17.1.09

FÁTIMA, A PRIORESA DA AUTO-ESTIMA


«Além de servir o agenda-setting do governo e o unanimismo, o Prós & Contras, tem outra filosofia condenável. [Fátima Campos] Ferreira repete semanalmente que os portugueses são os mais espectaculares do mundo, temos os cientistas, atletas, artistas, empreendedores, todos melhores do mundo — mas não saímos da cepa torta. Trata-se de uma mistificação que pretende insuflar uma falsa “auto-estima”— até ao próximo programa. O programa diz a mesma coisa há anos e faz ele mesmo parte integrantíssima do marasmo geral que supostamente critica. O efeito do programa é, a prazo, o contrário do que apregoa. Ao fim de anos de crise e retrocessos económicos e democráticos, o programa revela-se como parte do problema e não da solução.»

Eduardo Cintra Torres, Público

7 comentários:

Pata Negra disse...

Um verdadeiro programa do sistema, do regime, do governo!
Temos de facto gente Boa em todos os sectores, menos no governo e na coluna política!
Um abraço a propósito do programa que só vejo quando me atormenta o masoquismo

Unknown disse...

O P&C, a par do Crespo, é mais um daqueles instrumentos da propaganda governamental que me causa particular irritação cutânea. A começar pela perguntadora de serviço, sempre com um ar de expert sobre tudo e mais um par de botas, mesmo quando é evidente que não percebe raspas do que se está a discutir. FCF, iluminada pela luz do poder da maioria, sente-se "a" representante no canal do Estado da "voz do povo", das suas dúvidas e dos seus "interesses". Por aselhice ou pior, não hesita em desqualificar a opinião um convidado quando esta não se ajusta ao script do programa. A "Dona do programa" como se intitula, tem um estilo perturbador e mal educado, que é tolerado por motivos óbvios, à parte de umas (raras) repreensões de participantes menos pacientes.

A ultima edição, dedicada ao tema estratégico para o futuro do país dos feitos heróicos do irmão da cátia Aveiro, é o exemplo acabado dos crimes que Cintra Torres aponta a quem nos governa: construção e manipulação de uma ficção permanente com vista ao entorpecimento e alienação colectiva. Os convidados não desiludiram e no final até o próprio herói nacional apareceu em directo. Não sei se FCF acredita realmente nas teses que promove ou é mais uma necessitada, mas sem dúvida que é mais uma da clique da propaganda socretina, desta vez na RTP, pronta a entrar em acção sempre que necessário.

Anónimo disse...

Há bastantes anos atrás, não sei precisar exactamente há quantos mas penso que foi antes do centenário da morte de Salazar, celebrou-se numa igreja, que tambem já não me lembro exactamente qual era, uma missa por ocasião do aniversário do falecimento (ou do nascimento?) de Salazar. Não fui a essa missa, mas ficou-me para sempre na memoria a enorme histeria, pretensamente indignada, de Fatima Campos Ferreira à porta da Igreja. Tinha sido enviada pela RTP para fazer uma reportagem sobre essa missa, a emitir durante o telejornal, e aproveitou para transformar a reportagem numa especie de protesto antifascista televisivo da sua pessoa contra a realização dessa missa "fascizante".
Esse foi, quanto a mim, um momento marcante da carreira desta """jornalista""" completamente conotada com o regime.

Anónimo disse...

O que vou escrever é mesmo verdade: ao ler esta crítica ao "prós e contras" apercebi-me das razões por que sou incapaz de o ver por mais de 1 minuto.

Anónimo disse...

É por essas e por outras que eu já não me dou ao trabalho de ver o dito programa. Não tem qualquer utilidade.

Anónimo disse...

É uma das várias fátinhas semi analfabetas que pululam por aí a estupidificar a manada que tudo segue.

Anónimo disse...

Imaginem que a D. Fátima já actua também no Casino da Figueira da Foz...