14.1.07

NADA FICOU

Salazar mandou defender Goa até à morte do último soldado. Era, digamos assim, uma questão de princípio. Falar agora em questões de princípio diz pouco aos nossos contemporâneos, sobretudo os mais jovens, cada vez mais amnésicos, cada vez mais ignorantes. Custa-nos engolir o passado e até o chefe de Estado evitou passar por um quadro que retratava o antigo presidente do conselho, em Goa. Se somos nós próprios os primeiros a ter vergonha da nossa história, que podemos esperar dos outros? A manifestação feita contra o doutoramento honoris causa de Cavaco Silva, em Goa, significa apenas isso. De nós, nada ficou.

10 comentários:

Anónimo disse...

Os "manifestantes" eram 20 (vinte...)

Anónimo disse...

Menos História e mais competência é o que se precisa.

Anónimo disse...

Não me admirava que o Governo de Nova Dili tivesse manipulado a excitação ridícula dos "estudantes" da Universidade de Goa. Como quem diz ...

Anónimo disse...

problema dele ou deliccadeza excessiva por parte dos visistados, compreende-se ou não?

Anónimo disse...

O Sr. "foi a tropa", como se costuma dizer?
ou e, como o Bush, que andou a defender os ceus do Texas e , qual, talhante, envia aos milhares para as Arabias


gosto da expressao "digamos assim"

deste vez , perdoe-me, espalhou-se...

Anónimo disse...

De nós ficou e muito.

As, mais que poucas, animalescas excitadas pertenciam ao Partido Nacionalista Hindu... isso deve dizer tudo.

Ainda outro dia fui buscar comida indiana a uma recém imigrada e eis o meu espanto quando mesmo à entrada se encontrava o retrato emoldurado de nada mais nada menos que aquele Professor mal-amado por estas bandas e nestes dias.

João Gonçalves disse...

Penúltimo anónimo...sim, fui à tropa, após o 25 de Abril por causa da idade, mas ainda fiz um juramento de bandeira que, se bem me lembro, lá pelo meio, dizia qualquer coisa como "se necessário, com o sacrifício da própria vida". Se calhas não fazia sentido algun ou fazia?

Anónimo disse...

Deixe ver se percebi. Se, naquela altura, estivesse em Goa tinha dado a sua vida? Por princípio?

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,

Não resisti em deixar-lhe um pequeno comentário sobre as suas afirmações.
Quanto ao primeiro pensamento, sobre o "desvio" para não se visitar o retrato do antigo Estadista Português, hoje em dia bem reconhecido pelo Povo (nem que seja pela indicação do resultado do programa de TV), não contesto.
Agora, dizer que por ex. em Goa, ou noutros antigos enclaves portugueses, "NADA FICOU" não posso admitir, por não ser verdade!

1. Hoje em dia, é verdade que não temos a culpa que os jornalistas cá do burgo, sejam na sua maioria comparáveis aos (perdoem-me a expressão por por vezes ser-se injusta) provincianos que nunca virão o mar.
São profissionais que não se preparam minimamente aquando destas visitas a realidades bastante complexas e diferentes.
Das duas uma, ou se mandava alguém com maior experiência, ou tinham de fazer bem o trabalho de casa.

2. A questão da manifestação, foi uma acção perpetrada pelos NACIONALISTAS INDIANOS, FILHOS DAQUELES QUE INVADIRAM GOA, DAMÃO E DIU, DADRÁ e NAGAR AVELI!
Depois, contou ainda, de entre os 20, elementos do BJP, radicais que estiveram no Governo e que perseguiam minorias étnicas e religiosas.

Agora, acha justo, dizer que nada ficou, quando diariamente portugueses de Goa, Damão e Diu, defendem a todo o custo a Portugalidade, Portugal e o Altar, e muitas vezes em ambientes hostís?

http://passaleao.blogspot.com/2006/12/portugal-e-portugueses-visto-pelo.html

http://passaleao.blogspot.com/2007/01/misso-ndia.html

Este meu comentário serviu apenas para se fazer justiça ao esforço multissecular e titânico das comunidades portuguesas e luso-descendentes, pelo Oriente repartidos, para afirmar Portugal em cada praia oriental!

Anónimo disse...

1. É lamentável que as peças jornalísticas de jornalistas pessimamente preparados, façam lei, aqui no burgo;

2. É lamentável, que por ignorância crassa dos mesmos cause uma opinião pública desvirtuada e irreal (que a realidade que vêem, não tem nada que ver com a realidade de facto);

3. É lamentável que a opinião pública, não investigue por si a veracidade dos factos, ou seja, a comum busca de sabedoria.

Caro João Gonçalves,

Não resisti em deixar-lhe um comentário sobre o seu postal.
Quanto à questão do desvio da comitiva para não ver o retrato, não discuto.

Agora não posso deixar passar incólume, as acusações de que "Nada se ficou", pois estaria eu a trair os meus compatriotas portugueses e luso-descendentes que andam pelo Oriente repartidos e que diariamente e multissecularmente, defendem alto e bom som a Portugalidade, Portugal e o Altar, e muitas vezes em condições adversas, para não falar daqueles que defendem Portugal apesar de ser para eles a Pátria que nunca conheceram!

Ora bem, quanto à manifestação em si, acha bem, confundir os manifestantes NACIONALISTAS e do BJP, filhos daqueles que fundaram a União Indiana e invadiram GOA, DAMÃO, DIU, DADRA e NAGAR AVELI e atacam constantemente as minorias étnicas e religiosas, com os bravos patriotas portugueses que por lá continuam e outros luso-descendentes que agarrados à Bandeira Nacional estão e que apesar de PORTUGAL não lhes ligar pevas, como se já não bastasse, ainda serem injustiçados pelo próprio Povo Português (cá do burgo)- Se bem que eles estão um pouco nas tintas para isso, porque o Portugal destes nossos compatriotas, é o do Portugal grandioso no mundo, e orgulhoso, que nada tem que ver com "gentes mesquinhas"?

http://passaleao.blogspot.com/2007/01/misso-ndia.html

http://passaleao.blogspot.com/2006/12/portugal-e-portugueses-visto-pelo.html

Pessoalmente acho vergonhosa a cobertura televisiva e imprensa dada aquando da visita oficial do Chefe de Estado Português.
Como é possível enviarem para lá, gente pouco viajada ou pior, que nem se quer fazem o trabalho de casa, para estudar o que é a Índia, a sua sociedade e ambiente!!!

Faço-o sempre, que viajo e para onde quer que seja.

Roçam o ridículo, afirmações e "primeiras impressões" desses jornalistas sobre as várias realidade locais.
Estivémos por lá quase 500 anos, e são esses ignorantes que mandamos para lá? Como se não bastasse (tendo ou não culpa) a Opinião Pública engolir tudo o que o Orgãos de Comunicação Social vomitam?

Faz pensar. Agora, por favor, nunca por nunca, nunca mais confunda os Portugueses e Luso-Descendentes e Amigos de Portugueses e de Portugal espalhados pelo mundo (apesar de muitos terem feições parecidas) com os outros que atentam contra Portugal. É inadmissível.