14.1.07

A.O.S


Custou caro à televisão oficial - também conhecida por "serviço público" -, ao regime e aos seus corifeus "histórico-culturais" a omissão inicial no "guião" do programa da D. Elisa. Mesmo assim, ainda recorreram à "ordem alfabética" para disfarçar o embaraço. Eis, pois, um belo momento para pôr termo aos fantasmas da nossa história recente. Neste caso, inscrevendo Salazar naturalmente nela, ou seja, num tempo que passou, tentando percebê-lo. Sem demagogia, sem dramas, sem complexos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Façamo-lo com todas as nuances, todas as glórias e todas as arbitrariedades do indíviduo e do regime que criou. Sem problemas ou há problemas? Não façamos dele é o que nunca foi um grande homem!

Anónimo disse...

as múmias desta república socialista lixaram tudo

PCS disse...

Como eu adorei ver o salazar nos 10 primeiros. é pena é não divulgarem o número de votos.

Anónimo disse...

Está enganado porque o Salazar toda a gente compreende. O que não se compreende são os negacionistas em versão local.

Anónimo disse...

Estou de acordo com cfreitas: não foi um grande homem, este A.O.S., foi, isso sim, uma criatura pérfida que colocou este país numa situação de que parece não conseguir sair.

Anónimo disse...

Surpreende-me o aparente sucesso do concurso Grandes Portugueses em pessoas inteligentes e informadas.

Será que não percebem que ganhar ou perder este concurso em nada contribui para a imagem de nenhum dos votados?

Acham que é por alguém ser eleito num programa de televisão como o maior ou melhor, que o é?

O que é que distingue (para melhor) os "portugueses" que votam neste concurso (que é o que é) dos que votam no Big Brother ou nos Acorrentados ou no Dança Comigo?

Em minha opinião, nada.

Este concurso teve mais eco numa certa "intelectualidade" ( nos blogues isso foi notório) porque lhes permite, sem lhes cairem as paredes na lama, discutir e votar, e excitar-se tal e qual como o público dos reality shows e dos concursos de dança.


Mas, o mais relevante: é óbvio que a eleição do melhor português de sempre, genérica e sem qualquer tipo de critério, permite sempre o paradoxo de termos a concorrer ao pódio de Grande Português, “estrelas” de séries televisivas do momento na mesma lista que o fundador da nacionalidade (vá lá que com considerável distância na votação ...).

Se tiver que escolher entre D. Afonso Henriques, D. João II, Vasco da Gama, Camões ou Pessoa, não lhe parece que amputará sempre a sua Pátria de um qualquer órgão vital?

O próprio conceito do programa induz as pessoas numa confusão de prioridades, numa ausência de critério, num simplismo que mais não fazem do que desvalorizar mais ainda a nossa História.

Quanto ao seu fetiche com o Dr. Salazar, enfim, cada um tem o fetiche que quer e é livre de pendurar todas as semanas fotografias dele no blogue.

Felizmente o Dr. Cunhal e o Dr. Soares (e muitos outros que não estão na lista dos Grandes Portugueses) empenharam boa parte da sua vida a lutar por essa liberdade.

Anónimo disse...

Se me fosse possível, obrigava-o a escrever mil vezes "Sem demagogia, sem dramas, sem complexos" e depois Salazar ao contrário, ou seja "Razalas", entre cada "sem", isto durante apenas cem vezes, depois passava a ser a seguir a "dramas", depois "complexos" e depois "demagogia". De certeza que, algures pela 800ª vez iria pensar nos "dramas", "complexos" e quejandos provocados durante décadas por essa perdigota criatura de Santa Comba Dão e também a forma como este "grande homem" é o responsável directo pelo país pequenino que é hoje Portugal. Para lá, claro, da maldade, velhacaria e beatice a que sujeitou o país. Pior português? Não, não porque esta coisada é uma brincadeira e os 48 anos foram uma coisa muito séria.

Anónimo disse...

O homem está muito bem nesta foto.
Parabéns.

Anónimo disse...

Rita:
bem visto.
JM

Anónimo disse...

Caro JG,
Não encontra assunto nenhum de maior importância ou com interesse para escrevinhar sobre, ao invés destas charadas televisivas?

Ora pense lá bem se "isto" merece a atenção que lhe tem dado? Que coisa!

Anónimo disse...

