10.8.07

SOARES, O PRÓDIGO


Depois de ter andado meses a fio a prodigalizar apoio a Sócrates e aos seus régulos, Mário Soares vem agora dizer que é preciso "um pouco menos de arrogância". E que não, que não existe bufaria, coisa dos tempos do "Estado Novo" e que ele, como bom anti-fascista técnico-profissional que sempre foi, pode assegurar que, de facto, não existe. Quando muito, uns casos "desagradáveis", "empolados". De resto, são as mesmas inocuidades dos últimos tempos de regressão político-intelectual que constituem o acervo do texto. Bush, já se sabe, é o demónio encarnado e Chávez gere "uma democracia". Tenho saudades de outro Soares. Mas, pensando bem, tenho saudades de muita coisa. Como se diz em alemão - fica melhor - "alles ist vorbei". Soares também.

16 comentários:

Anónimo disse...

"Quando muito, uns "excessos"."

Pois. No tempo da outra senhora, também bastava dar-lhes "uns safanões a tempo"

Anónimo disse...

Os genes, são porventura imutáveis!
A capa de verniz, estala, ao melhor estilo político-profissional, conjugado em interesses pessoais, onde nada mais conta, na mediocridade, de um só olho!

Anónimo disse...

O João Gonçalves tão novo e já tão velho! Só saudades e memórias...

Enquanto que Soares sempre com o olhar na linha do horizonte.

Que diferença!

4 hero

Anónimo disse...

Com este já não gasto tempo nem vou ao enterro. Bon vent !

Anónimo disse...

Hahahahahah....Com todo o respeito, isso de achar que existem dois "Marios" deve ser um recalque geracional!
E Infelizmente o que existe mais valia que fosse de cera. Assim servia para recordar o bom sem ver o mal que nos fez.

Anónimo disse...

Há algum tempo (bastante) que venho dizendo que BASTA(!) de blá blá do sr. Soares.

Qundo lhe convinha ... os americanos eram os bons, os maiores e os melhores, mesmo que não prestassem. Agora são ordinários, são isto, mais aquilo, enfim, se calhar são tudo e mais alguma coisa ... porque já não conseguem levá-lo ao colo para o poder.

POBRE POVO, que tem que levar com isto tudo !

Excessos ? O que são excessos ?

Não serão EXCESSOS 32 anos a atacar as nossas consciências de que ele é a CONSCIÊNCIA do povo?

Criticaram um que andou 40 anos a martirizar-nos e estes, pelo andar da carruagem, não vão sair do bem bom, nem no final deste século.

Para certa gente, nunca é tempo de sair: grudam-se aos poleiros e dizem que "é por uma causa nobre a favor do povo". Não consigo rir-me disto ... porque é demasiado vergonhoso e reles.

excrente

Anónimo disse...

mais o mal

Anónimo disse...

Mas o que é que se passa com V. Exa. ?

Isto está-se a tornar num "Forum Democrático" ou quê ?

Unknown disse...

e a quantidade de gente que, comentando este post, vai aproveitar para mostrar que sabe alemão!

Já agora...de que Soares é que tem saudades, que eu não consigo adivinhar?

fado alexandrino. disse...

José Manuel Fernandes faz hoje editorial sobre a pesronalidade de Soares.
Mostra que não percebe nada do assunto.
Soares sempre se viu como o centro do Universo e para ele as pessoas, os atalhos, as ideias, são piolhos.
Goatava de ter sido um vulto na História mas ela reserva-lhe uma nota de rodapé.

Tenciono escrever um post sobre isto mesmo.

Anónimo disse...

Distração ou falta de memória João Gonçalves? Soares já divergiu de Sócrates na Universidade de Verão dos ex-socialistas. E as declarações de Abril devem ter sido mais táticas do que outra coisa. E já agora, de que forma é que a Venezuela de Chávez não é uma democracia? Por ter conseguido resistir a um golpe de Estado apoiado pelos americanos?

Anónimo disse...

Soares è um dos filhos dilectos da "prostituta das nações"...

Anónimo disse...

Soares foi sempre um pulha. Foi-o em Paris, onde tive a honra de o vaiar na Universidade de Vincennes, foi-o na Alemanha, onde fundou essa associação de malfeitores que dá pelo nome de partido socialista, foi-o em Londres, onde enxovalhou a nossa bandeira, e foi e é-o em Portugal, que conduziu à derrota que sabemos e à miséria moral que vivemos.As saudades que o João sente de tão ignóbil e oportunista figura, é coisa que não consigo entender mesmo nada. O defeito será meu, claro!

Anónimo disse...

Se o Almeida Santos aqui não vem postar Soares ainda é enterrado vivo...

José Amador disse...

Quer se goste ou não da personagem, Mário Soares será, a par de Afonso Costa e de Salazar, uma das figuras incontornáveis da história portuguesa do século XX. Foi o principal protagonista do fim do Império, da adesão de Portugal à comunidade europeia, da luta contra a "democracia popular" que o PCP e Álvaro Cunhal quiseram implantar no nosso País. Já ninguém se lembra da famosa manifestação da fonte luminosa, em 1975, em que a direita o apoiou incondicionalmente contra a deriva totalitária, bem como do famoso debate na TV entre ele e Cunhal que pôs fim ao mito do intocável e todo poderoso secretário-geral do PCP? Momentos decisivos da nossa história que muito boa gente já se esqueceu.

Anónimo disse...

não é necessário dizer nada mais de Mário Soares que fica na história de Portugal como um dos maiores vilões, talvez o maior, pois foi graças a ele que não foram limpos os excrementos deste pais, levando a que existam personagens como este João Gonçalves.