5.1.05

MEDEIROS FERREIRA

Eu conheço o José Medeiros Ferreira desde 1979. Um encontro fortuito provocou a minha colaboração com ele no "Movimento Reformador". Para quem não se lembra, os "reformadores" integraram, por acordo com o PSD de Sá Carneiro, a Aliança Democrática, a única e verdadeira. Por causa de Eanes (éramos, então, "eanistas"), afastámo-nos da AD subsequentemente. Não acompanhei Medeiros Ferreira na peripécia PRD. Nessa altura já era militante do PSD (o da época). Porém, quase nunca me deixei de rever na maior parte dos escritos de M. Ferreira e voltámos a encontrar-nos noutros combates comuns. Nunca deixando de ser um homem de acção, soube sempre, com muita perícia e bem estudada ponderação, dar um contributo "teórico" para o nosso conturbado processo democrático. É duma cepa rara porque é geneticamente democrata. Por isso acompanho o Paulo Gorjão no texto que reproduzo de seguida, fazendo votos para que logo à noite o assunto fique resolvido.


O LAPSO[15] SETÚBAL -- Começo com uma prévia declaração de interesses. Tenho uma enorme estima pessoal por Medeiros Ferreira.Dois breves comentários.O primeiro para salientar que, infelizmente, as suas capacidades têm sido pouco aproveitadas pelo PS.O segundo comentário para referir que, aparentemente (e digo aparentemente porque nem quero acreditar que isso seja verdade), Medeiros Ferreira corre o risco de não integrar as listas de candidatos do PS. Trata-se de um lapso, certamente, mas que é de qualquer modo inaceitável.José Sócrates não poderá deixar de corrigir esta situação.


Adenda: Leio no Público que M. Ferreira terá "combinado" com Sócrates a ida para o Conselho de Estado em representação do PS. Se assim for, é uma escolha que honra a melhor memória da democracia portuguesa.

Sem comentários: