31.12.08

UM MAU ANO - 4

Foi-o para todos os partidos, transformados em caixinhas de ressonância de pequenos e grandes mandarins. O PS não é um verdadeiro partido mas sim um chefe com um friso de amigos, ornamentado por duas ou três almas coloridas e irrelevantes. O PSD, sobretudo depois do episódio açoriano, não conta. O PP é um PS em miniatura, uma aberração unipessoal. Os outros dois divertem-se à conta da não esquerda que tomou conta do PS e parece que ganham alguns votos com isso. Todos alargaram o espaço para o partido da indiferença que crescerá, como um cogumelo, em 2009. Não tenho a menor pena.

8 comentários:

Carlos Pires disse...

Esse género de considerações levam-me a votar quase sempre em branco. Votar em branco é melhor para a democracia do que a abstenção, mas é frustrante. O governo de Sócrates faz-me desejar mais do que nunca uma alternativa em que pudesse votar, mas... É frustrante.

Johnnyzito disse...

Feliz Ano Novo, caríssimo homónimo.
Um abraço
João Gonçalves

Anónimo disse...

Como se pode constatar em todos os noticiários da tv,a crise e o descalabro do país nada tem que ver com a governação do sr Sócrates.
Posso dizer que NEM UM ÚNICO jornalista se atreve a fazer qualquer crítica directa ao sr Sócrates.
Criticam o PR,criticaram todos os anteriores chefes de governo,mas neste caso cúzeram a língua.

Portanto nem tudo foi mau neste Ano da Graça de 2008.
Ficamos a conhecer melhor os corajosos jornalistas que tantas medalhas ganharam na sua gloriosa luta contra o fascismo,contra a censura,as cunhas,enfim todo o rol de maldades que o 25 Abril felizmente expurgou da sociedade portuguesa.

Existe um ou outro ministro que comete algum erro avulso,nunca suficiente para ser demitido.Nunca suficiente para pôr em causa a competência do PM.

Manifestações de 100.000 ou 250.000 não têm interesse jornalístico nem peso político.
A própria insolvência do país apenas leva o cidadão a virar a cara para o outro lado.
A corrupção desbragada,as jogadas entre governo e alta finança,o financiamento ilegal dos partidos...são normais!?

Escândalos verdadeiros são Santana Lopes (que come criancinhas ao pequeno almoço,não,presumo que não são as do Pedroso porque se fossem seria recebido na AR com abraços e palmas pelas bancadas da Esquerda) pretender candidatar-se à CM Lisboa ou trocar de carro ou namorada,ou porque falou ou porque não falou.

Escândalo é a selecção de futebol perder com A,B ou C.

Que loucura de país!

Anónimo disse...

Mas é só o PS que tem meia dúzia de amigos á sua volta? Basta ver quem são os outros meias dúzias nosPPD,CDS,PCP e BE, como ainda não vi aparecer nenhum partido em que eu possa acreditar vou continuar a votar em Braquinho, é o único que não me deixa nenhum travo na boca.

joshua disse...

O lado do Poder não interessa, João. Interessa federar cidadãos para alguma alternativa, para a vontade de que exista.

Depois do diagnóstico, o que é necessário é agir e agilizar a emergência de um Movimento Espontâneo de Cidadãos por uma Democracia directa, monitorável e escrutinável.

O lado do Poder está condenado ao fechamento e à implosão, podem urdir a nuvem de mentiras que quiserem.

Anónimo disse...

O voto branco é um perigoso cheque em branco. Em Portugal, tudo é possível... O voto nulo, esse sim, é eficaz a cem por cento; votem em todos «eles» que muito merecem a deferência.

Carlos Medina Ribeiro disse...

UM EXEMPLAR do livro «Os Pândegos» será atribuído ao autor do melhor comentário a este assunto, nomeadamente no que toca à atitude dos partidos que, num exercício de esquizofrenia, viabilizaram o Estatuto dos Açores dizendo, ao mesmo tempo, que estão contra ele... - ver [aqui]

Anónimo disse...

isto ja não vai nem com bengaladas com aparato.
A choldra é para continuar