7.4.08

UMA FÉ ROBUSTA

Não foi certamente escrito a pensar em nós, mas o "Angelus" do Papa Ratzinger, ontem, no Vaticano, reflecte o estado geral da arte. «Sembra che la speranza della fede sia fallita. La stessa fede entra in crisi a causa di esperienze negative che ci fanno sentire abbandonati dal Signore. Ma questa strada per Emmaus, sulla quale camminiamo, può divenire via di una purificazione e maturazione del nostro credere in Dio. Anche oggi possiamo entrare in colloquio con Gesù ascoltando la Sua Parola. Anche oggi, Egli spezza il pane per noi e dà Se stesso come il nostro Pane. E così l’incontro con Cristo Risorto, che è possibile anche oggi, ci dona una fede più profonda e autentica, temprata, per così dire, attraverso il fuoco dell’evento pasquale; una fede robusta perché si nutre non di idee umane, ma della Parola di Dio e della sua presenza reale nell’Eucaristia.»

5 comentários:

joshua disse...

Pelo Breu caminhamos, mas na Vossa Luz, Senhor, veremos a Luz.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

Caro João,
em tempo pascal, ao meio-dia reza-se o Regina Caeli, conforme explica o próprio Bento XVI no Regina Caeli de dia 24/3, que aqui colo em tradução divulgada pela agência Zenit:
«(...)a oração que nós recitamos hoje e todos os dias do tempo pascal, (é)o Regina Caeli no lugar do Angelus. O texto, que substitui nestas semanas o Angelus, é breve e tem a forma directa de um anúncio: é como uma nova "anunciação" a Maria, feita desta vez não por um anjo, mas por nós cristãos que convidamos a Mãe a alegrar-se porque o seu Filho, por ela levado no seio, ressuscitou como tinha prometido. De facto, "alegra-te" tinha sido, em Nazaré, a primeira palavra dirigida à Virgem pelo mensageiro celeste. E o sentido era este: "Rejubila, Maria, porque o Filho de Deus está para se fazer homem em ti". Agora, depois do drama da paixão, ressoa um novo convite à alegria: "Gaudete et laetare, Virgo Maria, quia surrexit Dominus vere, alleluia - Rejubila e alegra-te, ó Virgem Maria, Aleluia, porque o Senhor verdadeiramente ressuscitou, aleluia!".»
Aliás, no site da Zenit (http://www.zenit.org/index.php?l=portuguese)já se pode também encontrar o texto a que o João faz referência em português: http://www.zenit.org/article-18042?l=portuguese
Cumprimentos,

Anónimo disse...

io no sonno credente, un uomo senza fede nella umanità.
este Papa deve ser escutado por aqueles que como eu têm o azar de ter sócretinos como dirigentes

Anónimo disse...

Bento XI, detentor de imensa cultura é, cada vez mais, uma voz que clama no deserto de uma sociedade ocidental que tem, progressivamente, abandonado a cultura do espírito na procura do conhecimento, para se contentar com a posse de bens físicos e materiais, adquiridos a qualquer preço, que a tem conduzido pelos caminhos da barbárie que, a médio prazo, ditará o seu auto-aniquilamento.

Anónimo disse...

Anónimo das 5:24
Rectifico: deve lêr-se Bento XVI e não Bento XI como por lapso foi escrito.