3.8.07

O VETO

Contrariamente ao que fez com a lei da televisão, e para perpétuo desgosto da Fernanda Câncio, Cavaco vetou o estatuto dos jornalistas preparado pelo sapiente ex-esquerdista dr. Santos Silva. Este apareceu com aquele ar de quem engoliu uma vassoura e lá terá de inventar qualquer coisa que altere o essencial do que propôs e o PS aprovou, já que foi por causa dessa essência que o presidente se pronunciou. Dominar tudo e todos ao mesmo tempo não pode durar o tempo todo. Como dizia o Lincoln*, sempre tão reclamado pelos liberalóides de alpercatas da pátria, pode enganar-se muita gente durante muito tempo, mas não se pode enganar toda a gente durante todo o tempo. Se não foi ele que disse e se não é bem assim, fica a ideia. Habituem-se.

*Emendado depois do comentário de um leitor. Esta é uma forma de aplaudir o PR sem me babar.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não é de Churchill o dito. É de Abraham Lincoln.
Abraço.

PS- Esqueceu-se de aplaudir Cavaco.

Anónimo disse...

Em caso de guerra cívil (abrenúncio satanás) o Santos Silva há-de ser o primeiro a ficar sem os bracinhos. A Fernanda Câncio há-de pô-lo a fazer xixi.
Éhhh, c'est la vie !

Anónimo disse...

Bem sr Gonçalves. Essa é a sua melhor faceta. O que não é nada pouco no mundo em que vivemos.
Outro abraço
PS- Não é preciso babar, basta procurar separar o que importa do que não importa.

Anónimo disse...

Pela constituição, que jurou, é meia-leca, semi e hemi. Não é «inteiro».
Pesar nenhum. Por mim pode «andar» que não serve a Portugal.

Anónimo disse...

MF no «bicho carpinteiro» :

- «O veto político de Cavaco Silva ao Estatuto dos Jornalistas percebe-se politicamente, quer nos fins gerais de acautelar a liberdade de imprensa quer no aspecto particular de defender os jornalistas. As maiorias absolutas às vezes precisam destes contra-tempos. Às vezes muitos dos seus elementos anseiam por eles. Quantos não precisam de um pretexto exógeno para arrepiarem caminho...
Se for assim está de parabéns o Mário Bettencourt Resendes que saíu das suas tamanquinhas e voltou ao velho método do abaixo-assinado dirigido ao Presidente da República. Acaba de ganhar o primeiro round».

Começo a achar o Medeiros Ferreira um «cidadão pungente» ... a «idade é um naufrágio», como dizia De Gaulle ?

Tiago R Cardoso disse...

Controlar tudo e todos ?
Não, o Sr. Santos Silva achava que o estatuto estava mal lavrado e o Srs. do PS tentaram passar-lhe por cima com uma charrua que tentaram arrumar, a pouco tempo, mas era demasiado grande para a garagem que tinham.

Anónimo disse...

Enfim, a presidência da república deu sinais de vida. Parece que desta vez o desbrilador funcionou.

Anónimo disse...

O estatuto do Jornalista é um bom estatuto. Pode ser aperfeiçoado e essa é uma oportunidade que o veto proporciona. Estou, em geral, de acordo com os pontos da mensagem do PR mas nenhum deles responde às angústias viscerais da classe dos jornalistas. Tais "angústias" não têm resposta institucional mas sim cultural, para não dizer de mera educação. Nos termos constitucionais o estatuto vai ser aprovado. O PR vai promulgá-lo. E, mais uma vez, vamos ver a classe (classe que, se não é a mais antiga do mundo, vem logo a seguir) a espernear, quais primas-donas ou virgens ofendidas, escrevendo alto e bom som, com toda a liberdade, dizendo que não têm liberdade. Ridículo! Mas são 15 dias, vá lá 3 semanas, e daí partirão, usando qualquer outro pretexto, para nova campanha. Sim, porque é de campanha que se trata. Sinais dos tempos...
A liberdade de expressão é a base em que assenta o regime democrático da sociedade ocidental, valor que respeita a todos e a cada um dos cidadãos enquanto tais e não apenas àqueles que são pagos por alguém para escrever.

Anónimo disse...

A célebre frase de Abraham Lincoln,16th president of the US (1861-65,assassinado)é:"You can fool all the people some of the time, and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time".Na verdade isto acontece mais ou menos c/todos os mentirosos e/ou políticos,ou seja,os que são mais visíveis,percebe?
Voltando ao veto:Right,demorou mas veio enfim 1boa notícia lá dos lados Belém-estava a demorar,parece que por lá os partos são d-féciles...Pois é:Gostei!Gostei muito mesmo:afinal este PR sabe o que custa a liberdade de expressão e de opinião(juro que cheguei a ter dúvidas...).Por isso mando daqui os Parabéns ao Sr.PR Cavaco Silva.Não votei nele,pq sou Alegrista e(mais recentemente)Rosetista;é q nunca esperei grandes RASGOS,deste Homem e em tal Cargo.TODÁVIA,Foi uma agradável surpresa e,já que me aguça o gosto,venham daí,Sr Presidente,muitas mais destas doses/VETOS p/alegrar o POVO,os SOCIALISTAS e todos os DEMOCRATAS pelo mundo fora.Entretanto,já q a"Arrogância Socrática,Bufaria & Compª"começa a rolar pelo plano inclinado,espero q vá até ao nível «menos»,«abaixo de zero»,«negativo»;isso mesmo,quer-se-dzer:subterrâneo,ou seja,fora das vistas dos portugueses dignos de respeito.Essa miudagem,pode começar a zarpar,«pq já é tempo de fazer a troxa e cavar»(ZecaAfonso),e tratar de arranjar TAXOS(ou XUXAS)lá fora...ah pois,é q,logo,q o engº-inho perceber q não tem unhas p/fazer mais nada por cá a partir de 2009,será o 1ºa encostar-se a um qq "international"(tipo bárrôso,guterrés,sampaiô...)e vai lá querer saber dos RATITOS-capangas q tts bandeiras e berrarias(do Minho/TrásMontes a Mafra,Fátima e Algarve)elevaram p/esse Sec-Geral/PS.TOMEM ATENÇÃO:ou se amanham bem e depressa,ou cairão nas ruas da amargura,sem q ele se PREOCUPE/lembre mais de quem o MELHOR lambeu nestes 30 meses de PROPAGANDA,pq Governo(?)ainda nada se viu.
Marafada.

Anónimo disse...

«A liberdade de expressão é a base em que assenta o regime democrático da sociedade ocidental».

Pois é. Mas ninguém sabia, até hoje ...
Deve ser por isso que a Eurosondagem veio novamente puxar os fundilhos do PS «para cima» ...

Anónimo disse...

Obviamente, a liberdade de expressão abrange a liberdade do disparate ... mesmo, ou sobretudo, quando anónimo.
Mas cultivar o disparate, isso já é burrice.

Anónimo disse...

O Sôr Eduardo Pereira já «Ouviu», aí acima, a entrevista a Gore Vidal ?
O que é que o Sôr Eduardo Pereira cultiva no seu quintal ? Melancias ? Nabos ?