23.9.07

DOMINGO, MALDITO DOMINGO


Ninguém larga o carro. Ninguém. Não há mancebo ou menina que se preze que não exija ao pai um carro aos dezoito anos. Eu vivi bem sem um quase até aos trinta. Depois inventam-se semanas de mobilidade, dias sem carros e tretas em cima de bicicletas para fingir alegria e saúde. Há dias, na Praça do Comércio que o dr. Costa decidiu demagogica e inutilmente fechar aos domingos, um desses adeptos da saúde e da bicicleta morreu de enfarte mesmo nas barbas do dr. Costa armado em desportista de ocasião. A saúde e a felicidade não se decretam. Nem tão pouco a redução do uso do carro. Ao lado destes esforços, o caos persiste indiferente ao voluntarismo folclórico da política e dos homens e mulheres do fato de treino. We are the world, we are the children.

9 comentários:

VANGUARDISTA disse...

O portuga vai de po-pó para o sitio onde não se pode andar de po-pó, para fazer o papel de quem não anda de po-pó no dia que lhe disseram que não era "bem" andar de po-pó.
Viva o po-pó!

escória-porco disse...

Já o disse em comentários a este blogue: O residente em Lisboa vive refém - durante a semana - de todos os que, residindo fora, para cá vêm trabalhar. Quem não tem garagem (a esmagadora maioria) não pode tirar a sua viatura, durante o dia, porque todos os lugares disponíveis são imediatamente usurpados. Ao fim-de-semana, quando a cidade (finalmente) é mais ou menos "nossa", e quando o "trânsito" que desencadeamos não incomoda ninguém, o dr.Costa inventa a cena de locais sem carros, logo nos dias em que os transportes públicos são mais espaçados e, pior ainda, certas carreiras são canceladas. O que é tudo isto? Palhaçada meus senhores.

Luis Eme disse...

É preciso fazer-se alguma em Lisboa, já que dá a sensação que existem mais carros que pessoas...

E tem mesmo de se encontrar alguma forma de cortar a entrada a tanto carro, ou então Lisboa, torna-se uma cidade irrespirável.

Quando vou a Lisboa, a roupa fica com um cheiro horrível, e o nariz fica com "macacos" da guiné...

Anónimo disse...

Mas os lisboetas não votaram maioritariamente nestes senhores que há muito se sabe que não têm soluções sérias para nada e vivem há muitos anos de demagogia e folclore?! Os outros não são melhores?! Porra, deixem de votar ou votem massivamente em branco, pode ser que do protesto saia alguém clarividente...

Anónimo disse...

Se...
Se fosse mais barato morar em Lx.
Se nem toda a gente quisesse casa comprada.
Se os lisboetas que vão morar para fora de Lx fizessem um pouco melhor as contas e pensassem que tempo e qualidade de vida também são dinheiro.
Se os lisboetas não quisessem entrar todas às 9 e sair às 5.
Se a CMLx criasse mais parques de estacionamento (podiam ser, por exemplo, silos verticais) e não necessariamente na periferia (que é precisamente de onde vêm os carros...).
Se os lisboetas respeitassem a faixa do bus.
Se os bus respeitassem os horários.
Se as obras nas ruas respeitassem os lisboetas.
Se o presidente da CMLx respeitasse Lx (e quisesse mesmo ser presidente da câmara).
Se o presidente da CMLx morasse em Lx...

seria tudo mais fácil.

Anónimo disse...

Aviso aos Srs. pedaladores de efeméride:
O código da estrada no seu artigo 32º(Decreto-Lei nº 44/2005 de 23 de Fevereiro), retira expressamente à bicicleta a prioridade em cruzamentos, mesmo em circunstâncias em que seria aconselhável e intuitivo que a tivesse.
Isto constitui em muitos casos uma licença para matar.
Portanto cuidem-se...

Anónimo disse...

Caro JG, está enganado.
Lisboa tem carros a mais, e para uma cidade europeia tão pequena as pessoas utilizam muito pouco os transportes públicos (ou táxis) e andam ainda menos a pé.
Em Londres, onde resido, do Director-Geral à Sra. da Limpeza todos utilizam os transportes públicos (combóio, autocarro, metro) para se deslocarem para o emprego!
Aqui, pobres que somos, e envergonhados da própria pobreza, queremos ostentar o insustentável (place your bets).
Mais: Em vinte anos, NUNCA vi em Londres um único carro estacionado nos passeios (para os transeuntes).
Deixe-se de tuguisses.
Cai mal em contextos modernos de civismo público.

Anónimo disse...

Deixem o homem trabalhar...Em breve vai haver distribuicao de bicicletas.... Ja tivemos os computers, depois os telemoveis, depois as seringas, em seguida teremos os MP3s & so on ...

Anónimo disse...

Por causa da larada do Costa há dois Domingos atrás passei na Casa dos Bicos às 17 horas e 17 minutos e cheguei ao Cais do Sodré às 18 horas e 20 minutos.
Que de melçhor se pode esperar do socialismo de merda?