30.1.07

NÃO

O "livre arbítrio da mulher" porque "sim"? Não.

17 comentários:

Anónimo disse...

Tá bem.
Fique aí sentado a dizer que "Não" a ver se alguma Mulher alguma vez parará para pensar 2 segundos no que o JG tenta dizer (sobre este assunto).

Vá-se deitar que já é tarde, e o JG enquanto dorme sempre se poupa a "fazer figuras".

Anónimo disse...

O livre arbítrio das mulheres porque sim, porque são as mulheres que engravidam. Porque o aborto é um decisão que se toma em consciência e porque, embora eu possa condenar a decisão de outra pessoa, não a posso obrigar a determinar a vida dela pelo meu ponto de vista.
Quanto ao PRÓS E CONTRAS acho sinceramente que o sim conseguiu responder a todas as questões nas mesas.
Chateou-me um bocado a falta de seriedade na intervenções das pessoas.
É que toda a gente está careca de saber que o que está em discussão não é o valor que o feto tem (isso ninguém nega)nem tão pouco o direito à vida.
As pessoas partidárias do não gostam de se refugiar nessas questões para não responderem àquilo que está na mesa.
Aquilo que está em discussão é se concordamos que o mulher deva ser empurrada para abortadeiras de vão de escadas pelo sistema jurídico ou se, depois de passar pelo trauma do aborto, a mulher deva passar pela barra dos tribunais.
Esta é a verdadeira pergunta que os partidários do não fugiram a noite toda.
De resto, acho que já toda a gente sabe que quem vai votar sim e por isso escusava eu de estar a repetir mas nunca se sabe, respeita a vida e é pela vida como qualquer outra pessoa. E por respeitar a vida, a saúde física e mental e por reconhecer as mulheres como seres pensantes e que sabem discernir o bem do mal, é lhes dada a opção que, se depois de muito bem informadas e acompanhadas, ainda optarem pelo interrupção da gravidez, que o façam num sítio seguro, sem revas tóxicas, sem medicamentos e sem ferros enferrufados e objectos afins.

Unknown disse...

Os fascistas é que adoram por regras em tudo, ha falta de legitimidade de ideias é isso que fazem. Parabéns, é um FASCISTA :)

Ka disse...

Isto é engraçado.. Então o livre arbítrio das mulheres justifica que possam decidir sobre a vida de outro ser humano, único e irrepetível?

Eu acho que não, aliás tenho a certeza que não!

E também sou mulher, mas com uma diferença, optei por uma sexualidade consciente, e só fiquei grávida quando quis!

PS - Cara Marta Vc é um exemplo da arrogância de uma mulher que escolhe o caminho fácil. Gostava de a ver a participar em soluções que não empurrem mulheres para o aborto. ´

Já fez algum? Sabe o que se sente? sabe o peso que a pessoa transporta pela decisão tomada? Se não sabe não venha dar o testemunho como se já tivesse passado por isso.

David Cameira disse...

NÃO!

DECIDIDAMENTE assim não !

Grande Prof Marcelo R Sousa

Joao Pedro disse...

A exma Sra Ka, ta a tentara tirar nabos da pucara e da aquela ideia que viveu sempre no Restelo, e nunca ouviu falar da Baixa da Banheira : se calhar ate pensa que e' a zona do ralo onde a agua escoa! Faz lembrar aquela menina muito ingenua muito ingenua muito ingenua, que pensava que fornicar........era um stand de automoveis!

Por vezes far-lhe-a' bem sair do seu condominio fechado e dar uma olhada ao mundo no seu todo: cair na REAL !

e essa agressividade...hum... nao me parece sua! Dia 11 fazemos a s contas, nessa altura mostre fair-play, tambem eu farei o mesmo (embora esteja numa posicao mais confortavel, como espero...)

Anónimo disse...

Ka:

Olhe muitos parabéns pela sua sexualidade segura. Arrogante é a senhora que acha quee toda a gente tem as mesmas condições e logo não há desculpas que justifiquem um aborto.
a Ka não sabe e não está na pele de uma mulher que decide abortar.

Eu nunca fiz um aborto felizmente porque sempre tive informação e fácil acesso aos todos concepcionis e também tivmétodos e ACESSO a uma sexualidade segura.
Precisamente por achar que o aborto não é uma coisa fácil, que é um trauma para a mulher (será que chegou a ler o meu post mesmo?) é que acho que, pelo menos, as condições higiénicas lhe devam ser asseguradas numa tentativa de minimizar o trauma físico.
Olha nunca fiz nenhum aborto como já referi mas conheço bem de perto pessoas que abortaram e conheço as condições que em que abortaram e as razões que as levaram as abortar na maioria foi uma idade exageradamente precoce.
Se calhar conheço uma realidade que a Ka, sentada no seu pedestal de sexualidae segura a chamar arrogante aos outros, desconhece.
Abra os olhos querida!
Eu não quero empurrar ninguém para o aborto, quero só que o Estado não criminalize e ofereça condições a quem, livremente, opte por ele.
Será assim tão difícil de perceber?

Anónimo disse...

Sexualidade segura, pois claro.
Ou vamos abortar por conta das «agoniadas» em cima do capot ?

Ka disse...

Caros João Pedro e Ka,

É tanta a asneirada que sai dessas cabecinhas que nem me vou dar ao trabalho de prolongar esta troca de opiniões.

