26.12.06

BARBÁRIE CIVILIZACIONAL

Na TVI passa uma reportagem sobre adolescentes grávidas. Fala uma menina de doze - 12 - anos com uma filha. Pergunta a jornalista: "sabes quem é o pai"? Responde a menina: "Não tenho a certeza porque andava com dois ao mesmo tempo. Como um não quer assumir ser o pai, fica o outro." Pergunta a jornalista: "Mas não tens a certeza que seja esse o pai?". Responde a menina: "Não, mas fica este. Mas vou fazer os testes". Doze anos, mãe. Todos os intervenientes - a mãe da menina, psicólogas, médicos e o profeta Daniel Sampaio que imagina andar a impingir a "educação sexual" das meninas e dos meninos na escola - vêem a coisa com a maior complacência e irresponsabilidade. Qual é mesmo o exemplo, senhor engenheiro? A Finlândia ou o Burundi?

13 comentários:

Anónimo disse...

A razão porque se pode engravidar aos 12 anos é ... ta ta tarara... PORQUE A NATUREZA NOS DOTOU DESSA FACULDADE! Na sua fúria blogadoura o Sr. já tinha meditado por uns instantes nesta realidade?

Repare que não pretendo fazer-lhe notar o óbvio mas apenas levá-lo a colocar-se na posição mais humilde de quem não se julga superior à natureza das coisas (mesmo que pense que foi Deus que fez o mundo, ele fê-lo exactamente assim).

João Gonçalves disse...

Sabe que está a defender um crime p. e p. pelo Código Penal, apesar de depender de queixa? O grave da situação é aquela gente toda encarar isto como uma normalidade. Se V. gosta de viver na idade da pedra, eu não.

Anónimo disse...

O anónimo tem alguma razão. A questão é a gravidez da menina ou saber a idade do pai? Se o pai tiver 13 anos de idade qual é o crime? Mas se o problema é a gravidez da menina não há código penal que valha ao João. A discussão tem de ser completamente outra.
Pensava eu que se estava a tratar de coisas importantes ...

Anónimo disse...

Tudo se tornou relativo. A irresponsabilidade é perpetuada; opina-se muito mas não se resolve nada,.

Vegana da Serra disse...

Fiquei parva com aquilo...

Anónimo disse...

O seu discurso é mesmo de uma pessoa que quer "endireitar" o mundo, mas a quem, ironicamente, Deus não lhe quis dar filhos, como a muitos moralistas que por aí pululam.
Por que é que para si todos os pais se "demitiram" da educação dos filhos?
E V também se demitiu de fornicar?

Faça um filho e depois apareça então a perorar.

Essa sua intransigência e falta de sensibilidade atordoam qualquer um...

João Gonçalves disse...

Para utilizar o seu termo, "fornicar", e se acha bem que uma criança de 12 anos nem sequer saiba ao certo com quem é que fornicou e se permita que o fornicador - de certeza que não tinha 12 anos - ande por aí à solta, estamos conversados. Quanto ao meu formicar, como calcula, é uma questão privada. Anda tanta gente - e bem - indignada com a pedofilia, o que é que chamarão a isto? Ou a pedofilia é uma one way thing?

Anónimo disse...

O problema é que estes bloggers ultra pensam que a cultura deles é a única (certa) no mundo. Existem culturas (ou sub culturas, se preferir), onde ter filhos cedo não é nenhum crime.

Anónimo disse...

Ter filhos aos 12 anos é normal, os avós que os sustentem que a gente vai acabar a primaria...

E não é nenhum crime... Nas imortais palavras do Artur Jorge, é uma situação perfeitamente normal...

Anónimo disse...

Quando a mãe diz algo como "fui ao centro de saúde por causa do planeamento familiar mas não me atenderam porque ela era muito nova então eu fui e comprei-lhe a pilula" está tudo dito. Que mãe é que, com uma filha de 12 anos, lhe vai comprar a pilula? Devia era informa-la, avisar que era muito nova, ...
Se a mãe não se preocupa, vamos ser nós a preocupar-nos?

Anónimo disse...

Obviamente os senhores nunca passaram por um desses bairros. se o tivessem feito saberiam que o normal é as crianças de 12 anos terem experiências sexuais precoces.
Também é normal não terem nenhuma educação (sexual ou outra). E estarem mal alimentadas e sujeitas a todo o tipo de violência.
Que tal resolverem esse problema antes de mais?

Relembro "Wozzek" na sua imortal ária da primeira cena quando é confrontado com o Capitão por causa da imoralidade de ter um filho fora dos sagrados laços do matrimónio: "Nós os pobres ..."

Anónimo disse...

Os avós dos miúdos filhos dos trintões da parte alta da cidade também os vão sustentar e não acho os pais melhor preparados. se calhar o problema é mais complicado do que parece.

Será também normal ter o primeiro filho aos 35 como se vai tornando vulgar?

"Que mãe é que, com uma filha de 12 anos, lhe vai comprar a pilula?" Se calhar uma mãe que teve a filha aos 14.

Anónimo disse...

Se eu não tivesse visto esta reportagem nem acreditava nisto.
Isto é gravidez na infância...e a míuda a dizer que ia continuar a estudar!!!!!!!! talvez kd o puto fôr para a primária ela o acompanhe...