27.1.09

A DÉBORA E O RELATÓRIO


Na sua derradeira aparição pública, no CCB, o chefe do governo - ao lado de Maria de Lurdes Rodrigues que remeteu para o passado: "foi um gosto trabalhar consigo" - elogiou um relatório qualquer sobre a educação (ensino básico). Até falou numa tal "Débora" que o animou na apresentação. Ora, e uma vez mais, a blogosfera fez o TPC. No 31 da Armada, Carlos Nunes Lopes dedicou uma série de posts ao magnífico "relatório da OCDE" que alegadamente "premeia" Portugal e a sua política de educação (leia-se, a daqueles dois admiráveis governantes) bem como a "coragem" das criaturas. «Sucede que nem o relatório é da OCDE, como diz Sócrates e a sua caixa de ressonância (RTP), nem todos os peritos me parecem "independentes" e a base bibliográfica do "alegado estudo da OCDE" resume-se a um conjunto de publicações do próprio Ministério.» Ele explica porquê: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

6 comentários:

Tino disse...

Além destes posts citados, os melhores sobre esta burla estão no blogue do prof. Ramiro:

http://www.profblog.org/

Seja com luvas, com diplomas ou com relatórios, o espírito é sempre o mesmo: mentiras, mentiras, mentiras...

Anónimo disse...

Olha se fosse o dr. Santana o 1º Ministro usar este "estratagema"!

Onde está a imprensa!!!??? E onde pára o carácter e a honestidade de S. Exa.!!!???

Mas em boa verdade, desta S. Exa. Sócrates eu espero tudo. Tudo de pior. Por causa de "coisas" destas S. Exa obriga-me a concluir que ele está para a decência como a carraça está para o cão!

Os portugueses vão voltar a votar nele (desconfio que muito por causa da "boa imprensa" que S. Exa. tem)? Depois não se queixem!

E volto a perguntar: onde estão os (piolhos!?) que deveriam ter a obrigação de informar?

Anónimo disse...

Os sucessivos governos têm criado diversas blindagens às estatísticas. Para além da mentira e da imprecisão jornalística (blindagem de 1º nível, diríamos), existem outros tipos de blindagem mais fina e processual. Entre eles está a forma como os relatórios e os critérios de apreciação das escolas são definidos previamente. Para uma escola profissional, para dar um exemplo, a Taxa de Conclusão de cada turma (um dos indicadores do sucesso do ensino) divide-se em Baixa, Média, Alta e Elevada. Não se riam se vos disser que Baixa vai até aos 15%, a Média dos 16% aos 35%, a Alta dos 36% aos 65% (AAHAHAH!) e a Elevada dos 65% para cima. Como este, há dezenas de truques idênticos, espalhados pelo labirinto das estatísticas ministeriais.

Anónimo disse...

São tantas as denúncias que leio e ouço sobre estatísticas forjadas, relatórios aldrabados, mentiras constantes sob a orientação dos profissionais do socialismo de merda, que ouso perguntar: não é possível arranjar um grupo de pessoas, libertas de actividades profissionais, que se possa dedicar à tarefa duma investigação correcta, verdadeira, que possibilite resultados com os quais seja possível desmentir de forma categórica todas as aldrab ices que a comunicação social vendida propala?
Os elementos de tal grupo, orientados por quem percebesse do assunto, deslocar-se-iam a todos locais convenientes para conseguir informação fiável. Depois da análise, ponderação e verificação da veracidade das informações obtidas, era elaborado o relatório que obrigaria os salafrários do governo a meter o colhão na virilha.

Joaquim Ferreira disse...

MEUS CAROS... FÁTIMA (AS APARIÇÕES) JÁ DEIXARAM DE SER O SÍTIO PRIVILEGIADO PARA OS MILAGRES EM PORTUGAL. SE SALAZAR AS USOU OU NÃO PARA GOVERNAR O PAÍS, POUCO IMPORTA. NA VERDADE, OS MILAGRES AGORA DEMOCRATIZARAM-SE TAMBÉM, COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS... E AGORA, EM TODAS AS ESCOLAS DO PAÍS SE OPERAM AUTÊNTICOS MILAGRES TODOS OS ANOS... POR ISSO, DIZEMOS: SE QUEREMOS SABER OS VERDADEIROS RESULTADOS QUE MERECIAM OS ALUNOS, VEJAMOS QUAIS TÊM MAIS DE 3 NEGATIVAS NO 2º PERÍODO E TERÍAMOS OS RESULTADOS REAIS DO QUE VALEM OS NOSSOS ESTUDANTES. DE FACTO, CONSTATA-SE QUE, FRUTO DAS IMPOSIÇÃO DA LEI, NO 3º PERÍODO, OS GOVERNOS FAZEM OPERAR OS DESCONHECIDOS MAS AUTÊNTICOS MILAGRES ... SÓCRATES DEVE TAMBÉM TER RECEBIDO A VISITA DESSE "ESPÍRITO SANTO" (NÃO O DO BANCO... !) O QUE LHE PERMITIU TER TANTO SUCESSO E TRANSFORMAR-SE EM ENGENHEIRO!

Anónimo disse...

É certo que todos os governos encobrem os "seus podres" com falsas estatisticas... MAS, este governo é o cúmulo.

Em vez de ter como orientação politica o rigor, o premiar o mérito de que trabalha e empreende, etc, premeia o facilitismo e usa a propaganda e a vitimização para conseguir dividendos eleitorais.

Eu, que sou jovem e venho passando dificuldades, mas nunca me deixei de esforçar para as superar, estou muito triste.

Porquê que estudei tantos anos, se agora os cursos são dados e, ainda por cima, são pagos?

Porquê que me sujeitei a procurar emprego a 200 Km de casa, pois, se tivesse fingido ser "um coitadinho" estava a auferir de rendimento minimo?

Obrigado, a este blog, por ter denunciado mais uma farsa. Mas, o nosso povo não vai abrir os olhos, infelizmente...