Há uma conclusão que se pode tirar das comemorações do 50º aniversário do Cristo-Rei. Salazar, apesar de ser um católico fervoroso, sempre distinguiu o Estado da Igreja. Aliás, deixou logo isso bem claro, em 1932, junto do seu amigo Gonçalves Cerejeira. Revelou mais sentido da laicidade do Estado do que este regime que usa a Igreja quando lhe dá jeito e que a rejeita quando não dá. Mas ela também se põe a jeito.
Adenda: É inadmissível, por exemplo, que a RTP esteja a entrevistar o senhor de Bragança quando o Presidente da República - o Chefe de Estado - chega ao Santuário do Cristo-Rei para presidir à cerimónia. Isto, com Salazar, era inverosímil.
16 comentários:
O sr (de) bragança, coitado, lá faz o que pode.
É pro folclore do mamarracho, do gigantone de feira.
A base pernalta: é uma dor de deus.
Aquela obra (de arte ? - blegh !): que mega-abstrusidade.
O plagiado golém devia ser derrubaado a tiros de canhão.
jOãO Gonçalves, se este vai a despropósito, perdoe, lhe lembro a paulina advertência:
PROCLAMAI CRISTO-REI
«a propósito... e ou a despropósito...»
a uma senhora de Mónica a brincar c coisas sérias...
o CEGO VIU MAIS QUE MUITOS QUE SE DEIXAM FOTOGRAFAR DE OLHOS ARREGALADOS E POSAM POSAM POSAM POSES ESTUDADAS A CADA MANHÃ PELO CANAL 1...
qUE O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER!
a VER VAMOS COMO DIZIA O CEGUINHO. uM SENHOR NOBILADO DÁ-SE A TRANSE DE ESCREVINHAR «ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA» E ELE QUE SE PERGUNTE A SI SE NÃO TEM TRAVE NO OLHO SEU QUE «VIU» CRISTO ESCREVER EVANGELHO eLE cRISTO «QUE NÃO PERCEBIA NADA DE FINANAÇAS NEM CONSTA QUE TIVESSE BIBLIOTECA» NO DIZER DE UM, SENÃO MAÇÃO, ROSA-CRUCIANO O QUE PROVA QUE ATÉ DA MENTIRA SAI POR VEZES VERDADE...
pRÀ A MENTIRA SER SEGURA
E ATINGIR PROFUNDIDADE
TEM DE TRAZER À MISTURA
QUALQUER COISA DE VERDADE
(aLEIXO aNTÓNIO
o QUASE ANALFABETO...)
POIS SOBRE COMENTÁRIO ANTECEDENTE DE PLUTOCRACIAS...
aLEGREMO-NOS QUE cRISTO VIVE EM NÓS tERRA DE sANTA mARIA HOJE ONTEM SEMPRE COMO CLAMÁMOS NO JUBILEU DE 2000...
tOTUS tUUS mARIA ( jOAO pAULO I ii )
Porque todos de Maria todos de Jesus porque se pertinho de Maria pertinho mais ainda de Jesus -- agora até achincalham -- um de «fedorento» -- com o nome de Jesus
-- vide «A Bola» hoje a propósito de um treinador pra Benfica...
Aqui para nós a Senhora Manuela Ferreira Leite pode ser séria e dar os passos desasados ao entrar no convenábulo dos dirigentes de nosso tempo (Obana incluso) para andar de bem com Deus e com Diabo ...
O que na maior parte das vezes (mas nem sempre) dá mau resultado, mas, e aqui findo:
NÓS TEMOS UMA RAINHA MÃE NOSSA DE NOSSA TERRA DESDE dOM jOAO O IV -- da Casa de Bragança -- É A VIRGENZINHA DE ViLA VIÇOSA
A DA CONCEIºÇÃO iMACIULADA
mARIA A DO CORAÇÃO DE POMBA
mARIA OU mIRIAM
eSPOSA DO dIVINO eSPÍRITO sANTO.
o RESTO É PURA CONVERSA -- sOMOS «MONARQUIA...»
EM QUE A MÃE É
E SEMPRE SERÁ
RAINHA NOSSA
DE Paz!
ísto, já parece polónia A MAIS !!!
Ganda batatada !
sr. atento venerando e obrigado, lhe lembro que em tempo de atrocidades maiores do que a sua e em país comunista a Polónia manteve a Fé e pese embora a si ou quejandos em Portugal manter-se-á sempre a fé (não fui (eu que tenho nome cristão) q tal disse.. e respeitinho snor atentttt e obrigad!
«Comedores de batatas...»
é um belo quadro de Van Gogh na miséria negra...
é dimaais, sr venerando e obrigado!
E a avaliar pelas imagens da RTP verifica-se que, a Sul, a ICAR tem menos poder de mobilização que a CGTP.
Passados cinquenta anos - ainda andam às voltas com Salazar. Não há pachorra.
Apenas um pormenor de edição: senhor Duque de Bragança. Esqueceu o Duque.
É extraordinário que nestas comemorações do cinquentenário da inauguração do Cristo Rei, nem uma palavra seja dita em relação ao regime e ao governante que, na altura, tornaram possível a edificação deste monumento tão amado pelo povo português. Ele foi erigido como agradecimento pelo facto do País se ter mantido neutral durante a 2ª guerra mundial. Se houve mão divina nessa "graça" também houve homens, governantes que, na altura, tudo fizeram para que tal acontecesse. E um deles foi, sem dúvida, Salazar. De facto destoa daquela aquela manifestação a presença do laico e socialista Dr. Jaime Gama que, a meu ver, nada tem a ver com aquilo que lá se passou. A igreja, essa, naturalmente, querendo se adaptar aos novos tempos, faz de conta que a sua cumplicidade com o Estado de Novo nada tem a ver com a construção do monumento. Enfim, sinais dos tempos.
