5.12.07

PRETOS

Vem a aí a extraordinária "cimeira". Depois dela, que resta? Nada, a não ser ter-se gasto não sei quantos milhões a organizá-la, ter-se sido maçado com as restrições de circulação e ter-se prejudicado os comedouros da Expo durante três dias. Tudo fecha para ver passar os beduínos nas suas viaturas à prova de humanidade. África continuará a ser a mesma terra queimada e abandonada, primeiro pelo "homem branco", depois pelos que "salvaram" a alma africana do dito "homem branco". Nos idos de setenta também fomos "exemplares" na matéria e continuamos a ser com os negócios que alimentam as nomenclaturas perpétuas que lá deixámos. Os apertos de mão e as fotografias trocados entre democratas e ditadores, beneficiam sempre estes últimos. Há coisas em que somos mais pretos que o preto. Nem sequer é preciso explicador.

6 comentários:

Anónimo disse...

Para que serve esta Cimeira? Vão dizer que toda a gente se vai portar bem e prometer trocazinhas comercias e petróleo uns aos outros?! Podiam bem fazê-lo por telefone. Entretanto gastamos nós 10 milhões de Euros para tirar umas fotos com uns quantos ditadores-zecos? É mesmo show-off à Sócrates (e à tuga parolo), esse tecnocratazinho irritante com as suas corridinhas matinais em todo o mundo. Nunca mais desaparece este palhaço inútil que nos envergonha.

lusitânea disse...

O Sec Estado Cravinho ficou com ciúmes do Comissário das minorias e vai daí está de distribuir em grande, organizando a cimeira UE-UA
De facto se nós temos que nacionalizar quem "nos escolhe" e sentá-los na nossa mesa do orçamento( muitos e muitos milhares tratadinhos com os máximos carinhos , não vão arrepender-se e ir-se embora... ou escolher outros...)o que deixava o Sec Est Magalhães infeliz e o ministro da segurança social preocupado com a futura falta de mão de obra capaz de inviabilizar a implementação do plano tecnológico, nada melhor do que mostrar como somos bons em acolhimentos, sem sequer olhar se são ditadores ou não...
Na minha opinião é de facto deitar dinheiro á rua.Não vejo a mínima oportunidade dos tesos capitalistas portugueses poderem mamar o que quer que seja algures em África.A malta é mais adepta de pagar, cá e lá, com muita solidadriedade e muitos maus negócios.E para isso nem são preciso cimeiras.

Anónimo disse...

"HELP AFRICA TOGETHER"! Cimeira politicamente correcta, de todas as condescendências, incluindo as piores. De superfície: à medida de uma loja de conveniência.
(Saudade, só do Senhor Mandela)

Anónimo disse...

caro João Gonçalves e José Quintela

Então o "relatório Porter" (encomendado pelo Cavaco à uns anitos) não dizia explicitamente que o nosso futuro passava por África? O que ele não sabia é que nós já lá estivemos e viemos de lá com as cuécas na mão ao abrigo de uma guia de marcha do sr. Soares, paizinho do nosso socialismo. Agora queremos voltar... por virtuosismo de outro socialista. Não tarda regressamos outra vez, mas desta feita com uma mão à frente e outra a trás!!!!

Anónimo disse...

Há anos quando se organizou uma das primeiras cimeiras dos PALOP's lá,no Conselho de Minsitros de S.Bento,viram-se aflitos p/sacar umas verbas extras do OE p/dar a cada um dos Visitantes:chamou-se a isso "um per diam",ou seja,uma espécie de «ajudas de custo»,(igual à dos FP's,percebem?apesar de virem c/tudo pago,cá pelo otário Ex-colonialista=Papá-Portugal:um brilharete prós pretos,à moda do coelhone,as usual...então e agora!)p/cada um desses amigos africanos poder comprar uns cigarritos,um garrafão-zito,umas xóriças,uns óculos escuros,um mini rádio portátil c/auscultadores e até poderem curtir uma ou outra noite lisboeta.
Espero que,desta vez,o Sec-Estado Cravinho não tenha pensado nisto p/todos os que prá-í vêm,caragos!!!Então é que o SecEst da Reforma Administrativa nem os 2,1% dá de aumento aos FP's em 2008...
Midarte

José Amador disse...

Como afirmou a pouco correcta Ana Gomes, a maioria dos chefões africanos que vêm à cimeira deviam estar na prisão. Mas, ao contrário, são recebidos com honras de estadão.
Para além das boas intenções e dos muitos milhões gastos com a segurança desses delinquentes, pouco se pode esperar desta cimeira onde hipocritamente a situação no Darfur não consta na agenda dos trabalhos!