14.8.08

REALIDADE E FICÇÃO

Quem ouvisse Miguel Sousa Tavares, há pouco, na TVI, podia julgar que Portugal é o país com a melhor economia na Europa. Tudo o que devia descer, desceu, neste trimestre "primavera-verão", e tudo o que devia subir, subiu. Falamos naturalmente de décimas e de aumento de postos de trabalho "líquidos" (nunca tinha ouvido semelhante expressão mas acredito que o "líquido" é um bom sinal). O governo tem méritos nisto? Tem. Sucede, porém, que Portugal é periférico e dependente. E aqueles dos quais depende mais - Espanha, Alemanha ou França - não possuem um Miguel Sousa Tavares nem uma economia tão "contentinha" e "segura" como o nosso escritor defendeu. Pelo contrário. O crescimento, neste países, está seriamente comprometido e isso colar-se-á a nós como uma lapa a curto ou médio prazo. Acresce que, entre o crescimento de o,9 de agora e o de 1,9 do período homólogo de 2007, há uma ligeira diferença. Convinha a Sousa Tavares não deixar o seu lóbulo de ficcionista tomar conta do outro, o de comentador.

16 comentários:

Anónimo disse...

Sendo dos livros que é necessário um crescimento de, no mínimo, três por cento para manter o nível de emprego, teria sido bom que este "contentinho" tivesse explicado a que se deve este milagre do crescimento "líquido" de emprego. Ficámos condicionados pelo pequeno "Magalhães". Agora, qualquer pequenez leva esta gente ao delírio.

Anónimo disse...

o que os socialistas (governo, sousa, metelo, etc) é uma ofensa feita aos industriais. até parece que o investidor é o governo.
é absolutamente miserável quem nunca se fala na emigração e nas condições miseráveis dos emigrantes.
o governo continua sempre em festa. as importações abrandaram por falta de dinheiro e crédito.
quanto aos outros indicadores varre-se para baixo do tapete. silva lopes hoje na sic estava longe de ser optimista.
a corja continua à solta
os festivaleiros do psd estão hoje no pontão e nós "debaixo da ponte"
PQP

radical livre

Ritinha disse...

Eu não gosto de ouvir esse senhor.
A minha manicura tem comentários muito melhores.
E não tem o tom de voz do Gilberto Madaíl.

Anónimo disse...

Oiço falar em décimas e começa a surgir-me um sintoma pouco agradavel.
De nausea.
Mas esta gente não se enxerga?
Ainda não perceberam nada?
Que metade da população parece estar condenada a emigrar, como tem andado a fazer há séculos?
E veem-me falar e décimas.
Bravo

Dinis disse...

VC não existe! Deixe lá o alter ego do Sidónio Pais e comente por palavras suas. Deixe lá o MST. Que diabo, o blogue é seu ou dele?
Europa em recessão. Bolha. Petróleo. Portugal consegue os resultados que consegue e vc vem com FICÇÂO? Ou está a eleborar um wishfull thinking para depois tomar conta disto?

Anónimo disse...

Dentro dos parâmetros que estabeleci para aferir as opiniões isentas dos comentadores e analistas da nossa 'praça', o sr. Tavares não me merece o mais pequeno crédito dado que, ao opinar sobre assuntos importantes do país real, "carimba" os seus 'relatos' com chancela socialista : defende, com unhas, dentes e prosas o "cheiro" da rosa, mesmo que o odor putrefacto da água supere o aroma perfumado das pétalas da flôr que simboliza um "socialismo" brejeiro, falso.

Assim sendo, o sr. Tavares deve - tem o dever - de ir prégar para outras paragens ... lá para os trópicos ; é que, tal como eu, há muita gente que já não o pode ouvir.

Chega de charlatanice, porra !!!

Anónimo disse...

Como o João referia há dias,a canalha AINDA não silenciou a voz do povo na web.
A verdade é que o povo português necessita ver enquadrado o movimento pela expurgação das chusmas partidárias.
Isso corresponderá a um novo paradigma do sistema de justiça,em que se escrutinarão permanentemente os bens e as actividades destas varas de políticos.
E isso é tarefa para os mais preparados.
O problema é que os homens-bons desta sociedade parecem não estar,também eles,maduros para tal.
De festa em festa,de bodo em bodo,a quadrilha lá vai dizimando o dinheiro dos nossos impostos e enriquecendo a olhos vistos.
Pena que os cães-de-fila do Fisco que vão chatear os convivas nos casamentos,não mostrem os dentes nem sinais da mesma sanha investigativa pidesca contra os novos oligarcas.
Também não entendo como pode o Tribunal de Contas analisar o que quer que seja se as autarquias conseguem dissimular despesas monstruosas em favores e trocas de favores(compra de votos) nos seus Relatórios de Gestão.
Enfim,são todos felizes com o dinheiro dos outros.

fado alexandrino. disse...