Se AOS é a criatura que Ricardo, Rita e Cfreitas descrevem e durou 40 anos, então a lusa gente que o aguentou tanto tempo (todos os Ricardos, todas as Ritas, todos os Cfreitas que viveram em Portugal durante o longo consulado salazarista) é mto pior do que ele. E não me venham com a história da repressão -- que a bem dizer não existiu, quando comparada com o que Franco, Hitler, Mussolini, Estaline, Fidel ou Pinochet fizeram.

Anónimo disse...

Boa, Ricardo.

Anónimo disse...

Tenho a impressão que este último foi o Ricardo Araújo Pereira... até os Gato já passam por aqui, loolol

Anónimo disse...

"Os Cães ladram mas...a Carvana passa!!"
Vou votar no Salazar e este portugalito há-de engolir o nome de SALAZAR no 1º Lugar!!!!
Fez coisas mal mas também fez muita coisa BOA...Tantas coisas boas fez que os pseudo-democratas, logo no ano 74, não descansaram enquanto não LHE (Salazar) tiraram o nome do que ele construiu e puseram o deles!!!! PATIFES!!!

Anónimo disse...

Essa da Elisinha ser "obrigada" a vir dizer na TV q os melhores 10 seriam anunciados p/ordem alfabética ... porque razões (q a razão desconhece!)terá sidalterado o critério da VOTAÇÃO do pessoal luso?Ora,tá bom de ver:é q em 1ºlugar ficou mesmo o SALAZAR e o "Serviço Público/RTP",neste caso Socialista,envergonhou-se!!!E, mais,fez PIOR:se se tratava de 1votação dos portugueses,porque não a revelaram NUA e CRUA?Tão nua e crua como a vergonha de ver um Jorge Sampaio(Político de quê?),um Sócrates(há uns escassos mesitos no poleiro da GoBernação,sem ter ainda feito o q quer q seja,so blábláblá),um Pinto da Costa(o >>BIMBO do País,mas c/a Clak dos DRAGUOES a descarregar e-mails p/a votação).No tenmpo de Salazar, havia censura e PIDE(eu própria fui perseguida na m/juventude estudantil/contestatária),mas não posso admitir que estes "novos socialistas,liberais" ou qq coisa assim...venham disfarçar uma votação que, embora pacóvia, é à "portuguesa",caramba!Se Salazar ficou em 1ºLUGAR e a RTP disfarçou com uma ordem alfabética inventada à pressa é porque não quer assumir a N/verdadeira maneira de ser.E se o POVO ainda gosta e/ou tem Saudades do Salazar, muitas razões terão ainda que depois de quase outros 40 anos!Ou haverá dúvidas s/isso?Basta andar nos BUS,nos Combóios,na Baixa de Lisboa e cada vez mais soa esse nome q até parece ter virado Santo.Pto, façam o favor de fazer como o Zeca Afonso dizia "Vemos,Ouvimos e Lemos" p/tirarmos a devidas ilacções, mesmo que Pacóvias!
Midarte.

Anónimo disse...

Se não fosse o Salazar o programa seria uma xaropada. Ficou tudo preso à pantalha porque queriam ver como é que a RTP se desenvencilhava do assunto. Foi de mestre para tornar um programa sem graça num com algum interesse...
Eu cá votava na D. Urraca que para além de querer lixar Portugal dizem que era boa com'ó milho!

Anónimo disse...

Acho muita graça a isto tudo: a Democracia só é BOA quando elege pseudo-democratas; mas já não há DEMOCRACIA quando o povo elege Salazar como o Melhor Português!!
Mas é que até o foi!!

Um raio parta ESTA Democracia!!!

Anónimo disse...

O consenso não existe, seja ela Oliveira Salazar, ou Álvaro Cunhal, ou Mário Soares, ou qualquer outro, se não fossem grandes não lhes era consentido serem polémicos e geradores de sinais contraditórios. Ser Grande é isso mesmo. Quanto a ser um concurso é um concurso, tem méritos e deméritos como todos, não é isso que está em causa , isso sabemos. Até pela concursite televisiva, embora este trenha óbviamente algo que pode ser interessante, o sermos confrontados com a imensa grandeza deste pequeno país. Até sabemos fazer a leitura dos resultados, quanto aos números ...eles seriam importantes na medida que supostamente Oliveira Salazar teria maior número? Talvez, e depois? Daqui a cinquenta anos um concurso como este teria os mesmos resultados? Obviamente que não. Devemos saber porque é que se geraram estes resultados no actual contexto. É isso que está em causa, pelo menos no meu ponto de vista. Não defendo prisões defendo a liberdade de opinar e de argumentar. Foi só isso!