1.4.08

ENTRE DOIS AVIÕES


Foi há vinte e três anos e, tipicamente, o dr. Soares continua na mesma. Num livrinho de 1985, Vitorino Magalhães Godinho, quando perguntado acerca de Mário Soares, referiu que «o dr. Mário Soares sabe aquilo que vai aprendendo por esse mundo entre dois aviões» e que "não tem uma ideia consistente.» As primeiras frases deste artigo, sobre Sarkozy (imagino que este nem deve dormir a meditar nas opiniões do dr. Soares), parecem retiradas daquele livrinho como um magnífico auto-retrato. Lá pelo meio, num acesso de manifesto bom gosto, Soares ainda fala, presume-se que babado, dos "encantos bem à vista" da mulher do presidente francês. Como dizia Vasco Pulido Valente, «há quase um século que não lhe entra uma ideia na cabeça, como coisa distinta das trivialidades piedosas para uso oratório, que ele adapta à variável inclinação dos tempos.» Entre dois aviões.

35 comentários:

Anónimo disse...

Acho perfeito o artigo de Mário Soares. Se a "sabedoria" de Soares é aprendida entre dois aviões, então convido todos os bloguistas a voar o mais possível, pois sempre retirarão algum proveito.

Quanto a Sarkozy, que não creio conclua o seu mandato, estamos conversados.

Unknown disse...

E esta perfeita vacuidade é considerada,cá na paróquia,um "estadista"...

MagudeMagude disse...

*****
(contos proibidos)
Um oportunista de má memória, para milhares de Portugueses!
Infelizmente - digo, presente!

Anónimo disse...

O Dr. Soares muito preocupado com o senhor Sarkozy e com a Europa que não conseguiu ainda sair do impasse em está há anos. Coitada da França. Mas,deixe lá, não desanime... contente-se com o florescente exemplo português, para o qual o senhor deu um valioso contributo. Olhe, ofereça-lhe uma autobiografia sua para que o homem se inspire...

Anónimo disse...

Estupenda foto! Estou a ver Mário Soares a deitar-lhe a si, João Gonçalves, a língua de fora ... após a leitura do seu post.

Fernando Vasconcelos disse...

Perdoe-me a ignorância mas quem é esse tal Vitorino Magalhães Godinho ? A sua opinião sobre o Dr. Mário Soares é válida e abalizada porquê? Vasco Pulido Valente conheço claro e quanto à quantidade de ideias que lhe saiem estamos falados. O problema é que quantidade não é forçosamente qualidade. Não posso (obviamente) pedir-lhe que concorde com o Dr. Mário Soares. Posso no entanto pedir-lhe respeito. E quanto a não entrar qualquer ideia estou como o anterior comentador ... voem muito porque pelos vistos entre dois aviões consegue-se aprender e melhor do que ficando permanente à espera de um qualquer salvador da pátria. Mário Soares foi e ainda é um dos maiores pensadores deste país, concorde-se ou não com o que diz. Deveriam ter (muito) mais respeito.

Anónimo disse...

Eu li o artigo. Mário Soares criticou a visita de Sarkozi ao Reino Unido mas não explicou o que é que achava mal. Ficámos na mesma como a lesma!
Quanto ao Kosovo, então a alemanhã já não reconheceu? E a França? E a Inglaterra, ou esta última não pertence à velha Europa?
O que Mário Soares disse sobre os Balcãs, nesta altura do campeonato, é confrangedor. Qualquer pessoa bem informada à mesa dos cafés, há semanas atrás, dizia a mesma coisa. Agora vem o Dr. chamar-nos a atenção para uma evidência como se tivesse descoberto a pólvora!
Xico

João Gonçalves disse...

Alguém explica ao Vasconcelos quem é Vitorino Magalhães Godinho?

Anónimo disse...

a Vera Lagoa dizia do filho do padre Soares "avião do primeiro ministro itinerante"

Anónimo disse...

Ora, os encantos de Carla Bruni não se comparam com os de Maria Barroso Soares.

Nuno Castelo-Branco disse...

Lembram-se da famosa viagem surpresa às Seychelles das tartarugas gigantes? Foi no regresso da viagem de inauguração do aeroporto de Macau. Estava tempo de valente borrasca em Portugal e assim, as centenas de passageiros dos A340 da TAP, beneficiaram de uma "surprise visit" ao arquipélago do Índico. É o que se chama aprender entre dois aviões, digo, dois aeroportos.
A propósito, o Mickey Rooney está a deitar a língua de fora, ou a tossir?

Anónimo disse...

