7.12.06

EM MINÚSCULA

Leio no blogue onde escreve a Fernanda Câncio esta "pérola", tirada de um jogo floral entre a autora de um comentário e o autor de um post: "(... ) nossa senhora da imaculada conceição, padroeira de portugal, mãe solteira e que não conheceu homem, mas que levou até ao fim uma gravidez não planeada, não desejada e com muito poucas condições físicas e psicológicas."
Mesmo para quem não é cristão, parece de elementar evidência o que representa, por exemplo para os católicos e para os que professam o islão ("Fathma", Fátima é a mãe de um profeta, Jesus), a figura de Maria, mãe do Filho do Homem, mais conhecido por Cristo ou Jesus. Não faço da questão do aborto uma questão religiosa. Trato da fé à parte. E, por isso, a não relevar-se o comentário da "Teresa" no plano da mera ignorância, a sua menção à "imaculada conceição", nos termos em que é feita, é uma rematada idiotice. É pena que a Fernanda dê guarida à insolência gratuita e ofensiva só porque a "Teresa", coitadinha, conta a sua história maternal relativamente à qual não fez mais do que cumprir a sua obrigação, como ser humano, e porque se coloca, graças ao "coitadinha" explorado demagogicamente, do lado do "sim". Em minúscula.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais valia à autora de tal "pérola" ter entalado os dedos na porta para não escrever asneiras

Anónimo disse...

Vamos por partes e é Teresa sem aspas...

1. coitadinho | s. m. | adj.
s. m.,
pessoa infeliz;
prov.,
indivíduo atraiçoado pela esposa;
adj.,
dim. de coitado.

Não me parece que tenha acertado por aqui.

2.
Fátima ou Fathma.
Ou muito me engano ou a Fátima a que se refere era filha de Maomé. Jesus viveu antes de Maomé - basta comparar os calendários árabe e gregoriano. Não percebo como uma filha de Maomé foi mãe de Jesus, mas isso talvez me possa explicar um dia. A unica relação que poderei ver entre Fátima e Jesus é o anjo Gabriel - a Jesus apareceu à mãe, a Fátima ao pai - ditou-lhe o Alcorão, estamos a localizar-nos ou é preciso um GPS?
Páre lá de dizer que o outro nome de Maria é Fátima ou ainda vou ter que lhe chamar, sei lá, talvez ignorante...
Maria é a mesma imaculada conceição que é padroeira de Portugal desde 1646 e a quem, todos os anos, se deveriam pagar 50 cruzados de ouro. Não sou eu, tenho pena, que misturo assuntos de fé com assuntos bem terrenos.

3.
E para esclarecer o resto, "insolência gratuita e ofensiva"...

Nem comento, mas talvez devesse já que corro sérios riscos de você não perceber.

Teresa, desaspeada.

Gabriel Silva disse...

«A unica relação que poderei ver entre Fátima e Jesus é o anjo Gabriel »

e já não é pouco, que isto de andar por aí a dar recados não é para todos.

Anónimo disse...

(Uma pequena nota:
- No Islão, refere-se Maria como Mariam, Miriam ou Myriam; Jesus como Issa ou Isa; e Jesus filho de Maria como Isa ibn Mariam.
- Nossa Senhora da Conceiçao - padroeira de Portugal por declaração de D. João IV, no séc. XVII
- Imaculada Conceição - dogma por uma Bula Papal do séc. XIX)