25.11.07

ORGULHOS


Não conhecia esta campanha e concordo no essencial com o que escreve o Francisco. A brigada das plumas e lantejoulas - tão repugnante como uma eventualmente marialva de moços de forcados ou de homens portadores de unha crescida no dedo mindinho - aproveita todos os pretextos para exibir a sua "diferença". Sempre me irritou a ideia do "orgulho" por isto ou por aquilo. Quem é verdadeiramente livre, não tem de se "orgulhar" ou de pedir desculpas por tudo e por nada. E, no limiar do ridículo, de facto a melhor resposta a um "orgulho homo" é um "orgulho hetero". Como a um "orgulho PS, um "orgulho PSD", a um "orgulho Odete Santos", um "orgulho Teresa Caeiro" ou a um "orgulho Miguel Sousa Tavares", um "orgulho Margarida Rebelo Pinto". Se dermos largas à imaginação, um bem escasso entre nós, talvez o "orgulho" que mais nos calha seja o "orgulho corno". Não existe um só português ou portuguesa que, de certeza, não tenha sido "corno" pelo menos uma vez na vida. Ou, dramaticamente, uma vida inteira. No trabalho, na intimidade, na amizade, no cumprimento de uma promessa, na família, onde quer que seja, a tendência para sermos "encornados" é devastadora. Não é um mal em si mesmo. É uma consequência de uma sociedade global de invertebrados hedonistas onde eu incluo o meu próprio "orgulho corno". As pessoas mais generosas que conheço foram ou são todas "cornos". Carreiras públicas de sucesso ocorreram a gente a quem não chegam os armários para guardar os "cornos" arrecadados ao longo do tempo. Já agora, e aproveitando o apelo do senhor Presidente da República, aplique-se algum desse "orgulho hetero" da campanha publicitária a fazer filhos antes que isto desapareça do mapa. Não se perdia grande coisa, a não ser boas cervejas e pouco mais. Nesta matéria, o meu "orgulho" é a Super Bock. Vá-se lá saber porquê.

11 comentários:

António P. disse...

Francamente João Gonçalves,
essa mania de falar por todos os portugueses ainda termina mal. Então todos nós fomos " pelo menos na vida uma vez "corno" " ??!!!
É baseado nalguma estatísitca do INE ou do Eurostat ?
E corno com aspas porquê ?
Cumprimentos

JPG disse...

Super Bock? Bamonessa. Preta. Com muito orgulho.

Anónimo disse...

Opor a um orgulho Sousa Tavares um orgulho Rebelo Pinto é pretender que não se trata de farinha do mesmo saco.
O que é, evidentemente, um erro.
Por acaso, até prefiro a Margarida (se é que, no caso, são admissíveis preferências...).

Jorge P. Guedes disse...

Ahahahahah! Viva a Super Bock, pois!

Eu, corno me confesso, encornado que tenho sido por um ministério do meu país! (só não digo qual para não me encornarem outra vez...)

Cumprimentos e solidariedade com todos os outros "cornos" lusos!
Jorge G.

Anónimo disse...

Neste regime de mentiras "por excelência", a urna do voto é o primeiro grande encornanço.

E ao José do governo, aconselha-se "barbas de môlho" :

«O Bordizo»

«Ao toiro (macho) de olhos brilhantes, pêlo luzídio, agressivo e impulsivo e com "eles no síio", aplica-se a pinça de Bordizo (um alicate que esmaga os tendões que saem dos testículos) e as coisas invertem-se. O olhar fica baço, tende para a engorda, pacifica, perde o brilho do pêlo e a agressividade.
Na política ou na vida.
Não é só tê-los no sítio, convém que ninguém lhes tenha tocado».
(Expresso, Julho 2001)

GAVIÃO DOS MARES disse...

Superbock a bejeca preferida nas obras. A função socialmente mais importante de qualquer aprendiz de pedreiro é ir buscar superebocks à loja da esquina (várias vezes ao dia).
Está o sr, j.g. muito bem acompanhado.

E tem-se dado bem com o prozac? Já nota melhoras?

NIHIL OBSTAT?

Anónimo disse...

Quero atestar da falsidade do último comentário. Trolha que é trolha o que bebe é Sagres pá. Depois do Orgulho Gay, eu o Tibúrcio e os camaradas ucras estamos a pensar criar o movimento Orgulho Trolha, também queremos reinvendicar os nossos direitos pá, de prejudicar o trânsito livremente e de amandar bocas livremente à mulheres que nas ruas se dirigem para o trabalho. Agora que já amandámos os papéis, só estamos à espera do sim para o patrocínio do BE e por arrasto (arrastão?) do Estado.

João disse...

Então e a melhor cerveja do mundo (SAGRES-preta), não entra nestas considerações. 1abraço j.g

antonio ganhão disse...

Eu acho que cada um deve falar por si... mas se o meu amigo precisa de companhia, o máximo que posso fazer é deixar-lhe a minha simpatia de um orgulhosamente não-corno (tenho provas cientificas e escutas telefónicas que o atestam).

Anónimo disse...

Encornados é á versão benigna, verdadeiramente os portugueses andam é a ser enrabados, pelo desgoverno, pelas televisões, pelo vieiras e berardos, pelos analfabetos e pelas putas que escrevem romances, pelas presidentas de câmaras e pelas filhas histéricas, pelos abortadeiros e pelos magarefes da mãe d'água, pela Asae, pelo esterquilíneo da 'educação', pelo Zé Gago, até pela paneleiragem.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Em termos puramente lógicos, a noção de "orgulho" vem (ou devia vir) associada a algo que se fez ou faz - de preferência com esforço.

Assim, é natural que alguém sinta orgulho por jogar bem, por ter passado num exame, por ter educado os filhos correctamente, etc.

O outro orgulho, aquele que a pessoa sente por algo para que não contribuiu, é um pouco "pífio":

É o caso da pessoa que tem orgulho por ter nascido em tal sítio; ou por ter um nariz de determinada forma; ou por...
.