Ó fernando vasconcelos, então o sr. Soares agora é um Pensador? Desde quando? Não lhe conheço as teses para além da inclinação para o laicismo socialista.... a pensar como ele há milhões neste país....

Anónimo disse...

A ironia da história é que um dia vamos ter de gramar umas ruelas e pracetas com o nome deste senhor Soares, pois ainda haverá uns distraídos ou uns lambedores que acham que o homem valia um caracol.

macxdream disse...

Esta "terrinha" esta cheia de ÓTARIOS , como é possível ainda levar a serio este velho gaga, peça para cagar e desapareça de cena!!!!!!

Anónimo disse...

Caro Fernando Vasconcelos,não tem que pedir perdão pela sua ignorância,por desconhecer M.Godinho.
Já me custa mais entender como nâo conhece Mário Soares.
Pode consultar uma verdadeira radiografia que é feita por Rui Mateus em "Memórias de um PS desconhecido".
O resto pergunte aos dirigentes angolanos,que eles acabam de traçar o perfil da figura.

Anónimo disse...

No entanto, Soares carrega o peso da História contemporânea de Portugal nos seus ombros, e é o «pai» da entrada do nosso país na modernidade.
Velho, mas não ultrapassado pelos tempos, conserva a frescura que falta a tantos "intelectuais" por aí andam.

Anónimo disse...

"Memórias de um PS desconhecido", escrito por Rui Mateus, um colaborador muito próximo de Soares, um livro que eu tenho procurado por todo o lado e ainda não encontrei. Está, há muito, esgotado. O que se passa, então, com os editores deste País? Atentos, veneradores e obrigados?

Anónimo disse...

Frescura é um termo bem empregue, porque fresca é a individualidade!

Anónimo disse...

Um dia, em pleno apogeu da verborreia político-saloia que continua a tem admiradores por cá, a veneranda figura explicou assim uma incoerência arreliadoramente desmascarada: "Só os burros é que não mudam..."
Está tudo justificado para a eternidade nas placas das ruas e ruelas sob o aplauso dos do costume. Até que um dia alguém limpe.

António Pereira disse...

Mário Soares, pois... pois..., Óh Sr. Guarda, desapareça daí!!
Este país merecia melhor, mas enfim, cada povo tem o que merece.

Anónimo disse...

Nos seus ombros não diria,na conta bancária talvez...

Anónimo disse...

A maior desgraça que os Portugueses fizeram depois de 76 foi a sua eleição em 86 como Presidente e a sua permanência aí durante 10 anos.É o "pai" do assalto maçónico-socialista ao poder,ao Estado e à Sociedade com os resultados desastrosos que se conhecem hoje, 20 anos passados sobre o permanente trabalho de sapa efectuado:um País submergente,um Estado neo-totalitário,um Povo desmoralizado e empobrecido.Contudo,cuidado!Não está gágá nem reformado e tudo fará para que Portugal se afunde definitivamente e a nomenklatura maçónico-socialista que apadrinha sobreviva com bolsos atulhados com os salvados.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 2:30,não pergunte aos livreiros.
Foi com muita sorte que consegui um exemplar.
A máquina fundacional socialista tornou-se dona dos direitos do livro e recolheu todos os exemplares,proibindo a sua publicação posterior...democráticamente.
Assim continuam muitos crédulos e ingénuos a comprar as aldrabices que o capo lhes vende a preço de saldo.

Anónimo disse...

Ao a.s. das 2:42 PM:

Quem disse "Só os burros é que não mudam..." não foi Mário Soares mas Salgado Zenha!

esse.antonio disse...

Que tal o Fernando Vasconcelos consultar a Wikipédia? Tem algumas indicações sobre o Prof V M Godinho.

Anónimo disse...

Está enganado, anónimo das 7:27. Sem negar que Salgado Zenha também tenha usado essa frase (desconheço), foi mesmo o outro que a pronunciou...

Fernando Vasconcelos disse...

Aos que me recomendaram a consulta da wikipedia assim farei. Aos que me lançaram uns quantos adjectivos mais ou menos simpáticos agradeço do fundo do coração. Sabem que não é a adjectivação por mais forte que ela seja que vos dá mais ou menos razão. De resto eu pensava que a teoria da conspiração era um exclusivo dos sociais democratas, socialistas, comunistas e extrema esquerda em geral. Vejo agora que afinal também as há em outros quadrantes. Vou concerteza ler o que me recomendam, não gosto da ignorância, poderia do meu lado recomendar-vos outras leituras que talvez vos pudessem explicar porque razão admiro Mário Soares ...

Anónimo disse...

