2.8.09

O "ASSALTO" DA BLOGOSFERA VISTO PELO "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


Só hoje, graças ao Nuno Fonseca que guardou o seu exemplar para mim, pude ler o artigo que o Diário de Notícias dedicou, no dia 27 de Julho, à blogosfera. Tudo a pretexto do estafado encontro de Sócrates com alguns blogues, algo que o dr. Louçã se prepara rapidamente para imitar. O título era, aliás, elucidativo: «partidos tomam de "assalto" a blogosfera". José Adelino Maltez e José Reis Santos comentavam em colunas autónomas essencialmente a emergência do SIMplex e do Jamais. "Maneleiros", Zé Adelino? Por amor de Deus. E, no artigo de fundo, conta-se com as "explicações" de "politólogos" isentos e esclarecidos como António Costa Pinto e Pedro Marques Lopes. Estas duas criaturas do regime, uma delas ainda por explicar, produzem afirmações tão "profundas" como "imagem de modernidade feita por um grupo mais elitista mas relativamente fechado", "um sítio de combate político mas residual na influência que têm junto do eleitorado", "transferência não só da política para os blogues mas também vice-versa." Este comentador-politólogo, inventado pelo "socratismo" para distrair a "direita", deve saber do que fala. Também o Adolfo Mesquita Nunes chama à colação a sua - do CDS e das suas "tendências" como se o Portas que fala ao DN em "tendências" tolerasse "tendências" - Rua Direita que une a rapaziada "centrista" na "convicção de que o partido deve ter um expressivo peso eleitoral." Com certeza. Finalmente, e com base no "blogómetro", o jornal escolheu quinze blogues ditos "políticos", encaixando-os ideologicamente. Esta é a parte propriamente cómica da peça. Ficamos a saber que o "Abrupto" é social-democrata (é o único, de acordo com o DN) e que os "colectivos "Blasfémias" e "O Insurgente" são "liberais". À portuguesa e fundamentalmente "à moda do Porto" o primeiro, presumo. Que os "colectivos "Câmara de Comuns" e "Delito de Opinião" são "independentes" enquanto os "colectivos" "Corta-Fitas" (onde, por acaso, escrevem alguns do "independente" "Delito de Opinião") e "31 da Armada" (onde, também por acaso, escrevem social-democratas, independentes e comentadores do regime) são de "centro-direita". Que os do PS - "Causa Nossa", "Aspirina B", "Da Literatura" (salvo um dos autores, de dois, e que praticamente não conta) e "Jugular" - são apresentados como sendo de "esquerda" ao lado do "Arrastão" e do "5 dias" quando estes manifestamente não se confundem com aqueles quatro ilustres epígonos electrónicos do "Acção Socialista". Que da "direita" só há dois, "O Cachimbo de Magritte" e este "Portugal dos Pequeninos", o que deverá constituir uma ofensa para os meus amigos social-democratas do "Cachimbo". Fiquei esclarecido. Os leitores do DN é que não.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ó Dr. João Gonçalves!? Então é o Dr. Salazar que ilustra o estado calamitoso da nossa blogosfera??! A rir-se, ainda por cima?! V. Exa. preferia proibir todos os blogues, incluindo o seu?!
V. Exa. acha que a blogosfera é uma espécie de União Nacional, ou o quê?! Uma espécie de bacalhau com todos, não??!

Anónimo disse...

Para o Anónimo das 2:45.
Passado meio século da morte do grande Estadista O.Salazar,ainda não percebeu nada!
Desconfio que se durasse mais cinquenta anos continuaria a vulsar as mesmas asneiras.

Luís M. Rios

JAM disse...

Desculpe, João! Maneleiros não é ofensivo, é herdeiro dos rangeleiros. Sociais-democratas era muito ideológico. Laranja, partidário demais. Não quis ofender. Quis ironizar. Mas blogues de campanha são susceptíveis de um adjectivo desses, ácido e ppouco fino. Desculpe, João!

De nihilo nihil disse...

O que é um politólogo?

radical livre disse...

tanto sábio
e o país nesta miséria.
PQP

Obviamente demito-o disse...

Que nojo. Enfim, é o DN e a foto do post é esclarecedora. Mas isto, felizmente para o Regime, é verdade: "um sítio de combate político mas residual na influência que têm junto do eleitorado".

A. Alves Pimenta disse...

Aprecio o JAM, mas o outro dia, ao vê-lo na tv em debate com esses eminentes vultos da cultura política nacional que são o Resendes, o Delgado e o Costa Pinto, caíram-me os colhões aos pés.
Está a custar refazer-me, caramba!

Anónimo disse...

Luis M. Rios, ou a quem escreve com esse nome.

Você não sabe o que penso, mas eu digo-lhe: país miserável este que tem de produzir e necessita de quando em vez de pessoas como o Salazar. É esse o drama no qual estamos embrulhados há muito tempo, ou desde sempre, e se V. Exa. não percebe o drama que isso representa, quem não percebe patavina deve ser você.

Vá dar as suas lições aos pequeninos para ver se eles o ouvem. De qualquer forma, qualquer novo Salazar cairá de forma semelhante ao original.

Mas que arrogância idiota a sua.

Anónimo (sempre) das 2:45, e não conformado, como quase sempre.