10.9.08

TODOS

«O esvaziamento, cada vez mais acentuado, das variantes clássicas debilita as possibilidades do jogo democrático. E o cenário fixo de um partido sem antagonista, perpetuado no poder por inexistência de repertórios opostos, com encenações negociadas consoante as situações - vai corroendo, letalmente, o regime. E atinge todos os partidos. Todos.»

Baptista-Bastos, Diário de Notícias

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas ele também escreve isto: "Manuela Ferreira Leite é, em todos os aspectos, e com perdão da palavra, um frigorífico. Com outro revés: não possui nenhuma ideia nova, não apresenta nenhum projecto, não expressa nenhuma característica de mudança".

Carlos Medina Ribeiro disse...

Esta crónica de Baptista-Bastos está também no seu blogue, onde pode ser comentada e, eventualmente, discutida com o autor.

Anónimo disse...

Fui ler todo o artigo do Sr. Baptista-Bastos. Concordo com o que ele diz no parágrafo transcrito aqui neste blogue. Por outro lado, entendo que a apreciação positiva que ele faz da intervenção de Jerónimo de Sousa na Festa do Avante podia ser aplicada aos discursos de Hitler, por exemplo. Podia aplicar-se também a qualquer adepto de futebol quando debita estúpidas irracionalidades sobre o "seu clube do coração". Ou seja, irrelevantes.
Em contraponto com Jerónimo de Sousa, o sr. Baptista-Bastos diz que Manuela Ferreira Leite é um frigorífico sem nenhuma ideia nova, sem nenhum projecto, sem nenhuma característica de mudança ...!!!
Desconfio que é capaz de haver por aí gente, honesta, inteligente e com convicções, que evita participar na vida pública porque não está para ser chamada por outra coisa que não seja o seu próprio nome, por todos aqueles que, por este ou aquele motivo, discordem de si.
Assim, corremos o risco de que os que vão aparecendo serem, em boa parte, gente sem pingo de vergonha na cara, desonesta, chico-esperta e sem convicções.