A ignorância da juventude é um espanto, como dizia o Jô Soares (não confundir com o filho do Mário).
Com mais de 40 anos, este "jovem" Fernando Vasconcelos não sabe quem é Vitorino Magalhães Godinho. E permite-se vir aqui alardear a ignorância, bem patente, aliás, na forma como escreve "concerteza" e "porque razão"...
Ó homem, enxergue-se, meta a viola no saco e só reapareça depois de ter lido qualquer coisa.

Fernando Vasconcelos disse...

Caro Anónimo
Quanto à ignorância estamos conversados. Não, não sabia quem era Vitorino Magalhães Godinho e depois? Agora já sei, graças a construtivo conselho de um outro leito. Desculpem mais uma vez a ignorância. Aparentemente essa falta e a ortografia têm de ser exemplares para uma participação aceitável neste blog segundo alguns. A ignorância caro anónimo felizmente não se mede apenas por aquilo que não se sabe mas pela vontade de aprender. Coisa que relativa à educação caro anónimo também lhe ficaria bem. Quanto a conselhos de abstinência aceitaria-os de bom grado do autor do blog ou até de alguém que não se esconda atrás do anonimato. De si caro anónimo, definitivamente não. Sabe, a parte boa desta notícia é que os complexos de superioridade intelectual também se curam.

Unknown disse...

Aceitá-los-ia...

Sou do tempo da escola autoritária e opressora,mas que ,escandalosa e reaccionàriamente,ensinava mesmo...

Fernando Vasconcelos disse...

Caro Jacinto

Se quiser continuar o "nitty picking" de erros de ortografia ou de gramática pode fazê-lo à vontade.

Já agora os advérbios em "mente" não se acentuam ... pequena falha da escola autoritária que ensinava mesmo :-)?

Como está a ver é sempre possível encontar erros. É só uma questão de investir o tempo necessário ao efeito.

Acho sinceramente que não faz muito sentido continuar nesta linha de discussão. Penso que este blog tem outros temas bem mais interessantes de conversa do que isto. Não estou a participar pela vontade de contrariar. Participo pela minha vontade de aprender e de livremente e educamente discutir ideias.

Se quiserem continuar a corrigir o meu português só tenho de agradecer. Fique bem,

Fernando Vasconcelos

Anónimo disse...

O ignorante, agora, já se permite dar lições.
Olhe, seu analfabeto, não é "aceitaria-os", mas aceitá-los-ia.
Quanto ao resto, desampare-me a loja, certo?

Unknown disse...

Corrigenda :

"autoritária" e "opressora"

As aspas tinham ficado em casa...
As minhas desculpas.
Assunto encerrado.

Fernando Vasconcelos disse...

Caro Anónimo:

Efectivamente permito-me chamar-lhe a atenção para a sua incorrecção e continuarei a fazê-lo sempre que achar que o devo.

Pode continuar a utilizar os adjectivos que bem entender. Acredite que não vou entrar nesse registo indigno de pessoas educadas. Posso ser ignorante e analfabeto mas pelo menos tenho a educação que aparentemente lhe falta a si.

Quanto à loja como já lhe disse se ela for sua é com todo o prazer que a desamparo. Se não fôr sua então não estou bem a ver a que título de autoridade se permite esse conselho.

A boa educação infelizmente faz-lhe muita falta, e essa, pelo menos aparentemente, não passou nas suas aulas de português perfeito.

Anónimo disse...

Há perto de 60 anos aprendi que havia 3 tipos de categoria: a categoria real, irrefutável; a categoria de merda e a merda de categoria.
Costumo dar ao socialismo a mesma tipologia.
Em qual dos tipos de socialismo se deve enquadrar o Snr. Mário Soares. Já foi um merda do socialismo quando abraçou o comunismo, ideologia que pelos crimes que cometeu não passa de uma grandessissima merda.
Mais tarde afirmou que era republicano, democrata, socialista (mas não introduziu o verdadeiro socialismo no país, quando teve possibilidades para isso) e laico (mas não descansou enquanto não foi visitar o Papa. Pudera fomos nós que pagámos).
Não há muito tempo foi arengar para Setúbal aos socialistas que o aturam.
Entre muitas bacoradas que lançou pela boca fora limito-me a citar apenas uma: "a palavra socialismo não está hoje muito em voga, mas não tardará que o esteja".
A palavra socialismo não está em voga porque existiram socialistas, da merda do socialismo, que mataram para cima de 100 milhões de pessoas. A palavra socialismo não está em voga porque o chamado patriarca do socialismo, a que eu chamo de merda, meteu o socialismo na gaveta quando o seu interesse a isso obrigou.
E caso para dizer como o fez Juan Carlos: Porque não te calas?