16.12.07

A "VOZ DO POVO"


Numa das suas passeatas pelo país, Cavaco Silva afirmou que "em democracia, os agentes políticos têm que estar preparados para ouvir a voz do povo." Parece que era a propósito da educação, mas podia perfeitamente ser a propósito de tudo. Por exemplo, do "tratado europeu". Cavaco e Sócrates farão os possíveis para evitar que a ratificação em Portugal se faça pela via referendária. Já aquando de Maastricht, Cavaco, o então 1º ministro, "outorgou" a reforma do tratado de Roma ao país. Descontando uns colóquios para iniciados onde se defendeu o referendo, a coisa passou indemne. É evidente que o país ignora tudo o que diz respeito à Europa e, a seu tempo e depois desta maravilha "reformadora", a Europa passará a ignorar-nos com outro método. "A voz do povo" é uma figura de retórica, porém, no caso em apreço, uma sociedade amorfa, pobre (material e intelectualmente), não cosmopolita e, em muito sentidos, "anti-europeia" só teria a ganhar em falar da Europa. Não especificamente do "europês" do calhamaço jurídico para orgasmo de burocratas em permanente trânsito de e para Bruxelas. Mas falar da Europa que, para bem e para mal, moldou o comportamento colectivo, a contabilidade da democracia e a sobrevivência política das instituições. O tratado de Lisboa afasta-nos mansamente disto tudo, repondo a "centralidade" no "consenso" europeu. Um pouco de mato periférico (recorro a Vasco Pulido Valente) rapidamente deixará de contar para o que quer que seja. A nossa fronteira continental não acaba na Rússia. Acaba - mesmo e desgraçadamente - já aqui em Espanha. O "povo" é surdo-mudo em relação à Europa. Era bom que, por uma vez, ouvisse e falasse.

6 comentários:

Anónimo disse...

Postal ilustrado perfeitamente pela fotografia e pela pose de todos os presentes.

António de Almeida disse...

-E que dizer da cobertura mediática da RTP (serviço público) sobre a assinatura do tratado? O que vão comer, como se apresenta a cantora, a decoração dos Jerónimos, o electrico, mas nem uma frase sobre o conteudo! Não terá a RTP profissionais capazes de lerem, descodificarem e informarem os portugueses, das linhas mestras do tratado, em lugar de referirem sempre a complexidade jurídica do mesmo? Quantos jornalistas de formação jurídica fazem parte dos quadros da RTP? Que cobertura do evento, ao género da Lux ou da Caras foi aquela? Ainda dizem que Barroso serviu os cafezinhos nas Lajes, ok, aqui o serviço foi mais requintado, teve pasteis de Belém! Chegaram a comparar a realização das 2 cimeiras no espaço de 1 semana, com o EURO 2004, mas está tudo doido? Enquanto A.Esteves Martins exultava com os benefícios da Europa, não beliscando a sua qualidade como jornalista, na 5ª feira não foi esse o papel desempenhado!

Anónimo disse...

A voz do povo? Isto faz-nos recuar aos idos de 75, sugerindo um qualquer orgão central do Partido dos Trabalhadores Kimsulnistas Nacional-Cooperativo. Quanto a Cavaco, já era de esperar. Decerto iluminado pela genial conjuge, desde há muito nos habituou aos comentários depreciativos acerca do recurso à vox populi. É que segundo ele, não "estamos informados". Afinal de contas, ele é a cabeça do rotativismo tentacular que a tudo recorre para eternamente contentar as clientelas. Cavaco está também agarrado pelo bolso! Quantos portugueses terão consciência do autêntico gabinete de empregos rendosos que é o Palácio de Belém? Daí a luta estrénue pelo cargo. É que Cavaco gasta mais que Isabel II, sem que dê em contrapartida, qualquer lucro ao tesouro público. Não passa pela cabeça de ninguém ,servir um repasto aos amigos, num serviço de louça com as armas da presidência da república... A monarquia inglesa é uma imensa fonte de receitas para as finanças britânicas. Por cá, o p.r. vai seguindo ou protegendo as ambições dos rotativos, preparando-se decerto, para uma nova fornada de medidas que visam a eternização dos mesmos no poder. O próximo alvo será a lei eleitoral e a divisão do país em círculos que permitam o afastamento dos partidos residuais (cds, pc e be). Usando a mesma expressão do conselheiro João Franco, é mais uma ignóbil porcaria que o regime prepara para 2008. O sr. Louçã que se prepare para aderir ao ps em breve. Paulo Portas voltará decerto à universidade ou jornalismo. Quanto a Jerónimo de Sousa, enfim, será mais um sem-abrigo.
E o povo? O que é mais senão uma simples figura de estilo? Adorava ver a cara do Bordallo Pinheiro se pudesse visitar o Portugal de hoje.

Anónimo disse...

50 anos par arrancar uma Oliveira e ainda lá ficou um aCavaco...

Anónimo disse...

