundo de pensamento EXCLUSIVAMENTE masculino!!!

Shame of you!!!

Gloria

Anónimo disse...

Eu sou uma lésbica, preta e judia aqui a postar. E agora Gloria?

Anónimo disse...

Afinal havia um dedito...

E agora o quê?

No anonimato até eu sou homossexual, judia e bem negra...

O "pacote" não me impressiona!!!

Aliás, a eleição de Obama não deixou de ser, para muitos dos seus apoiantes, um acto de racismo mas de sinal oposto...

Mas...sendo tudo isso...poderá então afirmar que não há racismo e sexismo? E que este Mundo(Ocidental e Oriental) não é de pensamento exclusivamente Masculino?

Nem o Dr pangloss seria acometido de tal ingenuidade...

Levante lá o dedinho...

Gloria

Anónimo disse...

E digo mais,

O "fenómeno" Obama, seria irrepetível ou muito dificilmente aqui na Europa, quanto mais em Portugal(país inenarrável, avesso a novidades, jogando pelo certinho, monótono, atavicamente ignorante, preconceituoso e por isso mesmo racista, etc...embora estejam estes nossos politicozinhos,a impôr-nos essa deplorável mania do Politicamente Correcto, a tentar colmatar as más consciências...e o pessoal a aderir a esses modismos...mas o preconceito do racismo e sexismo existem e estão aí para durar, e são altamente lesivos da dignidade de um ser humano.

E eu, se pudesse votar, a minha escolha seria Hillary, não por ser
Mulher, mas porque dentro todos, para mim era a melhor, mas isso é totalmente discutível, já não o é a existência do racismo e do sexismo. Mesmo na actualidade é e SERÁ POR MUITO TEMPO UMA REALIDADE!!!

Gloria