Marta, ao contrário do que disse, se calhar quem conhece melhor a realidade até sou eu, porque até tive de passar por um aborto, que até estava dentro da lei actual, e até tive sequelas físicas, e até sei o que pesou a minha decisão, e até, até até....

se quiser leia a transcrição de um comentário meu em:http://bloguedonao.blogspot.com/2007_01_14_bloguedonao_archive.html com o tílulo BDN á escuta.

PS - e sim.. é-me muito difícil compreender a opção de matar um ser humano só porque sim!

Ka disse...

Como todos devem ter percebido era Caros João Pedro e Marta, e não Ka como escrevi!

Anónimo disse...

Fartam-se de falar em FETO (SINS e NÃOS) e são tão ignorantes que nem sabem que até aos 3 meses (12 semanas) se trata de um EMBRIÃO e, a partir desse tempo, é então FETO!! E isto, FAZ TODA A DIFERENÇA!

Um EMBRIÃO congela-se ....para dar seguimento á vida, mais tarde; um FETO não!!!

Joao Pedro disse...

a Sra Ka e uma grande cabeca, ja passou por muito na vida, mas enfim...esta num patamar superior...
quando quiser descer avise, pode ser que lhe passe uma rasteira, tanta arrogancia meu deus...

Joao Pedro disse...

e temopiniao para tudo, meu deus vejam as postas desta sra desta semana, sera que temos uma Vasco P Valente versao feminina??? eia ! eia!

Ka disse...

Caro João Pedro,

Quando acabam os argumentos, parete-se para a agressão directa?

Ok... os actos ficam com quem os pratica.

Vá aparecendo no meu blogue.. pode ser que aprenda alguma coisa já que me acha tão superior :)

Anónimo disse...

Ka:

lamento muito, sinceramente, que tenha tido de passar por um aborto e percebo que este assunto a melindre mais a si do que sim. Mas a questão é que teve de passar por um aborto por um motivo que toda a gente achou suficientemente forte para que seja legal.
Não consegue conceber que outras mulheres tenham motivos igualmente fortes para encararem o trauma do aborto, para encararem as sequlas físicas e psíquicas?
Se realmente já passou por essa situação deve saber melhor do que eu que não se faz um aborto só porque sim, só porque apetece.

Em segundo lugar, por muito que até possa considerar as suas opiniões de absurdas e profundamente hipócritas não o diria. Primeiro por respeito a opiniões diferentes e segundo por respeito à discussão em si, que a meu ver é sempre saudável.
Ao contrário de alguns partidários do não, que se acham os detentores de toda a moral, respeito imenso as pessoas que têm um voto contrário ao meu.

JP disse...

Exma Sra Ka:
diga me onde fica esse blog, para eu mudar a minha opiniao sobre V Exa. (e eu gostava mesmo!)...nao fazia ideia que tinha um, mas, sabe Vocemesse entrou um bocado "a matar"e talvez, tenha despoletado o chamado "efeito boomerang", e NESTE assunto estamos em lados opostos. Tb ja tive nesse assunto do lado do apoio emocional e material(mais nao pude fazer), e tb ja vi algumas coisas que gostava de ver mudadas a partir de 12/03 como espero...
A ver vamos
PS: peco desculpa pelos improperios mas, se nao baixava a cabeca, levava com o Boomerang!!

Anónimo disse...

SIM,CARA ka,FIZ UM ABORTO!
EU TINHA ABSOLUTAMENTE PLANEADO NÃO TER FILHOS,MAS ALGO FALHOU.DIALOGUEI COM O COMPANHEIRO QUE É O MESMO HÁ 19(!)ANOS,EMBORA EU SOUBESSE QUAL A DECISÃO QUE EU TOMARIA,NEM ME PASSOU PELA CABEÇA NÃO A COMUNICAR OU SEQUER NÃO DISCUTIR O ASSUNTO COM ELE.ELE CONCORDOU COMIGO,POIS PENSÁVAMOS DE IGUAL MODO.HOJE CONTINUAMOS SEM FILHOS E FELIZES.ARREPENDIDOS? NÃO,NÃO ESTAMOS.
EU SOU PELA VIDA,MAS TEM DE HAVER CONDIÇÕES DE TODA A ORDEM,MATERIAIS E PSICOLÓGICAS PARA TER UM FILHO.NÃO ME SINTO MAIS OU MENOS MULHER POR NÃO TER FILHOS,NÃO SINTO QUE PERDI ALGUMA INICIAÇÃO MAIOR.QUESTÃO DE MORAL?AH,SIM É CONCERTEZA,MAS SÓ EU SOU DONA DA MINHA VONTADE E SOBRETUDO CONHECEDORA DAS MINHAS (IN)CAPACIDADES.TUDO NESTE UNIVERSO É VIDA(A FLOR QUE COLHEMOS,LOGO A MATAMOS, PARA NOS INEBRIARMOS COM O SEU PERFUME...ETC)MAS O SER HUMANO É O PRIMEIRO A DESRESPEITÁ-LA...PORTANTO SE FORMOS POR AÍ,DIFICILMENTE NOS ENTENDEREMOS.O DRAMA E A HUMILHAÇÃO DUMA MULHER QUERER TER FILHOS E NÃO TER COMO SUSTENTAR COM QUALIDADE A VIDA DESSA CRIANÇA E DECIDIR NÃO A TER E SUJEITAR-SE A IR A UMA ABORTADEIRA DE VÃO DE ESCADA...POR AMOR DE DEUS !!! BASTA!