O João diz irónicamente "senhor de Bragança".
Enfim, como católico que diz ser - eu sou neutro nestas coisas, mas o braço da balança pende para a nossa raiz -, o João devia olhar para o facto do Duque de Bragança ser católico. O senhor AC Silva pode ser presidente do que entender, mas é o "chefe de estado" de um regime que se diz laico e que dá à igreja católica o mesmo estatuto de igual entre outras. Grande diferença, não é?
Queiram ou não queiram os jacobinos, se um dia se atreverem a fazer o prometido (há 100 anos) referendo, sabemos qual o sentido de voto dos católicos.
Tudo isto me faz lembrar a tristíssima figura do senhor Sampaio, quando há uns anos num Te Deum na Sé, exigiu que colocassem dois cadeirões perto do altar, para ele e a dona Maria José ficarem pelo menos equiparados aos Duques de Bragança. Pinderiquices...
O pior, foi quando à saída admoestou a organização por causa da precedência dada à Casa Real. Resposta:
"Os Duques de Bragança são católicos, representantes das antigas Majestades Fidelíssimas, enquanto o senhor declara ser ateu".
Por vezes a Igreja é magnífica na administração da justtiça.
Salazar, católco fervoroso?! Deixem-me rir... Proibiu que a Igreja consagrasse Portugal ao Sagrado Coração de Jesus, proibiu que no preâmbulo da Constituição constasse o nome de Deus, como faria qualquer bom maçon, e você, que também navegou nessas águas pôdres, chama-lhe católico fervoroso? Julgará você que somos todos parvos ou temos medo de si?
aCABO DE LER PELA wEB REACÇÕES DE QUEM VIU PELA tV:
qUE OS sRS cOSTA E QUEJANDOS DO NOSSO dESGOVERNO SE APROVEITARAM SEMVERGONHA PARA PAVONEAREM HIPOCRITAMENTE «SIMPATIA» (ELES DAS LEIS ANTI-VIDA E DAS PROJECTADAS ANOMALIAS gAY... pRA NÃO FALAR DA INDIFERENÇA CRIMINOSA AO PROJECTO DO ePISCOPADO DE MITIGAR POBREZA COM FUNDOS DE HÁ MAIS DE 20 ANOS NÃO RECLAMADOS DOS bANCOS...)
qUANDO LHES DÁ JEITO aMENS A cRISTO-rEI!... nÓS iGREJA TAMBÉM NOS POMOS A JEITO COMO NO PASSADO DE SERMOS VILMENTE MANIPULADOS A SEUS DESIGNIOS DE PERPETUAÇÃO NO pODER. fÔSSEMOS FIRMES E NÃO CONIVENTES ANTE SUAS BAGUNÇAS DE dESGOVERNAÇÃO E TERIAM POR NÓS MAIS RESPEITINHO E PENSARIAM DUAS VEZES ANTES DE ACHINCALHAR-NOS.
mAS SOMOS TAMBÉM CARNE HUMANA OU MASSA HUMANA COM NOSSAS FRAQUEZAS E CEDÊNCIAS... tENTA-SE SEMPRE POR UMA QUESTAÕ DE BRANDOS COSTUMES ESTAR DE BEM COM dEUS E COM O cHIFRUDO.
viva Cristo-rEI!
O Salazar distinguia o Estado da Igreja?... Bem, ainda bem que ele confidenciou esse segredo ao Cardeal Cerejeira e esse segredo ficou registado algures e foi descoberto entretanto, se não, ninguém tinha dado por isso.
Pedro
Agradecimento por livrar Portugal da 2ªGuerra Mundial? Deus deve ser português ou então muito imparcial, para livrar Portugal da guerra e permitir a matança entre os outros países.
Mas afinal, Deus é brasileiro, como eles dizem, ou é português? Bom, que é de um PALOP, disso não parece haver dúvida.
José, vamos para o inferno por causa disto.
Pedro
O Duque de Bragança é uma das figuras públicas que se tem mostrado coerente, tem-se dado ao respeito e tem mostrado respeito pelos portugueses. Acho que merece a crítica ou o aplauso, a concordância ou discordância e, claro, que haja quem se oponha a tudo o que ele representa. Acho que não merecia ser tratado como "o senhor de Bragança"!
Quanto à emissão da RTP, podem ter tido apenas a boa educação de não interromper um convidado a meio de uma frase ou de uma ideia, sacrificando a isso a imagem de ver o PR sair de um carro e dar uns passos em direcção à tribuna de honra.
Não poderia concordar mais com o comentário de Miguel Neto.
Nesta fase de degenerescência aguda de um Regime retorcido de perversão, onde o bolso é que é tudo e a História, a Memória, os Valores e os Afectos Coesivos entre portugueses, um nada, não é Cavaco quem melhor serve de Pontífice da Portugalidade.
Provavelmente, na sua humilde forma de amar Portugal e os Portugueses, na fragilidade e autenticidade que manifesta graças à qual que muitos o cobrem de risível, D. Duarte Pio, Duque de Bragança é uma reserva de patriotismo profundo, um símbolo vivo da identidade originária de Portugal, um sinal humano de Portugal, no mínimo a respeitar.
Enviar um comentário