19.9.07

O OUTRO PANTEÃO


Em relação ao post anterior só falta acrescentar que o trasladado é um escritor menor. E que a televisão pública foi patética, como é seu hábito, na cobertura da mortiça e despropositada cerimónia que o país muito naturalmente ignorou. Como lembra um leitor num comentário, isso é pouco relevante já que o Panteão Nacional não passa de um vulgar jazigo. Até a campa rasa do Doutor Salazar, no Vimieiro, é mais e melhor frequentada. Sozinha, constitui um Panteão.

15 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto do Aquilino escritor. A tradução dele do D. Quixote é soberba.
Mas não gosto de o ver no Panteão. Não gosto do homem. Gosto do escritor.
Mais uma vez Camilo injustiçado. Ao menos foi preso por amor! E caminhou para a cadeia pelo seu pé.
A pátria não merece Camilo. A Pátria, esta pátria, merece Aquilino.

Anónimo disse...

Mas escritor menor, porquê???
E se Aquilino Ribeiro foi um regicida, coisa que está por provar, ser militante anti-monárquico não é a mesma coisa que dar um tiro no rei, então e o que foi Salazar? Às ordens de quem actuou a PIDE e as suas antecessoras, às ordens de quem actuaram os carrascos do Tarrafal (Sabe quantos foram lá assassinados?), quem mandou calar definitivamente (lindo eufemismo)os adversários políticos, Humberto Delgado e tantos outros durante quatro décadas?... Ou a verdade só tem a face que nos convém?!...

Anónimo disse...

Ok!

Camilo "pagou pelo seu pé" os seus actos, e não está no Panteão.

Todi,desobedeceu à Rainha, e não está no Panteão.

Aquilino pode ter sido o 3º Homem do Regicídio, pelo menos nunca desmentio a insinuação, e, caso culpado, não "pagou" o acto, e foi para o Panteão.

Se bem entendi isso aborrécio.

Mas, em nome da coerência, impédio de dar a Salazar, quais quer honras especiais, visto ter sido ele:

- o inventor da Teoria dos "Safanões a Tempo", como forma de Justiça;

- Criador e mentor duma polícia(?) que matava "quando podia", e nunca foi responder a uma justíça isenta por estes actos;

- Tribunais Plenários, Censura, etc.

Ao menos Aquilino sabia escrever...

Anónimo disse...

Estes pavões datados que ainda figuram nos cargos cimeiros do Estado, é que verdadeiramente entraram no Panteão.
O Sr Aquilino, estava morto no seu canto, a contas com a Justiça Divina e com o seu envolvimento no assassínio do Rei de Portugal.
Os cagalhões, montaram-no, falecido, por um prato de lentilhas mediático, quiçá, imaginando que lustram esta triste república desacreditada por qualquer cidadão que olhe à sua volta ... os cagalhões nem percebem a dignidade de uma campa rasa. São também burros, mas isso já se sabia há uns largos anos.

Anónimo disse...

Pelo menos tentemos fazer alguma pressão no sentido de o centenário do Regicidio ser dignamente assinalado, assinando esta petição:
http://www.petitiononline.com/1fev2008/petition.html

Unknown disse...

Pois. Vista a sua camisa negra para prestar luto no Vimieiro. O problema do autor deste blogue é menos a morte do Bragança, do que a oposição a Salazar que Aquilino sempre fez, aliás, sempre fez a "três ditaduras" em defesa da Liberdade. Mas aí há pouco quem se junte para protestar contra a trasladação do grande escritor. Ainda por cima, como opositor mas sobretudo como grande escritor que era, Aquilino foi lido e amado pelo povo. O desamor ao "jazigo" já vem de longe, não? Afinal, está lá o General Sem Medo!
Que haja um lóbi de uma qualquer loja, até sou capaz de conceder... agora que a história seja esta arenga aqui lida, apresentada como convém aos devotos do Botas, em que pesa mais a morte do "Chefe de Estado" do que do seu povo e do Homem que este amou e teria escolhido (Humberto Delgado) assim houvesse a Liberdade pela qual Aquilino lutou... Também dizia um comentário aqui abaixo: "Haja Paciência!"

Anónimo disse...

Ó «nils», olhe, o "general sem medo" foi um dos grandes arautos de Salazar (se calhar nunca ninguém lhe disse) e, como dizia o outro, houve muita gente que não esperou pelo meio-dia para se pôr ao Sol. A História é mesmo uma arenga ...

Aladdin Sane disse...

É, lá repousa o homem, "orgulhosamente só", virado para as estrelas e ouvindo os comboios que teimam ainda em passar...


(Agora que limparam um denso silvado entre as casas que foram dele e dos pais e a via rápida, ficou à vista de todos o lixo que despejaram nesse baldio - antes ou agora, igual. Que bem que se está no campo...)

Anónimo disse...

CAVALHEIROS...CUIDADO COM A ORTOGRAFIA SIM...? Umas letras trocadas, umas faltas de acentos.. percebe-se mas isto.."aborrécio" (ao Aquilino)

Anónimo disse...

Para: a.j.f.:

Dahhhhh!!!!deve de estar a confundir a história!!!!!quem matou o h.delgado foi o PARTIDO COMUNISTA!!!!!!!!!

Anónimo disse...

E essa história do general sem medo cheira-me a coisa de GAY!!!!!!!

Anónimo disse...

Tem razão Io!

Enganos destes, aborrecem-nos a todos ...

Os outros são opiniões ou pontos de vista, que felizmente temos liberdade de expressar.

Anónimo disse...

Todos os dias aprendemos...hoje ficámos a saber que o Rosa Casaco era um destacadíssimo militante comunista disfarçado de pide...as coisas que o MacXDream sabe...

Anónimo disse...

João

A frase é tentadora mas não é verdadeira!

Por mais que esta gente não nos mereça,nunca deixaremos que nos empurrem para aí!

Não há alternativa á Democracia!

Anónimo disse...

Ele a cada anormal neste blog, então o mmacxdream so mesmo na ponta de uma corda !