Miguel Sousa Tavares ontem foi brilhante.
Não na economia porque aí só pode dar um jeitinho esforçado.
Analisou e muito bem o problema dos mísseis defensivos.
Que disse ele:

“Não são defensivos porque ao anularem os ofensivos do suposto inimigo tornam-se também ofensivos”
Não será ele também ofensivo ao querer opinar sobre tudo.

João Gonçalves disse...

Bolonhado: não diga nada a ninguém, mas eu até estou em Braga a preparar um 28 de Maio que pode ser a 28 de Agosto ou Setembro ou o raio que o parta

Anónimo disse...

O MST ainda nos vai dizer que andamos mal por falta de mão de obra estrangeira e de mais nacionalizações de pobres do mundo que como se sabe se emprega a si mesma.Animação, música , kultura e acima de tudo sábios como o MST a dizer-nos como issso é bom, como é que temos que cuidar dos males do mundo, como é bom termos um império cá dentro e por nossa conta sem máculas colonialistas e sem exploração dos povos...
Claro que de vez em quando não conseguem abafar convenientemente uma acções desviantes como uns assaltos mais mediáticos e prontos entorna-se o caldo.Mas muitos MST´s se encarregam de vir tranquilizar as ovelhinhas outra vez...

Anónimo disse...

Estas análises estão de "arromba". Primeiro eram os 2%, depois os 1.5% e ... finalmente mais um objectivo, agora qualitativo, do "aguenta-se" ao que se deve contrapor o "não se aguenta". O "não se aguenta" deve ser o pior que anda por aí e assim "aguenta-se sempre" (como quem anda à rasquinha para fazer chichi). Não há alma honesta que aguente estes comentadores Metelizados (para não dizer outra coisa)da treta.

Anónimo disse...

O bolonhado tem o nick certo: representa legitimamente o mais assanhado atraso mental.

jorge vicente disse...

uma economia segurinha e que sobe décimas nunca vai a lado nenhum. um país só evolui se subir 3 ou 4% ao ano. o resto é conversa.

um abraço
jorge vicente

Dinis disse...

"O bolonhado tem o nick certo: representa legitimamente o mais assanhado atraso mental."

isto dito por um ANÓNIMO assume uma legitimidade preocupante.
Estou ferido. Sucede: saberá o excelentíssimo anónimo o que quer dizer "bolonhado"? A dúvida persistirá, pois entre anónimos e palhaços que não publicam os comentários em resposta a insultos supostamente velados, a fronteira é ténue, muito ténue.
Ficam as "histerias" de um blogger que publica insultos a terceiros quando ignora as dirigidas a sí próprio. É o que distingue um gentleaman de uma besta com teclado e assinatura num Internet provider.
A frequência de uma casa diz tudo acerca do dono da casa. Passem bem.

Dinis disse...

Há uma regra de ouro na blogosfera: não se responde a um leitor por interposta pessoa. Há outra regra essencial na VIDA: não se mente nem se "editam" as coisas apagando comentários de forma a privlegiar as boutades expressas por abjectos anónimos. VC infringiu ambas. Ora, isso diz muito de si. Eu gosto do contraditório,mas não suporto CENSORES. Metem-me nojo. Se censura um comentário meu, a seguir TEM DE censurar qualquer comentário que me seja dirigido. Não o fazendo está a revelar um espírito mesquinho. Uma personalidade pequenina. Certo?

Anónimo disse...

E eu que ando a praticar uma condução defensiva faz uns anos descobri agora que afinal estou é a matar muita gente (nas estradas já se vê).
Ai Miguel Miguéis...
Já agora poderia acrescentar que os coletes anti-bala da policia são armas de ataque e muito mais se não se der um "rendimentozito" para os que atiram sobre a policia os possam usar em situações de igualdade.
Já não há justiça neste mundo..ora bolas.