Enquanto o desemprego, a violência e a corrupção assolam o país, que continua a deriva sem educação, saúde e segurança; Lula e seu Ministro Amorin, estão se dizendo preocupados com uma divergência religiosa, que já vem de milênios! rsrsrssrs Estes espertalhões e oportunistas estabanados, estão é sendo alvo de gargalhadas; pois até uma criança imatura percebe, que eles estão é aproveitando para fazer média e fugir de suas responsabilidades... Continuem a fazer vistas grossas aos problemas internos e curtir turismo à custa dos cofres públicos! Mas se estiverem interessados em cumprir suas obrigações, ou provar suas capacidades; comecem a se preocupar com as guerras de gangues nos morros e com o aumento da violência no país! Pois a violência interna esta matando mais que a guerra religiosa em Israel, com a qual vcs se dizem preocupados seus hipócritas!... Amorin, já que o Lula não gosta de ler, leia vc, e o oriente! Este governo, ou seja; desgoverno precisa, é ficar a par dos índices de “mortalidade infantil”, e se vcs não sabiam, fiquem sabendo, este índice sim, esta crescendo... O Lula devia é parar com esta dança de rato e fazer jus a seus enriquecimentos ilícitos! Pois quando ele se elegeu, ficou comprovado que seu capital bruto era em média de (R$ 830) oitocentos e trinta mil reais; e agora sua família se encontra entre as mais ricas do país; e foi mole para ele se tornar bilionário, eu disse bilionário...! E não só ele, ou o Lulinha; mas a família todinha de analfabetos: Isso porque ele disse certa vez em entrevista, que sua mãe sentia orgulho, “pois mesmo sendo analfabeta”, criou mais de doze filhos e nunca um deles roubou! Depois de tantas maracutaias, creio que a pobrezinha deve estar se revirando no tumulo de vergonha! Vcs não acham petistas? Então me explique se é possível um bando destes se tornar milionários honestamente em tão pouco tempo!! Enquanto o país regride, e a maior parte da população continua desempregada, vivendo de esmolas, ou morrendo nas filas do INSS... E cadê a correção justa ao salário dos aposentados, que Lula tanto defendia...? Será que ele não sabe que os velhinhos estão sendo roubados, para manter as mordomias da banda podre? E será que não sabe que alguns estão morrendo a míngua, sem dinheiro para comprar remédios? Com certeza!!! Só que prefere não ver! Mas antes, vivia criticando os outros governos e prometendo justiça! E depois de eleito, passou a desconversar e torce o nariz, fingindo-se de cego, mudo e surdo, quando lhe convêm!!! Agora manda o povo comprar mais para aumentar os impostos!! Talvez esteja imaginando, que este seja um meio de mascarar os desfalques criados por ele e sua corja:
Diga Excelência que esta tudo bem! Diga que o PIB esta em alta. Que encontraste mais petróleo, para o povo! Diga que o país esta as mil maravilhas; que a crise não passa de uma marolinha, que vai ensinar economia ao Busch, que o Natal vai ser gordo! Mas nem precisa dizer, que o Natal ao qual se refere; não é outro, senão o daquela cambada que nós já conhecemos bem; pois isso nós já sabemos...
Volte à realidade excelência! Não foram estas, as suas promessas de campanhas! E somente os santos, conseguem sobreviver a troco das suas promessas, pois eles não comem e nem bebem: Deixe de passear com o Amorin, feito o pavão e o peru, se vangloriando e arrastando papo pelo mundo a fora! Vcs estão bancando os ridículos; pois só estão servindo de chacota ao resto do mundo!!

Desejo que o Dr Prótogenes seja candidato a presidente! Por ser honesto e integro; creio que devido a sua índole, não aceitara as imundices sob o tapete! E com certeza as pessoas honestas, honradas e trabalhadoras, estarão torcendo para que o Brasil seja passado a limpo!

Anónimo disse...

Atenção:
Um deputado chamado Jutahy Magalhães , do PFL da Bahia, é o autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção em nosso país (que parece não ser muita!).
O projeto, conforme matéria da Rede Globo, proíbe o Ministério Público de investigar atos de corrupção de Presidente da República, Governadores de Estados, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Prefeitos.
De acordo com a nova lei, que já foi aprovada em primeiro turno no congresso, esse pessoal aí vai deitar e rolar com o dinheiro público sem serem importunados.
Então, caros internautas, vamos espalhar esse assunto para toda a rede. Vamos pressionar de todas as formas possíveis, para que essa lei absurda e imoral não seja aprovada.
Vamos nos utilizar de todos os meios disponíveis: televisão, rádios, jornais etc...etc...

O Brasil e o Povo Brasileiro não pode, de forma alguma, aceitar isso: que meia dúzia de parlamentares mal intencionados (o que parece ser o caso do tal Jutahy) legalizem a corrupção e a bandalheira em nosso País. Nós, internautas, já fomos responsáveis por soluções e divulgação de vários casos lamentáveis que
envergonham todo e qualquer cidadão de bem.
Acredito ser esta causa justa e que precisa ser levada ao conhecimento de toda a população .

Não vamos, de forma alguma, deixar passar em branco este ato vergonhoso, arquitetado por este elemento.
Fiquem atentos, e vamos salvar o Brasil de mais esta maracutaia..

Divulguem este manifesto para todo o seu catálogo de endereços.

Obrigado,

Franklin Martins (Rádio CBN e Rede Globo