13.2.07

SÉGOLÈNE, LUZ E SOMBRA


Outra tontinha que anda a ameaçar a França com a hipótese de ser "presidenta", é a sra. D. Ségolène Royal. De Gaulle, Mitterrand, e até Giscard d'Estaing, os dois primeiros na tumba, devem rebolar-se de riso com a emergência desta criatura puramente artificial que pretende aquele que, malgré tout, ainda é um belo posto político neste mundo de Cristo. Não, policiazinhos de costumes, não é por ser uma mulher. Já aqui saudei a sra. Clinton em quem, se fosse americano, não hesitaria em votar. Ségolène apresentou ontem as suas "ideias" para a França. Tudo disparates despesistas que incluem uma extravagância musculada: o enquadramento militar dos jovens criminosos, para, julga ela, agradar à "direita". Há dias saiu um livrinho de uma antiga colaboradora da senhora Royal, de seu nome Evelyne Pathouot, Ségolène Royal, ombre et lumiére (Editions Michalon). Nós não temos esta tradição de "biografar", em tempo real, os nossos políticos. Na verdade, para a maior parte daqueles que estão no activo, qualquer nota de rodapé serviria. Ségolène lembra um Blair da "loja dos trezentos". Infelizmente não está sozinha. Esperemos, para sossego da Europa, que a senhora desapareça tão depressa como apareceu.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom, a Senhora até pode ser uma tontinha populista.

Mas o que é certo é que tem sobrevivido, sido votada, etc, não constando que tenha feito qualquer acto anti-democrático.

Pelo que se põe a questão, como ela chegou onde chegou.

O que me parece que só é possível por duas vias, não incompatíveis:

- Ou, mérito próprio, que talvez não queira conhecer,

- Ou, abaixamento do Nível geral, com consequente seguidismo dos aparelhos partidários, e como, em terra de cegos, quem tem olho é rei, e ela pelos visto tem-no.

Se for ese o caso, creio que nem De Gaulle, nem Mitterrand, e especialmente Giscard d'Estaing, tem motivos para se rirem, devendo antes chorar, visto que não souberam preparar as gerações futuras.

O mesmo que tenho dito em relação a Salazar.

Vai uma re-análise?

j-adn disse...

Este texto poderia perfeitamente ter sido escrito há uns 5/6 anos atrás sobre José Socrates. Eppur si Muove...

Anónimo disse...

O PS Português não está tão desgastado pelos anos no Poder como está o PS Francais - Com muitos mais anos de poder - Mas lá chegaremos...

Essa é uma das razões deste fenomeno politico....