1.2.06

DA TRAIÇÃO

"Há homens que não suportam a ideia da amizade por verem nela apenas uma submissão ao de quem são amigos. E a forma de lutarem contra tal submissão é traírem. Há homens em quem a traição é assim a forma inata de afirmarem uma independência que não têm" (Vergílio Ferreira, Conta-Corrente 4)

1 comentário:

António Viriato disse...

Boa lembrança que fere logo dois objectivos de uma só vez : ilustra uma situação, com ideias e palavras acertadas, ao mesmo tempo que divulga ou reaviva o nome de um dos nossos maiores escritores de sempre.

Haja paciência de catar, entre os nove volumes de Contas-Correntes que Vergílio Ferreira nos deixou, as pérolas que ele generosamente por lá disseminou, com a naturalidade do seu génio de escritor-pensador, consumado filósofo e artista do verbo, como poucos. Para já não falar noutros seus livros eminentemente reflexivos, como esse enimágtico, mas extraordinário «Pensar». Quem, hoje, poderá substituí-lo nessa sua função de pensador do quotidiano, existencialista «avant et après la lettre» se a expressão tem cabimento ?